Translate / Traduza

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Educando Filhos para Deus

Educar Filhos? Para Deus

EDUCANDO FILHOS PARA DEUS
Uma família precisa antes de tudo, de métodos de Educação e Disciplina que sejam capazes de moldar o caráter dos filhos e torná-los pessoas melhores em todos os relacionamentos de forma saudável para a Sociedade e para a própria o próprio núcleo familiar. E para que haja coerência é necessário que os pais estejam de acordo com o que vai ensinar aos filhos.

Principalmente quando o assunto é quais valores religiosos vão passar aos filhos. Quase todas as pessoas, cristãs ou não, aconselham os cuidado quanto a cultura, tradições e religiões, quando da escolha do cônjuge. É o famoso jugo desigual: Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? (II Coríntios 6 -14). E vai dar problema mesmo? - pode-se perguntar os menos avisados. Sim, porque quando chegam os filhos, vem também as perguntas comuns – que deveriam ser feitas antes da chegada deles – como educaremos ou sob quais crenças ou culturas os ensinaremos.

Para as famílias cristãs, de todas as vertentes, o grande objetivo é levar a família a Deus, mas é também o maior problema, se os pais não ensinar seus filhos desde muito cedo, respeitá-los, assim, podem ter autoridade para dizerem a quem os questionar quanto a sua Fé: Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24: 15). Além da coerência de princípios entre si, os pais devem também coerentes com a Palavra de Deus.

A) Ensinar os filhos a Palavra de Deus, Quando o povo hebreu saiu do Egito, recebeu um mandamento que serve para todas as questões quando se fala de disciplina: Manter focado no princípio Disciplina : 6 - E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 - e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te Deuteronômio. 6: 6-7 e disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que eu hoje vos testifico, as quais haveis de recomendar a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei. Deuteronômio 32: 46, pelo que vemos que parece sequencial e é:

  • Os pais ter seu objetivo no coração, trocando em miúdos: Estar focado: ...Estará no seu coração...
  • Dela falarás sentado – continuidade mesmo quando parece que não é necessário frisar,
  • Andando pelo caminho – Não encontrar desculpas tais como: Estou com depressa, Não é exatamente importante, Vou ensinar quando crescer.
  • Ao deitar-se – Criar hábitos que facilitem o diálogo a ponto de os filhos não julgarem o assunto cansativo ou de segunda ordem,
  • Ao levantar-se – Relembrar desde cedo, retomar o ato disciplinar de forma a ser tão natural que a própria criança puxe o assunto.
B) Desde cedo na Casa de Deus – Alguns pais ensinaram seus filhos a viverem desde cedo na Presença de Deus, Manoá e a esposa, criaram Sansão Ana e Élcana, estavam de acordo quanto a o voto dela deixando o filho primogênito ser criado no Templo (…) e fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha 1 Samuel 1: 11, Zacarias e Isabel criaram seu filho João Batista, para cumprir uma Promessa do Senhor para que o menino anunciasse a vinda do Filho de Deus, este tinha até uma dieta alimentar e costumes de vestuário específico, Maria e José aceitaram educar como Jesus, o Filho de Deus, Eunice e Loide criaram Timóteo na Palavra e ele veio a ser um dos Apóstolos que atuaram juntos com Paulo. O próprio apóstolo Paulo elogia a educação recebida por Timóteo, de sua mãe e avó.
Quando Jesus nasceu, foi apresentado no Templo por seus pais terrestres José e Maria, conforme previa a Lei: Assim também, José e Maria fizeram com Jesus, E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos (Lucas. 2: 21-24),
Já Élcana e Ana levaram o pequeno Samuel ao Templo conforme ela prometera ao Senhor, em sua oração (…) e ela lhe disse: "Perdoe-me, meu senhor. Tão certo como você vive, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor. 27 Orei para essa criança, eo Senhor concedeu-me o que eu lhe pedia. 28 Então, agora eu dou-lhe o Senhor. Por toda a sua vida, ele será entregue ao Senhor. "E ele adorou ali ao SENHOR 1Samuel 1: 26-28. Este mesmo Samuel se tornou o mais célebres sacerdotes de Israel e que vivia de acordo com a Palavra.

O criar filhos na Presença ou Casa de Deus é também uma forma dos pais manterem acesa a importância de sua aliança com o Senhor, claro, manter nosso compromisso de gratidão. É bom lembrarmos da orientação dada a Moisés aos hebreus, quando da instituição do costume de consagrar os primogênitos, veja: E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado Êxodo 13:3.

C) Dar testemunho do que Deus faz – Dar testemunhos das grandezas de Deus faz com que os filhos queiram seguir-lhe o exemplo. E ser grato é algo que não vemos, também os testemunhos hoje são raros. Um dos salmistas louva a Deus em suas próprias palavras: Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres (Salmos 126-3). Aqui, uma advertência magnífica que deixa claro a obrigação de ensinarmos através de nosso testemunhar, leia: Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito Salmo. 78: 4. Infelizmente nossos cultos hoje não priorizam os testemunhos públicos. Infelizmente porque se valoriza mais a prosperidade e grandes testemunhos, e, por exemplo, uma aumento de salário de um assalariado é uma coisa pequena demais. A cura de uma dor de cabeça, ou outra coisa que seja considerada grande para quem recebe, mais para quem esta esperando ser o empresário do ano, nem aprece bênção. Sim, estão condicionando as bênçãos que vem do Senhor, diminuindo a eficácia daquele que já deu tanto e nossos filhos estão expostos à estes novos exemplos de fé.
Sei que muitos, se ouvissem meu pastor dizer que alguns virão pobre e pobres morrerão, recebendo a bênção que leva a vida a correr atrás, somente no Céu. Sim, muitos não receberão na vida o que pedem e não é falta de Fé.
Só que voltemos à família, não devemos esquecer que devemos sim encaminhar nossos filhos à Casa de Nosso Deus e se alegrarem na Palavra, como aconteceu ao povo hebreu na época de Neemias: Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios, e se alegraram, pois Deus lhes dera motivo de grande alegria; também as mulheres e as crianças se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se fez ouvir longe (Neemias 12-43).
Ainda falando sobre criar filhos na Palavra, levá-los a fazer cultos ao Senhor, como o dito aqui: congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo (Joel 2-16), fica claro que devemos chamar nossos filhos a participarem do culto. Congregar é, além de reunir-se, também convocar, ajuntar-se, assim, quando conclama o povo, Joel chama não só os adultos, mais as crianças e meninos de peito ainda, para fazerem um culto ao Senhor.

Pense nisto quando passar por sua cabeça que seu filho é muito novo para fazer servir ao Senhor e prestar-lhe culto.

Jesus também falou a favor das crianças, declarou até que elas tem direito a Céu. Leia as palavras do Senhor na íntegra: Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus (Mateus 19-14).

Fiquem na Paz.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter