Translate / Traduza

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Remorso versus Arrependimento

Porções Bíblicas – Arrependimento versus remorso

"O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo." (Honoré de Balzac)

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3:19

Definições

Arrependimento - Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Arrependimento - Origem da Palavra – do Francês repentir, formado por re-, intensificativo, mais pentir, “sentir muito”, do Latim poenitere,“sentir contrição ou mágoa por uma má ação”.

Remorso - Diferentemente remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma autoflagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das consequências (ruins ou não) que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia), ou a si próprio num caso impensado de indecisão.
Remorso – Origem da Palavra – é a mordida da consciência. Vem do Latim Medieval remorsus, “tormento”, do Latim remordere, “morder de volta”. Forma-se de re-, “outra vez”, mais mordere, “aplicar os dentes, morder





Remorso e Arrependimento
Devemos pensar sobre arrependimento e remorso. Na verdade Deus espera de nós que nos arrependemos de nossos pecados. Só o arrependimento nos faz retornar ao caminho da Graça, afinal reconhecer o erro é que nos faz converter, retroceder e com isto retomar a caminhada.
Nosso alvo é Cristo sempre.
Claro que todo homem tem dentro de si uma inclinação para fazer o mal. E embora nos esforcemos para fazer o bem, em algumas situações agimos de modo que desagradamos a Deus e nos portamos mal diante de seus santos olhos.
Algumas igrejas confundem ou interpretam de forma errada os livros de João, Romanos e Gálatas, afirmando que nenhum dos 3 menciona o arrependimento como condição para se obter a Salvação ou a vida eterna, mas isto se dá mais pela ignorância do significado do Remorso, que difere em essência do Arrependimento. Nem sempre uma pessoa que sente remorso, está arrependida, afinal arrependimento e remorso são palavras que que definem sentimentos diferentes. O remorso é uma crise de consciência por assim dizer, tanto que deixa a pessoa para baixo, deprime e pode levar até ao suicídio, já o arrependimento trás vida, pois leva a pessoa a pedir perdão e também perdoar-se.
Na Bíblia há uma pessoa que sentiu remorso, e isto apodreceu rapidamente seu interior, levando-o ao suicídio. Mateus nos conta este final trágico ao falar dos últimos momentos de Judas Iscariotes, que sentiu-se mal por trair Jesus e seu remorso levou-o a atentar contra sua própria vida.
Sabe aqueles dois anjinhos que aparecem nos filmes e desenhos animados quando a pessoa está para tomar uma decisão? O bem e o mal? Então, este é o mesmo que ocorre conosco quando estamos para tomar uma atitude que desagrada a Deus. Parte de nós quer fazer nossa própria vontade e a outra parte nos mostra que devemos agradar a Deus. É o sinal amarelo – como diz o Pastor Sérgio sempre. Ele estando ativo você não se precipita no abismo que pode te levar a dois extremos, remorso ou arrependimento. O arrependimento vem da ação do Espírito Santo que tenta te reconduzir de volta ao seu caminho e pode, em algumas vezes te levar as lágrimas, que farão você sentir cada minuto mais a necessidade de voltar ao lugar de onde parou, te impulsiona a refazer sua caminhada. Diferente do remorso que te afasta do alvo e te prostra, fazendo com que você fique sempre pior e jamais encontre a paz de espírito para refazer a aliança com quem quer que seja.
O arrependimento se faz necessário para que nós mesmos saibamos perceber que estamos prontos a pedir perdão,ou perdoar-nos por determinada atitude.
Na verdade a maior diferença entre o arrependimento e o remorso está na atitude final frente ao erro. O que sente remorso confessa sua fraqueza e volta a ela como o viciado em crack e outras droga, já o que se arrepende de fato, confessa e deixa.
Pedro negou Jesus e porque logo depois ele chorou? Chorou de arrependimento e não de remorso, seu arrependimento levou-o a mudar de atitude, tanto que este mesmo discípulo tornou-se um dos apóstolos mais importantes da História Cristã e mais adiante tornou-se um dos mártires da Igreja Primitiva.
O remorso é destrutivo, maligno até, pois advém da acusação, como se fosse a crítica destrutiva, já o arrependimento é restaurador e renovador, porque vem de Deus, é bom, e trás vida. O remorso martiriza a pessoa no tocante a se tornar uma pessoa amarga por dentro, pode sorrir e interagir com asdemais pessoas, mas está longe de reagir as suas próprias angústias e mudar de foco para sair da situação em que as consequências de seus atos o colocou.
O remorso não dá escolha, o arrependimento sim, a escolha do arrependido é pedir perdão.
O que sente remorso dificilmente confessa suas atitudes erradas, já o que se arrepende confessa e deixa.
Muitos entram em conflitos semânticos apenas, mas por algo mais além, afinal era cultura de alguns dito cristãos orar para que as pessoas que se afastavam de Deus ou do seio da família, voltassem “humilhados e arrependidos”. Na verdade nossa oração deve ser sempre de amor e ao nos referirmos à estas pessoas devemos orar para que voltem sã e salvas ao nosso convívio. Aquele que volta humilhado, não volta arrependido, volta esmagado por sua culpa e isto é uma das características do remorso e não do arrependimento ou perdão.
Remorso é um sentimento negativo, já o arrependimento é uma atitude que nos leva a tomar uma nova direção na vida
O remorso é uma das maiores armas de satanás contra a humanidade, pois infiltra a nossa resistência e nos confronta com nossa fraqueza, trazendo a certeza de que nada somos ou que não tem mais jeito. E por isto mesmo que o remorso nos afasta de Deus e das pessoas a quem amamos. Afinal ao errarmos usurpamos o lugar de alguém, de Deus, das pessoas a quem amamos ou fomos contra nossos próprios valores.
O arrependimento nos faz reconhecer que erramos contra Deus, magoamos as pessoas que amamos ou agimos de forma contrária a nossos valores, mas nos faz querer sair desta zona de perigo e refazer os laços, retomar a vida e encontrarmos o conforto que há no perdão e na paz.
Para concluir, vale lembrar as palavras do Evangelista João em sua Primeira carta: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I João 1-9) e procurarmo viver na Luz, como Ele na luz está, teremos comunhão com Deus e com os homens e viveremos em paz com nós mesmos.
Amém! 





Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter