Translate / Traduza

sábado, 4 de abril de 2015

A Primeira Páscoa - Porque hoje é Sábado de Páscoa




        Vamos falar sobre a Páscoa? A primeira delas? É uma História de Libertação. Remete-nos ao passado, à uma época em que um povo inteiro vivia escravo de um país e ali, debaixo de castigos e sendo privados de seus direitos de nação e propriedade, não podiam se expressar e nem manter sua cultura. Isso aconteceu aproximadamente 1.445 anos antes de Cristo e esta história está registrada à partir do capítulo 3 do Livro bíblico de Êxodos.
         Um dia, um dos filhos deste povo escravo, que vivia longe destas terras. seu nome era Moisés e ele fora criado na casa do Rei do Eito, como filho adotivo da filha do rei egípcio. Aos quarenta anos, envolvido em um problema entre um escravo e um egípcio, matou o filho da terra. Mas alguém mais o viu. Um dia, quando foi resolver uma questão entre dois hebreus, um deles o lembrou de seu crime e ele temendo por sua vida, fugira e fora viver longe de sua casa adotiva e também de seu povo de origem, os hebreus.
        O tempo passou, Moisés se casou com a filha de um sacerdote de outro povo, um homem muito sábio e com quem estreito laços. Em determinado dia, enquanto apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, Moisés teve uma experiência única e inequívoca, que o fez crer que fora chamado para libertar seu povo do Egito. Do meio de uma sarça em fogo, ele ouviu o chamado de Deus e obedeceu.
       Moisés partiu dali, determinado a procurar seus irmãos e junto com Arão, seu irmão, foram ao rei. O Faraó não quis ouvir os pedidos do povo e por 10 vezes ocorreram coisas estranhas aos egípcios. E só a eles. Os hebreus não eram afetados. Mas o maior de todos foi a visitação do Anjo da Morte. Moisés visou ao povo que o Anjo da Morte levaria o primogênito de toda  a casa do Egito e só pouparia aquele que tivesse nos umbrais da sua porta a marca do sangue do cordeiro.
       Como Moisés falou, assim aconteceu. E foi por este motivo que se instituiu a Primeira Páscoa.

Veja como foi:
     
      Como tanto hebreus quanto egípcios vivessem nas mesmas terras, para que os filhos de Abraão não fossem vítimas desta praga, o Senhor ordenou a Moisés que pedisse ao povo que matassem um cordeiro macho, de um ano, sem defeito e o sacrificasse ao Senhor. Era um por família e o cordeiro podia ser dividido com as famílias menores (Êxodo 12-4). O sangue deste cordeiro seria aspergido nos umbrais e vergas das portas,  assim, como dissemos antes, quando o Anjo passasse e visse a marca, 'pularia' esta, seguindo adiante. O termo Pesah, em hebraico, que nos é traduzido por Páscoa, significa "Pular além da marca', ou poupar, passar por cima. E foi através deste artifício que o povo hebreu foi poupado das dores da morte naquele dia.
         Por causa disto o povo hebreu foi liberto das garras de Faraó. Libertos de séculos de Escravidão e sofrimento. E esta marca se tornou símbolo de livramento. Esta foi a primeira Páscoa.

 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter