Translate / Traduza

terça-feira, 26 de junho de 2012

Vida Espiritual a dois.

Série Família
Vida Espiritual a dois?

Leitura Bíblica

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

(1 Coríntios 2:14-15)

Muitas pessoas questionam a possibilidade de um casal ter vida espiritual a dois, na mesma comunhão. Penso que se não conseguem servir a Deus conjuntamente como poderão criar filhos juntos? Afinal servir a Deus não inclui criar leis próprias e educar filhos exige isto. Seguir a Deus é obedecer seus princípios e não há novidade nisto. A sim dificuldade pois fazer a vontade de Deus é não fazer a nossa própria vontade, é negar a nós mesmo por amor ao que cremos e decidimos seguir por Verdade e Fé.

Para início de conversa é por isto mesmo que se aconselha sempre jovens cristãos casarem entre si, para evitar os problemas que a duplicidade ou pluralidade de fé atrapalhe o crescimento de ambos como casal.

A Bíblia esta recheada de advertência sobre casamentos com pessoas de cultura e fé diferente da nossa, mas Paulo foi explícito ao avisar sobre isto dizendo: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (II Coríntios 6 – 14).

Assim, se estão casados sobre a mesma Lei, a Palavra de Deus, servi-lo juntos vai ser agradável e saudável também. Quando dividimos interesses estreitamos os laços e aprendemos dialogar, aprendemos exercitar as correntes da comunicação e manter este canal desta aberto.

Quando um casal ora junto e procura estudar a Palavra de Deus também em conjunto, conseguem moldar-se conforme as normas nela encontrada, não só para o próprio casamento, como para criar os filhos de forma correta e mais, conseguem descobrir a melhor forma de aprimorar-se como servos de Deus e como pessoas de bem.

Como servos serão abençoado (Salmo 15) e como pessoas de bem, serão respeitados e nada melhor do que se tornar bons exemplos para a Sociedade – que precisa tanto – e para os filhos.

Para considerar durante o estudo:

  • Não aproveite este momento para falar dos defeitos do outro. Esta não é hora de discussão: Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus (Efésios 5:20-21). A comunhão necessária para uma boa leitura e melhor aproveitamento do que estão estudando não pode ser comprometida. Continue de acordo. Se encontrar em si próprio algo que ache fora da Palavra, então converse a respeito, coloque suas dificuldades em seguir determinado princípio bíblico em questão para que seu cônjuge possa ajudá-lo em oração.
  • Não use este tempo para outras atividades. Combinem um horário em que as demais atividades da casa estejam terminadas ou entre uma pausa que possa ser aproveitada para este momento íntimo de vocês com Deus. Afinal, mesmo sabendo que há tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3-1) nós temos por costume usar mal o nosso tempo.
  • Comecem fazendo uma oração. Orem para que o Espírito Santo esteja com vocês auxiliando-os nestes momentos, afinal Ele é o grande Inspirador da Bíblia. E nada melhor que Ele para orientá-los nesta tarefa maravilhosa de conhecimento. É necessário aprender que é bom traçarmos nossos planos – principalmente quando falamos em manter nossa unidade como casal e servos de Deus – mas cabe ao Senhor dirigir nossos passos (Provérbios 16-9) e quando oramos buscando ajuda de Deus, estamos abrindo a porta para que sejamos dirigidos por Ele.
  • Experiência de convívio. Lembrem-se que este momento não é só de aprendizado bíblico, mas também de conhecimento mútuo. Sim, este é também um momento de conhecer melhor o outro. Etodo o tempo em família é uma bênção (Salmo 128).
  • Assimilar conhecimento cada um a seu tempo. Lembrem-se também que cada um assimila o conhecimento em tempo diferente, afinal vocês possuem habilidades e atividades cerebrais diferentes. Esta conclusão é necessária para que ambos se respeitem sempre. Assimilar o conhecimento em tempo diferente não significa falta de inteligência. Na verdade nem sempre que entendeu rápido aprendeu de fato.
Aprendam antes de tudo, respeitarem-se como pessoas e como servos de Deus. Só os verdadeiros servos do Senhor conseguem entender as Leis de Deus. Afinal, só só que são espirituais entendem o que é espiritual (1 Coríntios 2:14-15).

Só uma vida de comunhão com Deus faz com que vocês conheçam sempre a Sua Verdadeira Vontade para suas vidas: Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor (Efésios 5:17).








Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter