Cuide de Sua Família
Elisabeth Lorena Alves
Que tal pensar um pouco em você mesmo? Observar sua família? Entender o que precisa ser mudado...
Muitas vezes deixamos de lado os sentimentos dos outros membros da família, deixamos de nos preocupar com o que o outros estão pensando. Aos poucos os sonhos do outro deixa de ser importante, pois acabamos presos as nossas preocupações diárias e acaba o clima de romance, mesmo que o amor ainda exista, passa a ser um sentimento frouxo, que vez por outra nos faz voltar ao início, mas que não é capaz de nos ajudar a priorizar o nosso relacionamento. Mas a Palavra de Deus nos adverte a agirmos de forma diferente.Veja: Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. (Efésios 4:32).
Quando prestamos atenção nas necessidades uns dos outros, aprendemos a exercitar o perdão e seguir o exemplo de Jesus, nossa relação melhora, pois aprendemos a lançar fora as mágoas e ressuscitar a harmonia, andando em busca da paz.
Na verdade precisamos aprender a amar o outro como a si mesmo, afinal quando nos tornamos um casal, somos de fato um, mesmo que haja dois corpos físicos, no sentido matrimonial somos um. Amar a si mesmo e ao outro do mesmo modo é essencial e é Mandamento: Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. (Efésios 5:33).
O Casamento deve ser cuidado, mas os demais departamentos dele também.

Só que além de cuidar do lado espiritual da Família, devemos cuidar de nossos filhos de modo que eles tenham prazer em estar conosco, em nos honrar, afinal o respeito é algo adquirido por CONQUISTA . Quando, enquanto pais, fugimos de agir de forma egoísta, deixarmos de lado a avareza e fugirmos da arrogância e jamais blasfemarmos contra Deus e contra os homens, daremos exemplos de dignidade, amor e bondade que conquistarão nossos filhos no dia a dia. Talvez seja sempre bom meditarmos em Efésios 6-4, antes de continuarmos falando sobre filhos: Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Sim, antes de exigirmos respeito de nossos filhos, devemos amá-los, respeitá-los e ensinar o exercício da honra. Pais que DESRESPEITAM seus filhos, tratando-os com frieza, desconsideração e sem amor jamais terão bons resultados. Uma educação baseada em extravagâncias, seja elas violência ou falta de limites, gera filhos irresponsáveis, desrespeitosos e um pai que age assim, só colhe problemas.
Agora quando agimos de forma correta com nossos filhos e na frente deles, criamos parâmetros de respeito e honra e os resultados serão agradáveis e claro, os esperados. Afinal, uma vez que nossos filhos reconhecem em nós exemplos dignos de serem imitados, fica fácil para eles nos honrar, obedecer o que aprenderam desde os primeiros dias. É dever dos filhos obedecerem aos pais: Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. (Efésios 6-1). Não adianta em nada exigirmos dos mais jovens algo que não fazemos. É perder tempo!
Cuide de sua Família com amor.
Reserve tempo para amar, prestar atenção nos detalhes, nos problemas dos outros membros da família, para dar carinho ao que mais precisa e o retorno será sempre em amor, em afeto e respeito.
Pense com carinho nisto.