Translate / Traduza

sexta-feira, 25 de março de 2011

Salomão – um exemplo de simplicidade na oração




Palavra de Domingo


Salomão – um exemplo de simplicidade na oração

Casa de Oração Guaianases


Salomão pediu a Deus Sabedoria para conduzir o povo de Israel. Com a morte de Davi seu pai, Salomão agora herda o trono e os problemas inerentes desta responsabilidade. As inimizades estavam arraigadas até na própria família e havia ainda os inimigos de sempre. Aqueles que torciam para que Salomão e seu reinado não progredissem.

Salomão orou a Deus e dirigiu-se a ele da forma habitual na época. Não cometeu erros de interpretação, não buscou subterfúgios para fugir do processo gradual de adoração. Ele se dirigiu a Deus ad forma que ele conhecia. (II Crônicas 1. 3) “E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeão porque ali estava a tenda da revelação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.” E orou a Deus.

Salomão fora ensinado a manter comunhão com Deus desde a tenra idade. Depois de fazer sua oração e oferecer o sacrifício, apareceu o Senhor a Salomão perguntando lhe o que desejava (v 7). Na verdade declarou que o que ele pedisse receberia : “Pede o que queres que eu te dê.” E Salomão, pediu apenas sabedoria e conhecimento, apresentando ao Senhor para que os usaria. Antes de pedir ele apresenta a Deus os motivos que originaram não só seu pedido, mas a sua fé. Ele era sabedor de que Deus o fizera rei por amor a seu pai, Davi, apresentou ao Senhor também as dificuldades de reger um povo tão grande, que ele denominou como um povo numeroso como o pó da terra. Salomão estava ciente de sua dificuldade frente a tudo que via, mas foi sua fé em Deus que o fez vitorioso. Ele pede (v10)” Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande?”

Vejamos então qual a resposta de Deus à esta oração: (11) ” Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento para poderes julgar o meu povo, sobre o qual te fiz reinar, (12) sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes.


Salomão recebeu mais do que pediu, porque soube fazer uma oração desinteressada. Não se preocupou em ser um rei melhor que seu pai, não prestou atenção em seus inimigos, não pediu maiores riquezas, mas foi este rei que a própria Bíblia conta que se tornou tão importante que até os reis dos confins da terra vinha ter com ele. Isto para conhecer sua fonte de sabedoria e riqueza.
Que possamos nós também sermos sábios em nossas orações, pedindo a Deus principalmente sabedoria para sermos servos melhores de sua Causa Santa.

Aleluia!

Curiosidade
  • Salomão Shlomô (em hebraico:שלמה), Significado: Paz ou Pacificador
  • Reinado   971 a.C.-931 a.C.
  • Sede do Governo: Jerusalém
  • Morte:   932 a.C. em Jerusalém
  • Antecessor: Rei David
  • Sucessor: Roboão
  • Esposa: Filha do Faraó Siamon
  • Pai : David
  • Mãe Bate-Seba

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter