Translate / Traduza

domingo, 19 de junho de 2011

Temor a Deus - Princípio de Sabedoria

O temor a Deus, Princípio do Saber
 (Estudo Sobre o Espírito Santo)

O Espírito Santo como professor
Exodo 35-30 e Exodo 36-1

“Porque o Senhor dá a sabedoria e da sua boca vem a Inteligência e o Entendimento" (Provérbio 2-6).


Sabedoria que vem de Deus
não nos envergonha, pois
Deus não lança em nossa
face seu benefício
A palavra relata que quando foi para se iniciar as obras do tabernáculo, e todos os objetos sagrados que fariam parte do culto ao Senhor, foram escolhidos por Deus  homens para executarem as obras que se faziam necessária.
Vale lembrar que estes homens estavam acostumados ao trabalho pesado, reservado aos escravos, quando eles ainda vivam no Egito. Então o Senhor olhou e escolheu Bezaliel e Oalibe para executar este serviço.Assim aqueles homens adquiriram Habilidade, Inteligência e Conheciemnto em todos os artifícios. E foram capacitados para fazer projetos (v.32) , trabalhar em ouro, prata e bronze e lapidar até os mínimos entalhes.

Capacidade de Mestre.

Além do dom de trabalhar, lapidar e fazer projetos, aqueles dois homens foram capacitados ao ministério do ensino, pois adquiriram a habilidade de mestre e a engenhosidade em todo tipo de bordados decorativos. No capítulo 36, verso 1 fica claro esta capacitação do Senhor: “ …  e todo o homem hábil, a quem o Senhor dera habilidade".
Pouco antes, no capítulo 288 – 3, está registrado que “ Deus deu habilidade aos homens para fazer as roupas sacerdotais”.
Em Tiago 1 – está registrado algo maravilhoso, “Se alguém de vós precisa de sabedoria, peça a Deus, que dá a todos de forma liberal, não lança em rosto e lhe será concedida”.
Porque isto? Porque na verdade as pessoas quando fazem algo para outra não esquece, está sempre lembrando, muitas vezes deixando este em uma situação difícil. Não deixam ninguém esquecer que fez isto, ensinou aquilo e lá vai. esquecendo que se o Senhor te capacita para ensinar. Deus nos capacita para ensinar e nos ensina também, através de seu Espírito Santo. Devemos valorizar o que recebemos de Deus e dar a ele a honra  e o agradecimento devido por este benefício.


Benefício da Sabedoria que vem do Senhor

Em Salmo 111-10, está registrado uma advertência sobre que adquire a Sabedoria pelo temor à Deus, ao dizer que revela prudência todo o que  a pratica, ou seja, praticar a Sabedoria que vem de Deus em nosso cotidiano nos faz pessoas melhores.Todo o Livro de Provérbios é na verdade um compêndio de Sabedoria, já que se bem observado e seguido nos faz viver melhor em qualquer situação.

Deus, ao se agradar de alguns homens deu-lhes Sabedoria, Daniel, José, Salomão - este até pediu e recebeu mais que capacidade de adminstrar um povo, recebeu também o dom da Prosperidade. Observação esta feita pelo sábio escritor de Eclesiaste, que afirmou: Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada (Eclesiastes 2-26).
Daniel, um jovem cativo, que foi levado à Babilônia, por manter sua fé  recebeu de Deus  conhecimento em toda cultura e sabedoria, além de inteligência de entender e interpretar os sonhos e visões ( 1-17)
 E o próprio Daniel chegou a afirmar que “O Senhor dá sabedoria aos sábios e inteligência ao inteligentes".
O jovem José também, foi um administrador admirável na casa de Potifar, se destacou na prisão e depois, como governador do Egito, salvou todos os seus conteporâneos da fome.


Através da Palavra adquirimos
Sabedoria que vem de
Deus
Uma Promessa para nossos dias

Jesus, ao prometer o Consolador disse:" Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que tenho dito".
E o Espírito Santo surgiu em Jerusalém, desde lá, capacitando o homem para exercer seu ministério, para cumprir a vontade de Deus. Tanto é que despertou os díscípulos, que tinha características comuns e tornou-os grandes mestres do Evangelho.

E até hoje, o mesmo Espírito tem capacitados homens incapazes e feito deles grandes pregadores, grandes líderes e despertando-os em diversas áreas na vida cotidiana.

Uma situação que você já pode ter visto em algum lugar, afinal, como poderá ver a seguir éfácil de reconhece-la:
Muits vezes ao longo dos tempos, temos vistopessoas que como analfabetos ou semi-analfabetos, não sabem sequer  assinar seu nome, oraram a Deus pedindo Sabaedoria para ler a Palavra e recebeu.
Você pode pedir que estas pessoas leiam qualquer tipo de escrita, mas eles não conseguem juntar um A o um O, mas com a Bíblia na mão executam a Leitura com fluência até, deixando-nos pasmos com o acontecido. Quem os ensina ler? Quem os capacitou para conhecer a Palavra?
É uma ação do Espírito Santo.

Em outras situações vemos pessoas aconselharem sobre assunto que são totalmente fora de sua realidade, mas falam sobre este com desenvoltura, como se soubessem do que se trata. O que é isto? Qual a resposta para esta questão? Uma ação do Espírito Santo.

Hoje existe todo tipo de meio para capacitar um obreiro, mas a verdadira Sabedoria não é adquirida nas sals de aulas. Ela vem de Deus.

O conhecimento humano se torna necessário, mas quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, o mesmo Espírito Santo que inspirou os escritores da Palavra, é também o mesmo que nos faz entender  a Palavra. Isto quer dizer que por mais belas que sejam as palavras de um pregador, de um mestre ou doutor, se não vier com a unção do Espírito Santo serão como um sino que toca, pode até mover o vento, mas não trará o resultado esperado.
E qual é o resultado esperado quando trazemos a Palavra do Snehor? Salvação.
Se não houver  resultado, se vidas não forem transformadas, nosso trabalho se torna vão.
Pense nisto

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter