Translate / Traduza

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reformulando seu Casamento - A Sogra

Convivendo com a Sogra

A Sogra
Tem um pensamento muito antigo que diz que as mulheres que são bem tratadas pelos maridos, tem na sogra uma mãe.
Não sei se de fato é verdade, mas sei que é a mãe que prepara o caminho que ela vai seguir quando o filho se tornar independente e ter sua própria casa.
Tenho visto todo o tipo de sogra na vida e já vi muitas noras que não abrem mão do marido,porque tem sogras maravilhosas. Só que estas sogras se fazem mãe das suas noras.

Conviver com uma pessoa diferente de você é difícil, mais quando nos casamos acabamos juntando nossas vidas à de toda a família de nosso cônjuge.
Os problemas de convivência são inevitáveis, mas é nossa atitude que vai, na maioria das vezes, comandar a relação que vamos ter entre famílias.

Algumas coisas a considerar para viver bem com sua sogra:
  • Ela chegou antes de você;
  • Ela abriu mão - sem ter como dizer não - de sua melhor obra, seu tesouro maior;
  • Ela tem mais experiência que você - e não vai esconder isto de você;
  • Ela pode parecer uma bruxa - mas ela é um ser amável, você pode ama-la, se quiser - e se for inteligente;
  • Ela sabe o que ele gosta - de verdade.
  • Sua sogra pode ser sua aliada, você deve descobrir como chegar ao coração dela;
  • Qualquer dúvida sobre ele, converse com ela, ninguém conhece ele como ela e um bom papo faz com que você conquistá-o ainda mais;
  • Evite ser o problema da família e conquiste o coração de todos;
  • Seja sempre agradável com ela, é na casa dela que você vai passar a maioria das datas festivas;
  • Aprenda a barbanhar, quando se consegue a simpatia da sogra, as portas se abrem, pois ele vai achar que você é a única mulher que vai dividir o amor dele com ela,
  • Lembre-se que um netinho pode mudar muita coisa, ela vai adorar ter outro ser para acostumar mal, ninar e estragar.
Acho que uma mulher esperta de fato, vai fazer de tudo para viver bem com a sogra - principalmente aquelas que vivem em uma cultura em que a sogra não mora dentro de casa.
Se você soube exercer um monte de tarefas para conquistar o filho, pode sim conquistar a mãe. Tente técnicas diversas, mas tente viver bem com aquela que deu seu maior presente para você. Ela abriu mão daquele serzinho que ela criou com todo zelo e agora ele saiu de sua caixa de jóias e, vamos ser sinceras, tem hora que você olha para ele como se fosse uma bijouteria bem da fuleira...
Vivemos sempre querendo estar à parte das outras pessoas, mas assim como sua família não quer ver você sofrer, a família de seu cônjuge também não quer ver ele sofrendo. Assim, pense em uma forma de mudar sua relação com aquela que gerou quem você jura ser o homem de sua vida.
Se ele é de fato aquele que te faz feliz, que será seu copanheiro de toda a caminhada, bem, talvez possa valer o sacrifício de viver bem com aquela que o gerou. Sei que até ele vai ficar feliz se você tratar melhor ela, pois.caso você tenha esquecido, sua sogra é uma mãe! A mãe dele, mas se você for esperta, garante o título para você também.
Se você tratar bem ela, ta mbém será bem tratada por ela.



Do Ponto de vista Bíblico, se prestar melhor atenção, você há de concordar comigo que se faz um corpo só com seu esposo, sua mãe agora é a mãe dele e a sua sogra - mãe dele, agora é sua também.
Você vai precisar aprender ama-la.
Na verdade, as pessoas que acreditam que amor se aprende - e amor se aprende - tem maior facilidade para amar a sogra.
Jesus mandou a gente amar nossos inimigos e sua sogra NÃO é sua inimiga! Sendo assim, sabendo que ela pode ser sua amiga, o que você precisa é conquista-la.



Genesis.2:21-23 "Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez a mulher e a levou até ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixara pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne."
Esta união não é um símbolo, como muitos dizem, é uma junção, um vínculo espiritual. Nada tem a ver com a atividade sexual. É uma questão de alma até. Isto é, com o casamento o homem e a mulher são parte um do outro de uma forma mais profunda, onde um busca fazer o melhor para que o outro viva bem e nesta busca individual, que cada um tem sempre o interesse pela felicidade de um pelo o outro sempre.
Repito: Se quero o bem daquele que amo, passo a amar aqueles a quem ele ama e respeito aquilo que ele ama ou acredita e isto de ambas as partes.





O problema das pessoas é que se casam, e não peercebem que elas não se unem apenas uma à outra; também se casam com uma família diferente, com novos pais e irmãos, ou seja a nova família consiste em no sogro, na sogra e, talvez, nos cunhados.

Esses novos parentes tem personalidades diferentes e trazem consigo tradições familiares que diferem das suas. A maneira de se relacionarem e tratarem-se entre si, é totalmente diferente das de sua família. Estas diferenças costumam gerar dificuldades para as quais você não estava preparada, são os famosos ajustes.

Ou você aceita isto e começa a fazer sua parte para mudar a situação, ou vai ter problemas de convivência, quie poderiam ser resolvidos com diálogo, observação e amor.

Você pode listar algo que funciona em trabalho de grupo, mas vai dar certo em sua relação com a família de seu cônjuge:
  1. Regra de Ouro: Ouça antes de falar
  2. Regra de Prata - Aprenda a Respeitar
  3. Regra de Platina - Fale por você, nunca fale pelo seu cônjuge, ele sabe o que e como falar com a mãe.
  4. Regra de Paldio - Procure Negociar - não há nada que um bom argumento não vença
  5. Regra de Bronze - Jamais exija, apenas peça
  6. Regra de Aço - Deixe livre - Ninguém gosta de sentir-se prisioneiro, conceda a quem você ama a liberdade de viver perto daquelas pessoas que ele chamou de família a vida toda
  7. Regra de Diamante - Ame, acima de tudo. O amor supera tudo e vence qualquer guerra.

A forma que você trata as pessoas hoje, determina a forma que ela te trata amanhã e nào esqueça da Lei da Semeadura " ... pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." - (Gálatas 6:7)


Pense Nisto!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter