Translate / Traduza

domingo, 23 de setembro de 2012

Salvação – Com o coração em Deus


Salvação – Com o coração em Deus
Elisabeth Lorena Alves
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão
Leitura Bíblica
(Lucas 19:7-9)

-
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dai-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me (Mateus 19:21 ).

As duas leituras acima tratam de episódios passados no ministério terreno de nosso Mestre. Em ambos os casos o Senhor esteve em contato com pessoas ricas, mas estas agiram de forma diferente em relação ao dinheiro. Cada um tinha uma noção diferente do que era de fato importante. O primeiro, Zaqueu, um cobrador de imposto, odiado pelo povo, mas que tinha em seu coração desejo ardente de conhecer Jesus. Poderia apenas de ver passar, tanto que para isto ele subiu em árvore para dali poder ver o Senhor passar. Era um homem de pequena estatura e sabendo que por sua pequenez, jamais veria o senhor, subiu na árvore. Naquele dia ele não só viu o Senhor, mas o conheceu de fato, recebeu em sua casa e ainda entregou sua vida ao serviço do Mestre.
O segundo personagem, era um jovem rico, apegado às suas riquezas. Cheio de si, enumerou suas atitudes diante de Deus e do povo, deixando claro que se achava muito justo. Ao perceber seu modo orgulhoso e sua falsa santidade, Jesus fez uma sugestão estranha e que jamais fizera antes a alguém: "Vá, venda os seus bens e de o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e segue-me" (Mateus 19:21).
O jovem entristeceu-se e calou-se. Seu coração era prisioneiro do dinheiro.
Apegar-se ao que se conquista é uma atitude humana, mas jamais podemos permitir que nosso amor a algo ou alguém tome o lugar de Deus em nossa vida. Podemos amar a todos, a tudo o que conseguimos, mas no momento de olharmos para Deus, precisamos que nosso coração seja apenas dele.
O jovem rico recebeu este conselho pois Jesus sabia que ele era apegado aos seus bens. Já Zaqueu não precisou deste conselho. Ele mesmo desejou ajudar o próximo e esclareceu que se por acaso tivesse tirado de alguém, ele restituiria com jutos e correção. Na verdade quando Zaqueu deixou Jesus entrar em sua casa, permitiu também que o Mestre entrasse em sua vida e o Senhor esclareceu: "Hoje entrou salvação nessa casa".
Entre a postura destas duas pessoas, devemos seguir o exemplo de Zaqueu. Seu compromisso com Deus se mostra principalmente ao fazer esta declaração. Zaqueu não permitiu que suas riquezas ficassem entre ele e Deus, sua entrega foi total. E é isto que devemos fazer quando se trata de servir ao Senhor. Zaqueu não prometeu dar nada ao Senhor, agiu de forma nobre, deixando claro que se alguém sentia-se lesado por seus atos administrativos, poderia recorrer a ele para ser ressarcido.
Se agirmos como Zaqueu, alcançaremos a Graça de Deus e agradaremos ao Senhor e,claro, nos sentiremos realizados, afinal deve ser este o nosso desejo: agradar a Deus!!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter