Translate / Traduza

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cuide de ti mesmo


              É bonito ter um ministério pessoal abençoado. Mas muitos de nós, deixamos de pensar em nossas vidas particular e passamos a viver exclusivamente para a Obra. Isso é um grande erro. Para termos um Ministério realmente abençoado é necessário que antes cuidemos de nossas próprias vidas. E não se trata de estarmos falando de vida conjugal. Não mesmo. É de algo mais simples, nossa própria vida. 
             Em I Timóteo 4 16, lemos: Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nesses deveres, pois agindo assim, salvarás tanto a tua própria vida quanto a todos que te derem ouvidos. E se observarmos na primeira parte, quando diz para tomarmos cuidado de nós mesmos, vemos que este cuidado reflete também no que ensinamos aos outros. Sim, na verdade nossas atitudes são o maior legado que podemos deixar aos outros, pois elas constituem o Testemunho que outros verão e seguirão. Sabendo que seremos tomados por exemplo, devemos agir de forma que nossas atitudes sejam grandiosas e que elas não desfaçam nossas palavras. Cuidar de si mesmo envolve  desde um bom banho à nossa postura na vida, com as pessoas com as quais lidamos fora do convívio espiritual. Cuidar de nossas referências, de observar nossas próprias palavras de modo que elas conduzam sempre vida e paz aos demais, mesmo quando elas não estão relacionadas à Palavra de Deus. 
            O próximo versículo que me chama a atenção está mais adiante, em II joão 1:8 e diz: Acautelai-vos, para não destruirdes a obra que realizamos com zelo, mas para que, pelo contrário, sejais recompensados regiamente. E como podemos destruir a Obra que realizamos ?  Se agimos de forma a desagradar a Deus, a desrespeitar as Leis e a Ética, por certo todo o nosso Trabalho é vão, já que nossas atitudes desfazem o que já temos feito. E muitas vezes somos reprovados nas pequenas coisas. Sim, pois são nos detalhes que deixamos passar o que realmente importa. E se agimos de forma errada com alguém, com o passar do tempo nossas atitudes erradas se tornam parte de nosso repertório de ações e agir de forma contrária passará a ser uma atitude corrente e destruirá tudo o que tivermos construído. E isso não é só nos aspecto espiritual, é em todas as áreas de nossa vida, em nosso cotidiano. E em Lucas 21:34 somos admoestados a não darmos lugar aos desejos carnais. Veja:  
Tende cuidado de vós mesmos, para que jamais vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da libertinagem, da embriaguez e das ansiedades desta vida terrena, e para que aquele Dia não se precipite sobre vós, de surpresa, como uma armadilha. Um versículo precioso que nos ensina a evitarmos muitas das tentações cotidianas e bem listadas: Não deixarmos que a libertinagem tome espaço em nosso coração, não nos embriagarmos, não nos preocuparmos demasiadamente com as coisas terrenas. Vale lembrar aqui que embriagar-se é dar lugar a diversas situações, não é apenas exagerar no vinho, é exagerar em tudo, até no que nos convêm. Paulo nos ensina algo maravilhoso em um verso que encontramos mais de uma vez em suas cartas: Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convêm, ele disse. E o maravilhoso da Fé e da Graça é exatamente isso: Somos Livres, MAS nossa Liberdade não pode ser usada de forma a sermos Libertinos. Liberdade e Libertinagem são palavras essencialmente diferentes e antônimas até. 
             Cuidar de nós mesmo exige muito, está ligado a observarmos nossas escolhas, a prestar atenção nos detalhes e não nos deixarmos iludir pelo que parece bem, mas que poderá nos trazer prejuízos irrecuperáveis. Obviamente, para que nossas atitudes sejam irrepreensíveis é necessário que observemos na íntegra um outro versículo, também orientação ao jovem Timóteo: Tu, no entanto, permanece no ensino que recebeste e sobre o qual tens plena convicção, sabendo perfeitamente de quem o tem aprendido (II Timóteo 3:14). 
            Que Deus fale melhor aos nossos corações.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter