Translate / Traduza

sábado, 28 de janeiro de 2012

Conselhos sábios para um casamento bem sucedido

Conselhos sábios para um casamento bem sucedido
Introdução:
O Casamento foi instituído por Deus para trazer prazer ao homem, trazer alegria de estar bem acompanhado, amando e sendo amado: Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente (Provérbios 5:18-19).

O Casamento e a Bíblia
Talvez uma das maiores ou mais integrantes perguntas sobre a Bíblia seja o que ela fala sobre o casamento.
Na verdade em Gênesis o Senhor Deus instituiu o casamento ainda no Jardim do Éden. Adão e Eva, o primeiro casal iniciou ali a primeira família. O Senhor instituiu ali o casamento como um laço permanente entre homem e mulher: Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne (Gênesis 2- 24).
A Bíblia além de esclarecer que tipo de relação será o casamento, mostra outras especificações que o torna também agradável a ambos, já que ensina desde a postura que cada um deve ter em relação ao outro até como cria os filhos que nascerão deste relacionamento.
Jesus também falou sobre o casamento quando disse: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem (Mateus 19-5 e 6).
A Bíblia nos ensina a melhor forma de escolher um cônjuge, quando nos incentiva a nos casarmos com pessoa que tenha o mesmo propósito que nós. O apóstolo Paulo nos orienta que Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14 ). E esta é uma orientação que deve ser usada em todos os aspectos da vida a dois. Não é só o jugo desigual em relação a fé, devemos tomar cuidado com muitos outros aspectos, os sociais, emocionais e culturais. Um jovem criado em uma família onde a figura do pai é a mais forte deve se casar com alguém que também tem esta mesma criação, pois de outra forma o lar será uma confusão com duas cabeças ou pior, acéfalo, já que ambos ficarão esperando que o outro tome as rédeas do lar.
Claro que a Bíblia ensina que o homem é o cabeça do lar, assim como o Senhor Jesus é o cabeça da Igreja, sua Noiva. E no lar onde o esposo toma para si a responsabilidade de gerir o lar tudo anda bem, já que esta gerência é feita de acordo e o diálogo é uma saída para resolver as questões pertinentes do próprio casamento. E quando a relação entre ambos é sadia, este diálogo – necessário a todo o relacionamento humano – é adequado à situação e ambos podem optar, existindo assim a sujeição de um ou outro à opinião do que propõe algo que ambos classificam como importante para que tudo vai bem: Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo ( Efésios 5:21). Sim, diferente do que as feministas gritam, a sujeição no casamento não é uma orientação apenas para as mulheres, é para ambos. O homem deve sim se submeter a esposa quando ela está com a razão, afinal, Deus fez tanto um como o outro com capacidade de raciocínio e assim, ambos podem tomar decisões para melhorar o Projeto de vida que tem em comum. Vale salientar que o casamento em si, é exatamente isto: um Projeto de Vida em Comum.
Quando decidimos com quem casar, traçamos também os passos desta relação.

Conselho para a Sociedade
A Sociedade deve olhar para o Lar e o Casamento como algo sagrado a ser respeitado com honras. Veja: Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará (Hebreus 13:4 ). Honrar os laços entre duas pessoas trás paz a Sociedade em geral, por isto todos devem respeitar a constituição de um lar.
Deus ao instituir os mandamentos ensinou algo maravilhoso que pode ser colocado em prática em relação ao casamento: Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo (Êxodo 20:17). Ora, se a Sociedade respeitar os laços do Casamento de seus componentes, fugindo da cobiça, dos desejos vãos, tudo correrá bem. E é fácil fugir da aparência do mal quando se esta avisado. O adultério desagrada ao Senhor e é hoje um dos grandes responsáveis pelo fim dos casamentos em nossos dias, assim sendo, evitá-los se torna fácil quando procuramos fazer aos outros apenas o que gostaríamos que fizessem a nós mesmo,

Conselhos para o Homem

Tratar a esposa com carinho, sabedor de que ela merece ser tratada como alguém especial, como particular tesouro, deve ser uma necessidade do homem, enquanto esposo. Veja este conselho do apóstolo Pedro: Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações (1 Pedro 3:7)
O esposo deve tratar a esposa com amor e respeito. Como alguém que merece seus cuidados: Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo (Efésios 5:25-28) .
O esposo deve entender isto: Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo, assim sendo, respeita melhor a esposa, tratando-a com o carinho devido. Na verdade cabe aqui outro verso bíblico: A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei (Romanos13-8), sim, entre nós só pode existir uma dívida: Amor. E é algo bom de ter por dívida, afinal o amor nunca acaba e em reciprocidade trás a paz de espírito tão necessária aos nossos dias.

Conselhos para a Mulher

Bem, fica para as esposas um conselho maravilhoso, que muitos destorcem e mudam seu verdadeiro significado, mas a mulher que tem e si a comunhão com o Espírito Santo entende e coloca em prática sem discutir: Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos (Efésios 5:22-24).
Na verdade submeter-se abrange muito mais, pois se estamos em um mesmo propósito, temos prazer em trabalhar para que determinado projeto seja elaborado a contento, para o bem comum. Neste caso, para que nossa relação seja feliz e adequada para dar continuidade da família, ambos vamos abrir mão de algo para que tudo dê certo. E se este esposo que espera que sua mulher seja sua parceira a trata bem, então ela não vai encontrar dificuldade em fazer tudo para agradá-lo também.

Violência no lar

Muitos casais se questionam sobre como proceder nos momentos em que a situação foge ao controle, mas devemos lembrar que antes de mais nada que devemos evitar a briga e não contorná-la.
Desde a discussão verbal, devemos evitar que os ânimos se aflorem aponto de sair do limite, afinal a paz deve sempre ser nossa primeira opção e devemos em todo tempo fugirmos da violência: Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens (Romanos 12:18). E dentro de nosso lar, a paz sempre depende de nós, nós devemos desejá-la e trabalharmos para alcançá-la.
As palavras ásperas ferem mais que a violência física e ambas não podem existir no casamento – seja ele cristão ou não - leia: Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente (Colossenses 3:19). Sim, mas não é porque esta sendo dirigido aos esposos que a mulher deve tomar as palavras ásperas como arma feminina, na verdade a mulher que age assim, destrói seu lar com suas mãos, pois esta agindo tolamente.
Nos desentendermos é até normal. Muitos casais pensam de forma diferente sobre vários aspectos, mas não vamos dar lugar ao pecado. A ira pode sim ser evitada, ou abortada: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira (Efésios 4:26).
Muitos dos problemas do casal é evitado quando ambos procuram adequar seus desejos ao Projeto Comum: Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos (Romanos 12:16). Sim, suas ambições devem ser limitada à pose do casal, assim evita-se muitas das discussões desnecessárias. Quando agimos com humildade conseguimos mais do que quando agimos impulsivamente e lançamos nosso sonho imediato aonde nossas mãos ainda não alcançam. Quando agimos direito um com o outro evitamos as guerras desnecessárias e palavras que possam machucar definitivamente: Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Efésios 4:2-3). Sim, a longanimidade, mansidão e humildade garantem a paz no lar.

Durabilidade do Casamento
Bem, este é um tema recorrente. Alguém sempre questiona sobre quanto tempo deve durar o casamento. Acho que é algo que devemos ter em mente: Até que a morte nos separe. A Bíblia nos ensina que: Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido (Romanos 7:2). E o que vale para a esposa, vale para o esposo também, então os laços do casamento seguem até a morte de um dos cônjuges, terminando assim.
Alguns insistem que o casamento deve ser único por ser perpétuo e válido para a vida eterna, mas tanto o versículo acima quanto as palavras de Jesus em Mateus 22-30 desmistificam esta teoria antibíblica:
pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. O casamento aqui é algo do homem físico e não do espiritual, que fique bem claro.

Divórcio
Segundo a Bíblia o divórcio só é permitido quando a adultério e comprovação deste:
Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério (Mateus 5:32). Antes de Jesus se divorciava por qualquer motivo, mas Jesus desfez isto, validando o divórcio apenas quando a desrespeito aos laços do casamento mediante o adultério.
Muitos procuram motivos diversos para desfazer esta união, mas devemos nos lembrar das características do como é apresentado por Paulo em I Coríntios 13 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciências, passará. Agora, pois permanecem a fé, a esperança e o Amor. Porém o maior deste é o Amor. O Amor é tão importante que tudo um dia vai findar, mas jamais o Amor.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter