Translate / Traduza

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atos 2 - 14 - O Discurso de Pedro

Atos 2 - 14 - O Discurso de Pedro
Pastor Ailton Soares


Pedro fala com seus acusadores, que murmuram sobre o acontecido no Templo: O Derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecoste.

Os cristãos, que ainda não recebera este nome, pareciam embriagados a falar linguas pátrias que não eram as suas. Para os murmuradores de então, os cristãos cheio desta novidade, pareciam aos seus olhos embriagados. Mas aqueles homens tinham sido visitados pelo Espírito Santo, o melhor meio de embriagar-se, todos aprenderiam mais na frente: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO."(Ef. 5:18).

No arraial de Israel, Eldade e Meldade, receberam do Espírito Santo começaram a profetizar, um jovem zeloso, foi contar a Moisés, ali chegando, outro, o ainda discípulo Josué, se dispõe a ir impedir que os dois profetizem - Numeros 11 - ao que Moisés disse: (...) Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito! (v 29).

No período Pós Libertadores, sempre que o povo de Israel desobedecia, sofria as consequências, alguém se permitiadar lugar a Deus e era visitado pelo Espírito Santo.

Joel 2 a Promessa - Atos 2 - Cumpre-se

No período profético, Joel profetizou o derramamento do Espírito Santo, dizendo: “Derramarei do me Espírito”, não mais em pequenas porções.

Pedro teve a capacidade espiritual de reconhecer que já estava acontecendo, não por obras, mas pela graça, pois é dádiva de Deus. É o Consolador prometido a Israel.

Depois de 400 anos sem visitação pelna do Espírito Santo, Simeão esperava em uma promessa. E Simeão tinha comunhão com o Espírito Santo, que este o levou ao Templo. Simeão tinha um sonho, pegar o Salvador no colo. Ele cria na Promessa que recebera e lhe aconteceu.

Agora, depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus, com a chegada do Espírito Santo acontece algo novo e extraordinário.

Jesus veio quebrando regras, tornado assim livre o acesso a Profecia e a Palavra. Até aí só os líderes religiosos de então, assim, falar em público, mesmo sendo homem, era muito difícil, só o fazendo quem recebia a visitação do Espírito Santo.

Nós somos resgatados pelo sacrifício, fomos destituídos (Romanos 3 – 23), mas já restituido à luz, assim, todos temos direito ao Espírito Santo.

Cornélio, um cidadão romano, foi agraciado pela sua fé. Comprovando que já que os que deveriam receber e seus líderes não aceitam, os gentios seriam alcançados.

Iniciou-se em Jerusalém, está nos alcançando e, cumpri-se nos nossos dias.

O acesso a Deus hoje é voluntário, quando você se converte, vem o Espírito Santo, já para obter os dons é necessário buscar.

Com o derramamento do Espírito Santo, todos tomamos conhecimento de um poder maravilhoso. Afinal a benção, a visitaçao do Espírito Santo tornou-se possível a todos.

Com endereço certo

Muitas vezes a resposta vem com endereço certo, Cornélio, é um exemplo disto. Deus mostrou ao Apóstolo Pedro o endereço de Cornélio e disse a ele que fosse encontra-lo. Ananias também teve indicação de onde estava Saulo e que deveria ir ter com ele, na casa de Simão, para que fosse liberto da enfermidade que o acometera. Era Deus preparando, através do Espírito Santo, a melhor adição da História Humana, a soma de judeus e gentios, que gerariam a Sua Igreja.

Assim como Cornélio, somos purificados por Cristo e ninguém pode tornar-nos imundos.

Enquanto a Igreja permanecer na Terra, o Espírito Santo permanece, Ele sobe com a Igreja, quando ela for tomada do mundo.

João Batista profetizava que depois dele viria um que batizava com Espírito Santo. E Jesus veio e cumpriu seu ministério, salvando a muitos em sua passagem pela terra, mas com a sua ascensão, vem cumprir-se a palavra do profeta peregrino.

Jesus subiu ao Céu e deixou para nós, o Consolador. Cumpriu-se a Profecia de Joel, Pedro estava lá e viu cumprir-se e abriu sua boca. Ao trazer a luz os conhecimentos que tinha dos fatos profetizados por Joel, Pedro também abriu os olhos de milhares de pessoas e, aquele homem, que negou ao Senhor em frente a uma pequena roda de pessoas frente ao fogo, agora, cheio do Espírito Santo é outro homem. Um grande pregador que em seu discuro inicial, salvou 3 mil pessoas.

Com a descida do Espírito Santo, como Consolador Fiel, ganhamos também um interprete de nossos gemidos, pois Paulo diz ao Romanos que mesmo que não saibamos pedir como convêm, o mesmo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis (8 -26).

O mesmo Espírito Santo da intrepidez, que levantou Pedro como um grande pregador, também unge Intercessores e capacita-os para seu ministério de oração e consola os aflitos.

*******************************

Copyright: proibir a cópia, reprodução, distribuição, exibição, criação de obras derivadas e uso comercial sem a sua prévia permissão.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter