Translate / Traduza

sábado, 8 de outubro de 2011

O Silêncio de Deus e o nó do afeto






O nó do afeto

Em uma reunião de pais numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos.
Pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana. Quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado. Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.
E, para que o filho soubesse da sua presença,ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.
O nó era o meio de comunicação entre eles. A diretora ficou emocionada com aquela singela história. E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras das pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros. Aquele pai encontrou a sua, que era simples, mas eficiente.
E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias. É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é importante que elas saibam, que elas sintam isso.
Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras. É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro.
As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor.
Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.


À Luz da Bíblia
Davi conheceu o silêncio de Deus, Jesus conheceu o silêncio de Deus, mas Elias, de todos os personagens bíblicos é o mais parecido conosco.
Ele estava sozinho no deserto e ali foi alimentado, mas ele não percebe que Deus estava cuidando dele. Chegou a acreditar que ele era o único profeta a dizer a verdade em Israel. Não se apercebia que Deus estava guardando milhares de outros profetas que não se curvaram à Baal. Não percebia que o fato de sustenta-lo, mesmo no momento de desespero, era Deus dando um nó em seu lençol para demonstrar seu amor por nós.

Muito se diz sobre o silêncio de Deus e seu efeito sobre nossas vidas.
Em nossos momentos de dor e desespero é comum nos perguntarmos sobre a posição de Deus quanto nossas orações.
O próprio Senhor Jesus passou por esta situação quando clamou ao Pai ali na cruz e não encontrou o apoio e o socorro de que precisava. Os que assistiam seu sofrimento sorriam e zombavam de sua dor observavam ele clamar: “Eli Eli, clama sabatani”.
Imagine a dor de nosso Jesus!
Crucificado, sofrendo uma dor alucinante, mas nada podia fazer para livrar a si mesmo daquela dor, sem que assim perdesse a vida de todos nós. Mesmo em seu momento de angustia Jesus optou por manter – se firme ao seu propósito redentor.

Quando a dor nos atinge e parece querer afundar nossa fé, quando os ventos sopram de todos os lados, devemos nos lembrar que por mais que pareça, o Senhor não nos desampara. As possibilidades paracem limitadas? A noite chegou? O mar se agitou e agigantou-se à noss a frente? Não se preocupe, fazemos parte da geração pós Moisés. Afinal ele passou pelo mar com pés secos, mas não se preocupe, pois somos da geração de Jesus e como Ele, seo mar não abri, agente passa por cima.
Só que, no momento em que nossa fé não alcança, o melhor é crer que Deus não nos desampara. Ele nos ama, sempre vai dar um jeito de provar que nos ama, que esta conosco e que jamais deixará que sejamos destruídos na nossa fé.
Jesus esta conosco, meso quando o mar agita-se e parece que noss barco vai afundar. Ele nos socorre e como um Pai preocupado sempre mostra que não estamos sozinhos. Temos a garantia que Ele não deixa-nos sós: Na minha angústia clamei ao Senhor e Ele me ouviu (Salmo 120 -10). Sim, mesmo que todos os nossos amigos não possa nos ouvir, que estejam ocupados com suas vidas e não tenham tempo para nos socorrer, os ouvidos do Senhor não estão surdos para a nossa oração (Isaias 59-1). Deus vai dar um jeito de, mesmo em seu silêncio, mostrar-nos que não nos deixou sozinhos.
Ao despertarmos de nossos momentos de auto comiseração, veremos que nosso lençol esta com uma das pontas amarradas.
Pense nisto!
Elisabeth Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter