Palavra de Domingo
Salomão – um exemplo de simplicidade na oração
Casa de Oração Guaianases
Salomão pediu a Deus Sabedoria para conduzir o povo de Israel. Com a morte de Davi seu pai, Salomão agora herda o trono e os problemas inerentes desta responsabilidade. As inimizades estavam arraigadas até na própria família e havia ainda os inimigos de sempre. Aqueles que torciam para que Salomão e seu reinado não progredissem.
Salomão orou a Deus e dirigiu-se a ele da forma habitual na época. Não cometeu erros de interpretação, não buscou subterfúgios para fugir do processo gradual de adoração. Ele se dirigiu a Deus ad forma que ele conhecia. (II Crônicas 1. 3) “E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeão porque ali estava a tenda da revelação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.” E orou a Deus.
Salomão fora ensinado a manter comunhão com Deus desde a tenra idade. Depois de fazer sua oração e oferecer o sacrifício, apareceu o Senhor a Salomão perguntando lhe o que desejava (v 7). Na verdade declarou que o que ele pedisse receberia : “Pede o que queres que eu te dê.” E Salomão, pediu apenas sabedoria e conhecimento, apresentando ao Senhor para que os usaria. Antes de pedir ele apresenta a Deus os motivos que originaram não só seu pedido, mas a sua fé. Ele era sabedor de que Deus o fizera rei por amor a seu pai, Davi, apresentou ao Senhor também as dificuldades de reger um povo tão grande, que ele denominou como um povo numeroso como o pó da terra. Salomão estava ciente de sua dificuldade frente a tudo que via, mas foi sua fé em Deus que o fez vitorioso. Ele pede (v10)” Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande?”
Vejamos então qual a resposta de Deus à esta oração: (11) ” Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento para poderes julgar o meu povo, sobre o qual te fiz reinar, (12) sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes.
Que possamos nós também sermos sábios em nossas orações, pedindo a Deus principalmente sabedoria para sermos servos melhores de sua Causa Santa.
Aleluia!
Curiosidade
- Salomão Shlomô (em hebraico:שלמה), Significado: Paz ou Pacificador
- Reinado 971 a.C.-931 a.C.
- Sede do Governo: Jerusalém
- Morte: 932 a.C. em Jerusalém
- Antecessor: Rei David
- Sucessor: Roboão
- Esposa: Filha do Faraó Siamon
- Pai : David
- Mãe Bate-Seba