Translate / Traduza

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Não conte seus segredos


 
Mantenha sua Privacidade

Elisabeth Alves do Nascimento
Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis.
Provérbios 31:3
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
Provérbios 14:1


As pessoas não sabem como é ruim expor suas vidas.
Colocam seus relacionamentos
 e seus planos em destaque, como se fosse necessário publicar ao mundo os seus objetivos e sonhos, como se disto dependesse a sua felicidade e não percebem que agindo assim acabam destruindo o que esperam.
As pessoas expõem tanto suas vidas que a maioria delas esperam que os demais façam isto e quando os outros não fazem são definidos de chatos, esnobes e outros adjetivos negativos, como se fosse defeito cuidar de sua privacidade.
Quando olho alguns perfis na Internet, pessoas na Faculdade ou na Igreja e vejo como gostam de expor suas vidas, me pergunto  como agiria a Mulher Virtuosa.
Gosto desta passagem, ela é muito útil para as famílias. Ela era uma mulher igual as outras de seu tempo, mas agia de forma diferente, pois se suas atitudes fossem um padrão, ela não seria louvado pelo autor de Provérbios – o livro bíblico. Se todas as mulheres fossem como ela, não saberíamos a diferença, pois não daria para confrontar. Só se pode comparar dois universos diferentes e o sábio faz ao nos apresentar  a mulher com quem não se deve andar.
A mulher virtuosa não ficava na janela falando de seus planos e contando seus segredos de alcova.
As pessoas sabiam que ela era um sucesso, pois via seus projetos apenas quando realizados, sabiam de seu sucesso como esposa pois viam os resultados de suas atitudes. Sabia de seu empenho como mãe, pois viam como seus filhos agiam. Percebiam que era uma boa administradora pois viam suas servas gerando rendas e cuidado dos bens de sua senhora.
Sim a mulher Virtuosa foi vista como alguém nobre, de sucesso, pois as pessoas notavam os resultados de suas atitudes, mas ela não tinha tempo de mostrar aos outros seus sonhos e não se perdia contando quais eram eles. Ela saia e agia.
Sonhar sem ter Atitude não resolve nada, não muda o mundo de ninguém.
Hoje as pessoas falam tanto em sonhos e muitos acabam sofrendo por não realizar nada, mas por  dividirem com todos o que deseja fazer e acaba perdendo as oportunidades, uma vez que outras pessoas podem aperfeiçoar seus próprios projetos à partir das que ouvem. Assim, muitos perdem as oportunidades de seguir em frente por ter mostrado suas armas a outros.
Há na Bíblia um exemplo de alguém que deixou de vigiar em momento de paz e entregou ao seu inimigo os seus segredos (II Reis 20-12). O orgulho e a falta de vigilância mudaram o destino deste rei.
Mantenha sua vida de forma privada. Privacidade é seu maior bem. Não conte a todos os seus sonhos e não mostre a qualquer um a sua felicidade.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter