Translate / Traduza

domingo, 26 de maio de 2013

Neemias - Quando o melhor é orar.

(...) Quando o melhor é orar
Neemias vivia uma vida abastada ao lado do rei da Pérsia, por volta do ano 445 a.C. Mesmo sendo servo do rei, adquiriu a amizade e o respeito deste. Um dia, ao receber notícias da sua terra Natal o seu semblante decaiu. Não era para menos. Os muros de Jerusalém estavam destruídos e a terra devastada.
Com a imagem deste cenário na mente, Neemias continuou seus trabalhos. Mas o rei notou a sua tristeza e o questionou.
O rei permitiu que Neemias se afastasse de seus afazeres no Palácio e o mandou a Jerusalém, reconstruir os muros e refazer os laços do seu povo, ajuntando-os como nação. Ora, como diria Alceu Pires, como há por aí Sambalate e Tobias, estes se levantaram contra o Projeto de Neemias. Para eles era importante que o povo continuasse disperso, sem sentimentos nacionais e sem sentido de unidade, pois eles poderiam continuar aprontando das suas.
Eles não contavam com a tenacidade do jovem Neemias. Ele fora temperado nas agruras da vida cativa e enfrentara muitas situações difíceis até chegar a ser o copeiro de confiança do rei. Ele sabia que qualquer projeto deve ser levado a cabo de forma objetiva e nunca, jamais deixar de lado algo apenas para manter a paz aparente, já que na raiz há sempre um problema. Neemias olhou a situação de frente, conquistou o respeito de Esdras, e juntos, juntou o povo em torno de um ideal: Levantar os muros de Jerusalém.
Neemias orava
Em todo o tempo Neemias manteve sua confiança Naquele que nunca dorme, no Guarda de Israel, mas além de colocar a mão à Obra, ele permaneceu em oração.
O exemplo deixado por Neemias, serve hoje para nossas Igrejas e Pastores. Apesar de ser considerado pela Legislação de Israel direito o governador receber seus víveres, Neemias e seus familiares jamais aceitaram-nos. Ele vivia de suas posses, não tornava mais pesado a vida de seus governados (5-1 a 19) e por isto conseguiu deles o seu respeito.
Neemias foi perseguido pelos poderosos de seu povo, mas venceu suas ameaças, suas acusações com sabedoria e coragem. Não permitiu que a Palavra fosse desprezada e fez com que o povo tomasse conhecimento dela através da Leitura pública que Esdras fez. Foi através disto que o povo voltou-se para Deus, tornando público seus pecados e todos, pedindo perdão pelos seus e pelo de seus compatriotas. Houve no meio daquele povo total libertação.
Através de Neemias – e de Esdras que foi seu fiel colaborador – o povo de israel teve duas grandes vitórias:
  1. Foram livres da Escravidão do Pecado; e,
  2. Foram livres do domínio e opressão dos poderosos de então.
Conclusão
Neemias deixa para nós a lição do liderado que se torna líder, mas que não aceitava para si louvores e honras que não lhes pertencia.
Grande homem este Neemias.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter