Translate / Traduza

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A vaquinha - os dias maus um dia chegam e agora?

A vaquinha, um dia morre e daí o que você vai
fazer para viver? 

Na vida somos colocados frente a situações que nos fazem ver o quão inábeis somos. Devemos, nestes momentos ver o que podemos fazer para sair de uma situação de crise e não nos escondermos. Ou fazemos algo, ou morremos à mingua.

Existe uma Parábola Moderna que cabe bem neste assunto, é a História da Vaquinha.


 A vaquinha 


Uma família vivia nas proximidades de uma grande fazenda. Viviam em uma pequena cabana, em extrema  pobreza, com imediações sem calçamento, era composta do casal e três filhos,  vestidos com roupas rasgadas e sujas. 
A família vivia ali pois o adminstrador da fazenda permitia, dado as circunstâncias, o pai sempre fazia pequenos serviços que justificava a situação.
A morte de Cristo nos fez herdeiro de seu ministério:
Ide e pregai! - Marcos 16 -15
O que de fato dava sustento à família era uma vaquinha que através de  vários litros de leite que ela produzia  todos os dias.A família vendia parte desse produto ou trocava na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte da produção eles fabricavam  queijo, coalhada, para o consumo próprio. Assim, eles sobreviviam...
Em um determinado final de semana, o dono da Fazenda, determinou que a vaca, que lhe pertencia fosse vendida.
O administrador vez de tudo para demover da idéia, mas seu trabalho foi inútil. Cumpriu a ordem e e dias depois seguiu seu caminho, desistindo do trabalho dado aquela situação que o marcou profundamente.
Mesmo com seu afastamento, aquela cena ficou marcada na sua  memória durante anos.

E muitos anos se passaram, quando um dia o administrador resolveu voltar a cidade, para ver o que havia acontecido, em seu coração pretendia pedir perdão à família e ajudá-los, já que agora podia ajudar.
Quando se aproximou do lugar, viu que a coisas tinha mudado muito. A fazenda agora era muito maior, com muitas novas árvores floridas, carro na garagem, crianças brincando no jardim. 

O homem ficou triste, pensando no que havia acontecido com aquela humilde família, mas em sua lembrança surgiu a esperança que por ser um lugar sempre tão cheio de informações de vizinhos, os novos moradores da fazenda poderiam saber o destino da pobre família. Apertando o passo e chegando lá, o homem chamou e foi atendido por um jovem bem educado, que o recebeu e fez com que ele entrasse na imensa fazenda.
Guarda o teu coração, para que nele Deus seja
 sempre teu tesouro e só assim você
poderá crescer quando a situação mudar.
Assim, que pode questionar sobre a pobre família que morava ali.
Ao que o jovem, sorrindo, respondeu:
- Ora, mora aqui. Eu sou um dos filhos do casal.
O homeme espantado, perguntou: 
- Como é que o senhor ficou tão bem de vida?"
E o jovem então respondeu:
- Nós tinhamos uma vaquinha. Um dia o antigo dono mandou o administrador dar fim a ela. Então, deste dia em diante, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tinhamos. Assim, quando o tempo passou, conseguimos uma vida melhor. Quando o antigo dono quiz desfazer da fazenda, meus pais a compraram.
O antigo administrador percebeu então que quando o antigo  proprietário  pediu que desse fim da vaquinha, tinha na verdade ajudado a pobre família, que mudou de atitude e cresceu muito.

Reflita:

Na verdade, todos nós temos uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para a sobrevivência e uma convivência acomodada com a rotina. Um dia a vaquinha pode ddesaparecer. E você, o que vai fazer com a situação?

NA vida podemos aproveitar as situações e crescermos mais em decorrência desta situação.
A vida está cheia de experiências como esta e nós não as observamos.


 Quando Jesus foi preso, os discípulos amedrontados, foram se esconder.

Qualquer pessoa pensaria, ao ve-lo pendurado na cruz, pensaria: Está acabado!
Grande Promessa.
Volte Senhor, a tua Noiva te espera.
E esta pessoa não estaria errada, dado as últimas  dos discípulos. Só que Jesus, ressuscitou. Mas não ficou aqui, foi ao encontro de seu Pai.
Jesus sobe aos céus e o que será que  o nosso suposto observador pensaria? 
- A casa caius.
E também não era de se esperar outra coisa.
Os dias maus enfim chegarão para os discípulos. Com a ascençãod e Cristo ao céu, as perseguições aumentaram em uma escala inimaginável.
A situação se apresentava insustentável.
  • Pedro, um dos apóstolos, era um homem de caráter inseguro. Alternava momentos de muita fé e de total fraqueza espiritual.
  • João era um romântico inveterável, e já tinha passado por uma situação conflitante, quando permitiu que sua mãe fosse ao encontro do Mestre, intercedendo por ele e seu irmão, para que fossem importantes no céu.
  • Em determinada situação, nenhum dos discípulços, tiveram preparo espiritual suficiente para expulsar um demônio de um jovenzinho, ao que o Senhor Jesus ensinou que certas castas só são expulas com jejum e oração.
  • E  Tiago, foi um dos que dormiram no Horto, quando Jesus prec isava de seu apoio.
E foi à estes homens fracos que ficou determinado que dessem continuidade ao trabalho do Senhor Jesus!
Qualquer um diria que isto não daria certo.
Só que estas espectativas negativas, não levavam em consideração um fator importante.
A força de vontade que aparece nas crises.
  • O Pedro temeroso e fujão, em seu primeiro discursos, encaminhou 3 mil almas a Cristo.
  • João chegou a ser lançado em banho de azeite e foi setenciado à Ilha de Patmos
  • E Tiago, quando preso, não negou ao Senhor, morrendo por este motivo, como um dos primeiros mártires do Evangelho.
E foi assim que nós fomos alcançados. Isto é, foi preciso que perdessemos a nossa zona de conforto.
Quando perdemos a presença física do Senhor, fomos alcaçados pela força de uma outra presença, a do Consolador prometido.

Em nossos dias não é diferente, ainda temos nossas vaquinhas, mas não estamos preocupados com isto. Só nos veremos perto de decidir por morrermos ou crescermos, quando a vaquinha deixar de existir.

***********************************. 





Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter