Translate / Traduza

domingo, 29 de maio de 2011

Quando tudo vai bem - o melhor é orar

Daniel 6 - 1 a 28
Ore enquanto os caldeus não
vem.Uma hora eles aparecem e
podem te lançar aos
leões ou ao fogo
Lembro-me de um cântico de minha adolescência que falava de oração. Eu amava ouvir, era LP ainda, claro. E quem gravou foi o cantor Saulo Nogueira.  Desculpem-me pois a memória me roubou o título da canção, mas a letra não. É um poema divino, esta canção:


Ao dobrar o joelho pra orar,
A estatura fica sempre menor,
Mas a alma cresce mais,
Que grande privilégio,
Ten-se ao orar.


Quando as coisas aqui estão bem,
E de mais nada pra pedir lembrar
Sempre é tempo deagradecer,
Não deixemos nunca de orar
(letra incompleta - coloquei apenas o que lembrei)

Este louvor sempre me fez ao menos fechar os olhos, um minuto que fosse e fazer uma oração. Mas ele deixa um alerta importante para nós: Orar mesmo quando tudo está bem.

Outro dia, depois da oração, enquanto esperava minha perna descansar para subir para casa, conversávamos, os obreiros,a diaconisa  Duca e eu, sobre oração. Lembro que a irmã Duca disse: Tem gente que pensa que a igreja é Hospital, esta doente, com problema na família, problema no casamento, vem. Ora, vem até nas orações do dia. Passou o problema, some. 
E tem aqueles que imploram pra todo mundo orar por ele, depois que recebem a vitória, passa pela gente e até finge que não conhece, completo eu. E, no entanto, realmente, a igreja é até um hospital : Um hospital que cura a alma e te faz forte para a vida.Só que as pessoas ficam a orar só na hora do desespero e muitas vezes nem vê a resposta, porque foi buscar errado.

Daniel não orou para afligir seus
inimigos.Ele orou porque
conhecia seu amigo.
Pastor Sergio
Existe dois tipos de Medicina: A Curativa e a Preventiva, a Curativa é imediatista, com ambulância,maca e cirurgia, já a preventiva é aquela dos ambulatórios quietos, onde a gente até consegue encontrar umas receitas de biscoito ou pãozinho de queijo que não sola - Isto, de diferença de Saúde a irmã Michelli explicaria melhor.

A oração deve ser Preventiva.   Veja este o exemplo desta ilustração:
Na guerra, os soldados estavam entricheirados entre um combate e outro. Os dias estavam assim, tiros, poeira, morte e toda a fealdade da batalha sangrenta que não tinha pausa. Neste clima de medo e terror, um soldado foi pego rastejando de volta ao quartel, vindo dos bosques vizinhos.
Outros soldados desconfiaram de sua atitude e ele foi levado ao oficial comandante, sendo acusado de estar se comunicando com o exército inimigo. O homem afirmou que foi ao bosque, para orar sozinho. Foi sua única defesa.
         _ Ajoelhe-se e ore! - Bradou o oficial. - Você nunca precisou tanto. Continuou ele
        Esperando a morte imediata, o soldado ajoelhou-se e derramou sua alma numa eloquente oração.
        _ Pode ir, - disse ao final, o comandante - acredito na sua história. Se você não orasse com freqüencia, não teria feito tão bem esta oração.

Só que nós nem precisamos muito deste exemplo, pois temos um digno de nota na Bíblia. O exemplo de Daniel.O rei, ludibriado pelos inimigos de Daniel, selou um decreto, de acordo com a Lei dos Medos e Persas, de modo mque não podesse ser revogado. E este edito assinado e selado dizia que qualquer um que fosse pego adorando outro "deus" que não ao próprio rei, pois este seria lançado aos leões.
Daniel, que era um profeta e líder de seu  povo no cativeiro babilonio, e que aprendeu a orar na prática, pois diz a Bíblia que ela orava 3 vezes ao dia.
se você pensar bem, a sua dedicação à oração foi na verdade o motivo de sua prova, afinal, aqueles seus inim,igos perceberam que por ser Daniel um homem justo e fiel ao rei, só poderiam achar situação contra ele na sua própria fé (v,5).
Daniel foi para seu quarto e fez o que Paulo aconselhou aos filipenses  apresentou ao Senhor a sua causa.

"Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas diante do  Senhor, a vossas petições, pela oração e súplica, com ações de graças."(Filipenses 4-6)

Que a sua motivação para orar
seja sempre ter mais intimidade
com Deus. 
Aquela foi a última oportunidade que Daniel teve de fazer uma oração íntima (Mateus 6-5 e 6). Nas próximas horas Daniel foi levado de um lado pra o outro e teve apenas que confiar.
E Deus salvou a Daniel da cova dos leões. Como diz o louvor da Mara Lima, "durante esta prova o leão tem que jejuar." 


Conclusão


E isto tudo se deu assim porquê? Por que Daniel orava.
Tem gente que espera o mar se agitar para aprender a nadar. Mas qualquer um pode entender que e aprende-se melhor em águas calmas.
Meu pastor tem um dizer, baseado na Bíblia, que ele usa toda hora.Seja na casa dele na hora do almoço, numa feira de plantas oum outra atividade social, "Os dias maus estão por vir, aproveite agora" e este serve para nós hoje. Os dias maus estão por vir, aproveite agora e ore.
Paulo adverte a nós e aos Tessalonicenses:
"
"Orai sem cessar.Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Crisrto Jesus para conosco" (I Tessalonicenses 5-17,18)
Você eu não sei, mas quanto a mim, tenho que orar mais.

Elisabeth Lorena Alves

O valor da Amizade - Laços para além da morte?

Amizade - um bem precioso

Eu e Jane - uma de
minhas amigas.
Alguém por quem
agradecer.
A Bíblia diz: Há amigos mais chagados que o irmão.E a própria Bíblia conta a história de uma amizade que se perpetuou além da morte. Esperem, não se desesperem, não estou a dizer sobre encarnaçãoe reencarnação, sosseguem-se e continue lendo.

A História que falo é a de Davi e Jônatas. Eles, que eram companheiros de guerra, por acaso se tornaram cunhados - já que Davi recebeu uma das irmãs de Jônatas por esposa quando derrotou Golias - e antagonista já que ambos tinham direito ao trono.Jônatas por nascimento, já que era filho de Saul e Davi por unção, já que fora escolhido pelo sacerdote de então para ser o segundo rei de Israel.

Quando vivo Jônatas salvou a vida de Davi das mãos de seu próprio pai. Mas, em uma épos que Davi estava fugindo de Saul, o povo de Israel entrou em guerra e tanot Saul quanto Jônatas acabaram mortos.

O tempo passou e um dia Davi, provavelmente pensando nas alegrias desta amizade, perguntou à um dos servos que por ali passava, se havia  por acaso alguém da casa de Saul. Deixemos de lado o caráter, intenção e até o nome do servo e vamos ao final do diálogo: Havia sim. Um filho de Jônatas. Mefibosete, seu nome.
Leia mais sobre Mefibosete em: 
Algumas considerações sobre ele aqui
Encurtando tudo, Davi convidou Mefibosete para voltar a Jerusalém, com a segurança devida e este teve direito à sua herança. Já que até então vivia na casa de um de uma autoridade de Lodebar. O Jovem desterrado, que por acaso era deficiente físico, voltou a ter seus poderes de príncipe, embora a herança real que governava Israel fosse a determinada pelo sacerdote citado ante. Ainda tinha liberdade de ir e vir na Casa do rei e ter uma vida melhor, em sua própria propriedade.



"A amizade pode ser vista de vários modos e podemos ter vários amigos, mas classifica-los é fácil, embora reconhece-los nem sempre. Afinal, existem 3 tipos de amigos:

AMIGOS DO PRAZER -Servem para alegrar sua vida, se tem festa, se a vida é uma festa, pode contar com ele;

AMIGOS ÚTEIS - Estes são bons enquanto serve, enquanto você tem algo a oferecer, estão por perto quase sempre; e por último,

Minha amiga e filhota
Michele
AMIGO MÚTUO - (O singular é proposital) Este é aquele amigo da amizade viva, admiração recíproca, é mais chegado que o irmão."

Devemos meditar nisto. Afinal na vida as vezes valorizamos os amigos errados. Os investimentos que fazemos nas pessoas é necessário para o bem estar, tanto dela, quanto seu. Não podemos deixar de lado os valores que o próprio Senhor Jesus ensinou: Amar o próximo como a si mesmo. 
E o que quer dizer isto? Quer dizer que devemos dar aos outros o que gostaríamos de receber em troca.



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter