Translate / Traduza

sábado, 9 de março de 2013

Comunhão com Deus


Comunhão com Deus
Leitura Bíblica

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 
1 João 1:6-7
A Bíblia nos aponta o caminho. Mas a Bíblia também nos julga através de nossos atos. E o faz de forma clara, como vemos na passagem de I João, que nos orienta a entendermos quais os atos que uma pessoa que tem comunhão com Deus pode ou não cometer. Mentir, segundo esta passagem e a não praticar a verdade são atitudes que não condiz com quem afirma ter comunhão com Deus. Coincidentemente agir de forma correta é também agir de forma moral aceitável no ponto de vista da Sociedade e por isto muitos não cristãos, que agem de forma correta e segue a ética, são ferrenhos inimigos do Evangelho, pois eles não acreditam na conversão da maioria das pessoas, alegando que não errar por medo do Inferno ou da Justiça, não é uma atitude nobre ou aceitável. E particularmente, eu acredito da mesma forma. Não aceito quando uma pessoa afirma que escolheu servir Jesus por medo do Inferno. O Inferno é o destino certo de quem anda contra a vontade de Deus e, infelizmente, alguns que se dizem cristãos e não são, destinam-se ao abismo por causa de suas atitudes.
Ser cristão não tem nada a ver com agir de modo correto no ponto de vista social, mas é uma necessidade de cidadão e deve ser uma atitude natural, uma vez que conhecemos os valores éticos da Sociedade que vem inseridos nas pessoas de forma natural ou são apresentados ao indivíduo desde a infância.
Uma vez que já entendemos isto, vamos ao que de fato interessa no ponto de vista espiritual. Servir a Cristo é uma escolha pessoal que tem a ver com religar-se a Deus, entender que desde o pecado original, somos desligados enquanto criaturas do Criador. E foi só para isto que Jesus veio ao mundo SÓ PARA NOS RELIGAR  a Deus.
Para as pessoas isto é muito pouco e até para as pessoas que se dizem cristãs, por isso mesmo as Teoria da Prosperidade, do Poder de Deus, do Medo do Inferno fazem tanto sucesso, simplesmente porque as pessoas acreditam que o PLANO DE DEUS é pequeno, insignificante. Sim, mesmo entre os cristãos, o PROJETO DE RELIGAMENTO é algo difícil de entender por sua aparente simplicidade.
Só que o Projeto de Religamento apenas parece simples. Só o vemos simples por não conhecermos ao que ele de fato se refere e penso que o que Paulo falou aos cidadãos de Coríntios serve também para a nossa situação:
“Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” (1 Coríntios 13:12).
Quanto ao agirmos de forma correta, sendo esta  a obrigação de todos, independendo de ser cristão ou não, quando escolhemos viver em comunhão com Deus, que é Luz, devemos agir de forma clara. Deus não aceita os erros que chamamos de comportamento ético, mas que na verdade são comportamentos  também errôneos no ponto de vista cristã. E é o que consideramos como ‘andar na luz’.
O Plano de Deus para a salvação do homem pode ser visto como  o relacionamento do pai com os filhos. Os pais se sacrificam pelos filhos. Muitos ao ver seus filhos correrem riscos colocam-se na frente e até morrem e foi o que Jesus fez. Quando Deus criou o ser humano, fez para que ele vivesse em comunhão com Ele e não desligado. O homem foi desligado por seu erro ao dar ouvido a voz de um estranho, uma atitude muito comum entre os jovens, que se deixam seduzir pelo que parece belo.
Quando os filhos erram, os pais os permitem ser castigados, seja pelas cobranças familiares e até pela Justiça, o que não quer dizer que não o ame. Mas mudar de atitude é algo que o filho vai ter que fazer sozinho, mesmo que orientados.
O Plano de Deus para Salvar o homem foi exatamente isto, Jesus veio e se colocou entre aquele que queria destruir a criatura de Deus e embora pareça simples, é algo maravilhoso que deve ser melhor observado.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter