Translate / Traduza

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Orgulho

O Orgulho
Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, impuros [...] 2 Timóteo 3:2
Mas Ele concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".Tiago 4:6 
         Quando observamos  bem o homem que sobe ao poder e pode ser o mais pequenos dos poderes, percebemos o quão mesquinho ele pode ser. Pode-se observar, a título de exemplo, os guardas de trânsitos (brasileiros) que por se verem responsáveis pelas ruas, se julgam também responsabilizados pelo destino final do Homem e multam demasiadamente e sem responsabilidade, agridem e zombam dos motoristas e transeuntes, como se aquela farda lhe dessem poderes sobrenaturais e, além da impunidade disfarçada de direitos de servidor público, também lhes conferissem a Imortalidade.
       As pessoas orgulhosas esquecem-se que as fazem diferentes das outras é transitório, como a vida, um dia acaba. Se é beleza, muda ou se desfaz com o tempo; se é dinheiro, se esvai com o tempo e uso duvidoso que se faz dele; se é um cargo em empresa pública ou privada, se é tirado dele como foi o seu antecessor. Seja o que for que diferencia uma pessoa de outras, um dia surge alguém com qualidades superiores a estas e jaz o reinado do orgulhoso. O tempo costume ser agressivo com quem humilha os outros, não porque o tempo tome as dores dos humilhados, mais porque ao passar, muitas vezes o que tinha poder acaba precisando de alguém que um dia ele subjugou sob seus pés orgulhosos.
        Chamo, para concluir esta Reflexão a Crônica de um poeta, Tobias Mota Lopes, que escreveu sobre O Orgulho e nos mostra bem como é importante abandonar este Sentimento absurdo, por saber que ele não leva à nada. Leia, e tenha um bom dia.

           Não existe ninguém poderoso, pois, para alguém ser poderoso sempre dependerá da disposição do outro para obedecê-lo. Portanto, quem mais tem poder é o que mais depende do consentimento do outro e, por conseguinte, o menos livre. E assim, todas as outras coisas se relacionam dessa forma. O orgulho, por exemplo, nos mostra como somos poderosos, devido ao próprio tamanho gigantesco que nós mesmos damos a ele.           
          O orgulho é contrário ao amor, ao progresso e toda forma de união salutar, pois ele é egoísta e, a pessoa orgulhosa se perde no próprio vazio e na frieza do seu existir. 
           E que possamos aprender a deixar o orgulho de lado e aprender a aproveitar a cada momento que nos pertence com as pessoas queridas. Devemos aprender a canalizar toda nossa energia para coisas boas e aos poucos diminuir o a força dos vícios. Temos o poder para isso! Dessa forma, aprenderemos a viver e amar e não desperdiçar o nosso raro tempo. Mas, se insistirmos em trocar o amor pelo orgulho, que aprendamos a viver com ele, com a solidão, com a saudade e com a falta de si, que reconhecemos no outro. 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter