Translate / Traduza

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Família como propósito de Deus

A Família como o propósito de Deus


Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol (Eclesiastes 9-9).

Família é um bem que faz falta quando da criação de uma criança. Poucas crianças criadas em lares especiais, como asilos e orfanatos crescem preparadas e sem mágoas. É no lar, no seio da família que devemos criar as nossas crianças para que elas cresçam saudáveis, tanto no corpo quanto na alma.

Criar uma criança, prepará-la para a vida é uma atividade que deve ser exercida com amor, caso contrário torna-se um fardo insustentável. Para nós, os cristãos, fica a necessidade de criá-los à Luz da Palavra e embasá-los em nossa fé. Diz a Bíblia: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1). A família é a relação humana fundamental. Criada por Deus, deve inserir os valores que sustentarão a Sociedade como um todo. Na verdade com o advento do divórcio, os filhos são criados sem os valores e conhecimento real da importância do papel de um dos pais. Não aprendem a ser pai ou mãe de verdade, simplesmente pela ausência destes e a falta de interação e exemplo. Só filhos que vivem em lares bem estruturados podem tornarem-se pais responsáveis, devotados aos laços familiares e esposos preocupados com o bem estar da família. Isto porque é na convivência com estes valores que eles são gerados.
E não são só os homens que crescem sem entender o verdadeiro papel dele na família. As mulheres crescem e trazem em si valores que as afastam de seu verdadeiro papel na família. E estes papéis foram estipulados por Deus, o Criador da Família.
Estas famílias que crescem cercadas de problemas na estrutura emocional, jamais conseguirão erguer lares sadios, pois são vítimas de lares destruídos, assim crescem sem preparação necessária para constituir uma nova família.

Infelizmente o lar nem sempre é o refúgio que as pessoas esperam, afinal alguns lares estão firmados em traição, abandono e desconfiança. Assim acabam perguntando se por acaso existe uma saída para suas vidas. E a resposta é positiva. Existe sim solução para uma família em crise.

Se cremos que foi Deus o Criador da Família, que tal voltarmos a Ele? Que tal pedirmos ou buscarmos ajuda nas suas Palavras para restaurar os laços que se destruíram?

O que a Bíblia fala sobre Família?

"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24)
Acredito que já falamos aqui que o melhor método de resolver um problema técnico é usando o Manual do Fabricante quando um eletrodoméstico pifa ou dá problemas e nós temos o nosso Guia de Manutenção também: A Bíblia.
A base inicial da Família é o Casamento. Deus instituiu no Éden a Primeira Família e ao longo da Palavra vamos entendendo como funciona este. Paulo disse aos Romanos que o casamento só deixa de valer com a morte de um dos cônjuges: Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido (Romanos 7:2) e para conseguir esta vida longa no casamento é necessário haver não apenas cumplicidade, mas o perdão mútuo: Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Efésios 4-32), além de não permitirmos interferência externa que possa atrapalhar o bom andamento da relação. Jesus advertiu: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).

Relações Sexuais

Também há a questão sexual, já que Deus aprovou as relações sexuais somente dentro do casamento. Não há nada de mal ou impuro sobre as relações sexuais dentro de um casamento aprovado por Deus (Hebreus 13:4). Esposos e esposas têm a responsabilidade de satisfazer os desejos sexuais aos seus companheiros (1 Coríntios 7:1-5), desde que de acordo. Na verdade nem um ou outro pode fugir à sua responsabilidade dentro da relação. E muito menos buscar fora do casamento suas realizações e satisfação sexual, já que as relações sexuais extraconjugais são proibidas (Hebreus 13:4).

O Papel na Família
Cada um tem seu próprio papel a desenvolver na família. Os homens estão separados para serem pais e esposos, não nesta ordem pois o casamento vem antes da paternidade se seguirmos a rota correta para a constituição da Família.

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela" ( Efésios 5:25). O esposo tem por responsabilidade amar a esposa e protegê-la como Jesus protege a sua Noiva. Isto significa colocar as necessidades dela acima das suas. Mesmo quando a esposa trabalha fora, o que é comum em nossos dias, o papel de prover ainda é do homem

Ainda como pai, o homem é instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor, cuidando para que eles não se sintam provocados, afinal manter a paz no lar é também manter a comunhão com o Senhor: E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Criar filhos não é uma tarefa fácil, mas os resultados são permanente. E um filho criado na Palavra não se afasta dela.

A Mulher
A mulher tem como esposa um papel muito importante no plano de Deus. Como auxiliadora, ela tem que completar o trabalho de seu esposo. Claro que a Sociedade Moderna nos leva a acreditar que a submissão ;e vergonhosa, mas é contraditório, já que em todas as relações de trabalho há o que dirige e os que são dirigidos. Quando a esposa entende que submissão está relacionada a partilhar a missão principal – cuidar da Família – então tudo funciona bem.

Filhos
Os filhos criados sobre o propósito de Deus devem obedecer e honrar seus pais, mais este respeito é conquistado pelos pais dado os esforço que fazem em criar seus filhos da forma correta.
Ter filhos é um privilégio que muitos descartam correndo atrás de riquezas e bem estar, sem preocupar-se em criar raízes. Mas os filhos são bênçãos e uma promessa do Senhor: . Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra (Gênesis 1-28).
A família que obedece ao Senhor em todo o tempo, é abençoada, tão somente tendo um coração voltado para a Palavra: Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre! (Deuteronômio 5-29). Na verdade o que anda em retidão garante bênção para seus filhos: O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele (Provérbios 20-7).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter