Translate / Traduza

domingo, 22 de janeiro de 2012

Estevão - Exemplo de Determinação

Estêvão- Exemplo de Determinação

Claro que as dificuldades vem sobre nossas vidas quando nos colocamos a disposição de fazermos a vontade de Deus e servi-lo, exercendo nosso ministério pessoal. Mas houve alguém que nos deixou um exemplo maravilhoso de determinação: Estevão.
Estevão, cujo nome grego, significa “coroa; grinalda ou coroado”. Estevão é conhecido por nós como o primeiro mártir cristão. Fiel seguidor de Jesus, era também judeu, e foi um dos discípulos. Cria que Jesus era de fato o Messias e por crer assim não se importava de morrer, se preciso fosse, para defender sua fé.
Vale lembrar que naquela época o Cristianismo era perseguido pelos religiosos de então e Estevão não era um lunático, ou fanático que estava tentando morrer para se fazer mártir, na verdade, ele morreu porque os seus inimigos intentaram contra ele e levantaram calúnia contra sua vida.
Ele foi escolhido pelos apóstolos para administrar o Serviço Social da Igreja Primitiva num todo e não apenas da local. Seu trabalho era cuidar, junto com outros 6 irmãos, órfãos e das viúvas: “Portanto, irmãos, procurai vós mesmos, dentre vós, sete homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria, para que os possamos designar para esta incumbência necessária” (Atos 6:1-6), só que mesmo estando ocupado disto, não abriu mão de pregar o Evangelho e dizer a Verdade, a qualquer preço.
Apesar de seu serviço tomar parte de seu tempo, ele não se aproveitou dele para criar barreiras ao Ide.
Muito se diz deste trabalho, mais não se pensa nas necessidades essências para desenvolver tal tarefa. Eles precisavam ser bons administradores, não só para receberem o que era trazido até eles, mas deveriam comprar tudo o que fosse necessário, afinal as viúvas e órfãos de então tinham muitas outras necessidades além da falta de alimento – como muitos hoje também tem. Para exercer esta atividade era necessário que os obreiros separados para este fim, fossem de caráter sério, discretos, experientes, disciplinados e leais, qualidades observada no caráter deste nosso irmão.
Estevão além de capacitado para a tarefa para qual foi chamado, era também profundo conhecedor da História de Israel enquanto povo e das promessas sobre o Messias e sua vinda.
Quando foi levado perante o Sinédrio deu uma aula sobre todos os aspectos da vida de seu povo até a chegada e ministério do Messias.
Era um cristão consciente de seu papel como servo do Altíssimo, que mesmo quando condenado, não maldisse aqueles que o apedrejavam, antes pediu a Deus que os perdoasse, pedindo que não fosse cobrado deles o seu sangue.
Estêvão foi também o primeiro cristão, seguidor de Jesus, a dar testemunho de que vira, numa visão, Jesus de novo no Céu e à direita de Deus. Esta visão lembra-nos as palavras do Salmista: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés (Salmos 110:1).
Que possamos nos lembrar deste soldado exemplar, que deixou-nos sua História como memorial, para que não nos esqueçamos de que o Senhor está conosco, mesmo que acreditemos que está tudo perdido! Afinal,
A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá Proverbios 10 – 7.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter