Translate / Traduza

domingo, 9 de setembro de 2012

Sabedoria – Diferença entre o Justo e Injusto

Sabedoria – Diferença entre o Justo e Injusto
Elisabeth Lorena Alves
PROVÉRBIOS 12
O Livro de Provérbios esta repleto de ensinamentos que serve para o homem em todas as suas relações. E são ensinamentos que serve não só para o cristão, servem para as pessoas que pretendem seguir uma vida de justiça. No capítulo 12, por exemplo, logo de início vemos o contraste entre aquele que procura a sabedoria e aqueles que a desprezam: O que ama a correção ama o conhecimento; mas o que aborrece a repreensão é insensato (1).
O segundo versículo faz comparação entre aquele age direito e aos perversos, que vivem longe dos desígnios divino: O homem de bem alcançará o favor do Senhor; mas ao homem de perversos desígnios ele condenará (2).
A Bíblia ensina algo importante sobre como se pode criar raízes e é algo muito útil na Sociedade em que vivemos, onde as pessoas acreditam que podem usar qualquer caminho e pisar em qualquer pessoa para alcançar os seus objetivos. No versículo 3 vemos algo importante sobre isto: O homem não se estabelece pela impiedade; a raiz dos justos, porém, nunca será, removida (3). Aprendemos que aquele que usa qualquer meio para se estabelecer, pode até chegar em algum lugar, mas não se estabelece, pois não tem alicerce na verdade e justiça.
No versículo 5 ainda nos adverte sobre o que ouvimos e colocamos em prática: Os pensamentos do justo são retos; mas os conselhos do ímpio são falsos (5). Infelizmente esquecemos de por em prática este conselho, pois na maioria das vezes o conselho dos ímpios parecem certo, pois são os que se adequam a nossa necessidade. E no verso seguinte o sábio esclarece porque devemos fugir destes conselhos, afirmando que estes não servem para a nossa vida, pois não trazem a felicidade, mas investem na destruição: As palavras dos ímpios são emboscadas para derramarem sangue; a boca dos retos, porém, os livrará (6) e do contrário, nos ensina que se seguirmos o conselho do justo, alcançamos o sucesso.
Os ímpios prosperam, mas não alcançam a verdadeira felicidade, pois esta esta relacionada a paz de espírito, algo que quem anda na injustiça não alcança. Afinal, faz o que é errado e atrapalha a caminhada do próximo, não alcançando assim a paz desejada.
Diferente do ímpio, aquele que age com justiça alcança a paz, a admiração e o respeito dos demais: Segundo o seu entendimento é louvado o homem; mas o perverso de coração é desprezado (8). Na verdade quando agimos de forma errada, falta-nos tudo, desde a paz ao pão, mas quando agimos da forma correta, encontramos o respeito dos demais e a alegria: Melhor é o que é estimado em pouco e tem servo, do que quem se honra a si mesmo e tem falta de pão (9). Ser honrado por nossa justiça, nosso comportamento adequado e por sermos pessoas melhores que os que agem de forma contrária a nossa, é, sem dúvida, um prêmio por nossos esforços.
Seguir os preceitos bíblicos é uma forma moderna de viver. O sábio já se preocupava com os direitos dos animais, pois já advertia que o homem que pratica a Justiça queria o bem estar dos animais, mas deixava claro que os que os ímpios não agem da mesma forma (10).
Ainda louva o que trabalha a terra e deixa claro que este se farta do suor de seu rosto, o que não acontece com o preguiçoso (11), afirmando ainda que muitas das vezes o ímpio desfruta do que encontra de forma fácil, diferente do justo, que tem prazer no trabalho (12).
Viver a pratica da justiça faz com que se viva longe da angústia, pois tem sua consciência limpa (13).
Quando procuramos viver de forma adequada com nossos próprios princípios, alcançamos um nível de sabedoria adequado ao nosso desejo, aprendemos que nossas palavras, quando boas, são como bons frutos que nós mesmo colhemos (14).
Por outro lado, aquele que trilha um caminho errado, acredita que esta no caminho certo, pois seus olhos tem o foco em seu interesse imediato, mas ouvir conselhos, é, sem sombra de dúvida, uma atitude sábia (15), que nos mantem no caminho reto, pois a prudência nos faz andar de forma segura, longe de discórdia (16).
As palavras do sábio nos faz viver em segurança, pois nos orienta a viver de forma onde a justiça impera, afinal ele nos dá orientações precisas de comportamento, nos ensina a fugir da fraude e darmos falso testemunho (17) e falarmos sempre a verdade, pois o sábio faz com que os outros tenham saúde através de suas palavras (18), já que a verdade permanece para sempre (19).
É muito interessante pensarmos que de fato o sábio estava correto quando afirmou que o que dá bom conselhos sente-se feliz, encontra nesta atitude, prazer para si (20), já que o justo não trás desgraça a vida de ninguém através de seus atos (21). E acima de tudo, estes, que praticam a verdade, agradam ao Senhor (22).
Ao analisarmos estes preceitos, descobrimos que a vida pode ser feliz quando investimos na busca por conhecimento, pois é através deste que encontramos a verdadeira sabedoria.
É maravilhoso pensar nisto, pois através desta consciência podemos notar a diferença entre quem busca a Justiça e quem investe na impiedade.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter