Translate / Traduza

domingo, 29 de maio de 2011

O valor da Amizade - Laços para além da morte?

Amizade - um bem precioso

Eu e Jane - uma de
minhas amigas.
Alguém por quem
agradecer.
A Bíblia diz: Há amigos mais chagados que o irmão.E a própria Bíblia conta a história de uma amizade que se perpetuou além da morte. Esperem, não se desesperem, não estou a dizer sobre encarnaçãoe reencarnação, sosseguem-se e continue lendo.

A História que falo é a de Davi e Jônatas. Eles, que eram companheiros de guerra, por acaso se tornaram cunhados - já que Davi recebeu uma das irmãs de Jônatas por esposa quando derrotou Golias - e antagonista já que ambos tinham direito ao trono.Jônatas por nascimento, já que era filho de Saul e Davi por unção, já que fora escolhido pelo sacerdote de então para ser o segundo rei de Israel.

Quando vivo Jônatas salvou a vida de Davi das mãos de seu próprio pai. Mas, em uma épos que Davi estava fugindo de Saul, o povo de Israel entrou em guerra e tanot Saul quanto Jônatas acabaram mortos.

O tempo passou e um dia Davi, provavelmente pensando nas alegrias desta amizade, perguntou à um dos servos que por ali passava, se havia  por acaso alguém da casa de Saul. Deixemos de lado o caráter, intenção e até o nome do servo e vamos ao final do diálogo: Havia sim. Um filho de Jônatas. Mefibosete, seu nome.
Leia mais sobre Mefibosete em: 
Algumas considerações sobre ele aqui
Encurtando tudo, Davi convidou Mefibosete para voltar a Jerusalém, com a segurança devida e este teve direito à sua herança. Já que até então vivia na casa de um de uma autoridade de Lodebar. O Jovem desterrado, que por acaso era deficiente físico, voltou a ter seus poderes de príncipe, embora a herança real que governava Israel fosse a determinada pelo sacerdote citado ante. Ainda tinha liberdade de ir e vir na Casa do rei e ter uma vida melhor, em sua própria propriedade.



"A amizade pode ser vista de vários modos e podemos ter vários amigos, mas classifica-los é fácil, embora reconhece-los nem sempre. Afinal, existem 3 tipos de amigos:

AMIGOS DO PRAZER -Servem para alegrar sua vida, se tem festa, se a vida é uma festa, pode contar com ele;

AMIGOS ÚTEIS - Estes são bons enquanto serve, enquanto você tem algo a oferecer, estão por perto quase sempre; e por último,

Minha amiga e filhota
Michele
AMIGO MÚTUO - (O singular é proposital) Este é aquele amigo da amizade viva, admiração recíproca, é mais chegado que o irmão."

Devemos meditar nisto. Afinal na vida as vezes valorizamos os amigos errados. Os investimentos que fazemos nas pessoas é necessário para o bem estar, tanto dela, quanto seu. Não podemos deixar de lado os valores que o próprio Senhor Jesus ensinou: Amar o próximo como a si mesmo. 
E o que quer dizer isto? Quer dizer que devemos dar aos outros o que gostaríamos de receber em troca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter