Translate / Traduza

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Incentive seus filhos lerem a Bíblia



Filhos - Incentive a Leitura Bíblica
Elisabeth Lorena Alves
Muitas famílias insistem em dizer que seus filhos não gostam de ler e se for a Bíblia então! Mas quem tem o hábito da leitura sabe que a maioria das pessoas não tem elas mesmas este hábito. Muitas famílias lerem apenas na Escola e em suas casas não há livros. Já vi pessoas dizerem que não acumulam livros pois criam baratas, mas em suas casa tem DVD e CD que foram usados uma vez na vida e só!
Quando o assunto é ler a Bíblia, tem mãe e pai que só fazem isto na Igreja e quando fazem e isto não serve de incentivo para a criança e os afasta da advertência do sábio que disse: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele (Provérbios 22:6).
Timóteo foi criado desde a mais tenra idade ouvindo a Palavra (II Timóteo 3-15) e foi isto que o tornou um pregador e, segundo a Bíblia, que ensinava era sua mãe e avó, nenhuma delas passou a responsabilidade para o pai do menino. Para aquelas mulheres sobrou a alegria de terem seu trabalho reconhecido nos resultados obtidos com o ministério deste pregador.
Muitas mães passam horas ocupadas com seus próprios pensamentos e com suas crenças inúteis de que estarem só na Igreja e deixarem seus lares por conta da vontade divina, tudo sairá bem. Como estão enganadas! É bom sim estarem prontas a fazerem a obra, mas o ministério de uma esposa é o seu lar. Cuidar da casa e da família é uma honra que deve ser levada a sério por cada uma das mulheres. Hoje muitas esposas querem ter independência financeira e deixam suas casas nas mãos de terceiros, enfrentando assim o Mercado de Trabalho. Ao voltar aos seus lares não param com seus filhos, não observam suas necessidades e assim os filhos crescem sem cuidados específicos. Ainda por passarem pouco tempo com seus filhos não os corrigem e assim eles crescem sem limites.
Quando se esta tentando inserir na rotina da criança uma atividade, deve-se participar ativamente. Quando esta atividade é a leitura deve-se ser mais presente ainda. Os pais devem aproveitar estes momentos para estreitar os laços familiares com seus rebentos, sentar com eles em um lugar sossegado, abraçarem-se e manterem-se próximos, pois mesmo que a Leitura seja cansativa, a criança sentirá segurança para fazer suas próprias cobranças ou aquietar-se no aconchego do abraço e acabar prestando atenção no que ouve e lê.
Uma dica simples e maravilhosa para a Leitura da Bíblia com a criança é usar uma versão infantil – respeitando a faixa etária. A criança que gosta de coisas coloridas e muitas figuras podem preferir revistas bíblicas e hoje encontramos elas até para colorir.
Tudo deve ser tentado para que a criança interesse-se pela Leitura e não só pela Bíblica. Introduza na educação da criança livros diversos de aventura, de músicas e romances infantis e ela se habituará a ler e amar esta atividade.
O sábio nos ensina que Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos (Provérbios 14-1) e saber escolher um bom momento para introduzir o hábito da Leitura é uma atitude de sabedoria, seja mãe ou pai que vá fazer isto.
O ideal mesmo é iniciar o hábito de ler com a criança o mais cedo possível e fazer isto com carinho. Não devemos nos esquecer que ensinar a criança o verdadeiro valor da Palavra é nossa obrigação em todo o tempo: E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te (Deuteronômio 6:6-7).
Não devemos esquecer algo essencial, a Escola prepara a criança culturalmente, a Igreja ensina as práticas da fé, mas a ética, os bons costumes e a fé, o dever de passar isto aos filhos é e será sempre dos pais. Não abra mão de seus filhos. Quando você deixa de investir nela na infância, permite que outros o façam e geralmente as crianças vão prestar atenção nos coleguinhas e seguir seus hábitos. Uma vez que você perdeu a atenção de seu filho na infância, resgatá-la torna-se uma atividade quase impossível.
Pense no futuro de seu filho hoje, invista em qualidade de vida, mas prefira sempre investir em qualidade de vida moral, incuta neles desde novos, os bons costumes e ele de fato não se afastará nem de ti, nem de seus ensinamentos e muito menos de Deus.
Incentive a Leitura, não só da Palavra e os resultados se apresentarão no futuro de seu filho. Pense sempre nisto.
Devemos sim orar por nossos filhos, mas oração sem ação não dá resultados.
Dê exemplos lendo, mas não só com eles, descubra você mesmo o prazer em uma boa leitura.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter