Translate / Traduza

domingo, 11 de novembro de 2012

Anime-se...



As pessoas costumam depreciar as outras. Vivemos uma época em que se propaga o já famosso "bulling"  em todas as esferas da Sociedade. Mas você já parou para pensar que as pessoas não sabem como agir com as outras? Que não sabem que palavras usar para animar as outras pessoas e fazer com que elas saiam de uma situação de pressiva?
E sabe qual o maotivo disto?
Na verdade as pessoas estão preocupadas com seus próprios problemas, investindo todo o tempo que tem em seus próprios projetos e assim vemos adultos e crianças sofrendo de problemas emocionais que poderiam ser sanados com  muito carinho.
Se não é Deus para nos animar, acabamos todos  destruídos pelo pânico e pela depressão.
Procurar ajudar o próximo nestas necessidades também é uma obrigação cristã.
Vou dividir com vocês uma Parábola Moderna que gosto muito que me faz pensar.

Parábola Moderna - O Especialista


Um aluno chegou a seu professor com um problema:
- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor sem olhá-lo, disse:
- Sinto muito meu jóvem, mas agora não posso ajudá-lo, devo primeiro resolver o meu próprio problema. Talvez depois... E fazendo uma pausa, falou:
- Se você me ajudar, eu posso resolver meu problema com mais rapidez e depois talvez possa ajudar você a resolver o seu.
- Claro, professor, gaguejou o jovem, mas se sentiu outra vez desvalorizado.
O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao garoto e disse:
- Monte no cavalo e vá até o mercado. Deve vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível.
O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.
Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.
Depois de oferecer a jóia a todos que passavam pelo mercado e abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e assim podendo receber sua ajuda e conselhos. Entrou na casa e disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
- Importante o que me disse meu jovem, contestou sorridente. Devemos saber primeiro o valor do anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel.
O jovem foi até ao joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
- Diga ao seu professor que, se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
- 58 MOEDAS DE OURO! Exclamou o jovem.
- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer até 70 moedas, mas se a venda é urgente...
O jovem apressou-se a voltar até onde estava o professor para contar o que ocorreu.
- Sente-se, disse o professor e, depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, disse:
- Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única cujo valor só pode ser avaliado por um especialista. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? Todos nós somos como esta jóia - valiosos e únicos e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.
 Entendendo
Deus é o especialista.
Ele amou você de forma tão grandiosa que mandou que seu único Filho viesse a Terra e sofresse dores que nos são comuns. Que morresse naquela cruz, que era um método de morte sofrida e humilhante, que ficasse sem amigos e fosse traído por uma, tudo isto para que você tivesse vida.
Sabendo disto, que tal você pensar melhor em sua situaão e voltar seus olhos para lembranças doces, para as promessas de  Esperança?
Lembre-se do salmista que  animava a si mesmo escrevendo ou cantando salmos que o fizesse recordar da fé e esperança: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus (Salmo 42-11).
Muitas vezes os nossos atos nos aprisionam na culpa e acabamos entristecidos, mas devemos lembrar também de uma palavrado apóstolo Paulo, sobre o perdão de Deus: Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5- 1 e 2).
O hino 126  da Harpa Cristã nos lembra que muitos dos hinos e poesias foram escritos nos momentos de tribulações,e diz ainda que as belas melodias se ouviram em momentos de escuridão.
Lembra de Paulo e Silas na prisão? Quando todos esperavam o pior, eles cantavam.
Pode parecer loucura pensar em cantar na tribulaão, mas experimente. Tenho certeza que vai se surpreender e vai ficar muito mais feliz.
Experimente!

Harpa Cristã

Bem-aventurado o que confia
No Senhor, como fez Abraão;
Ele creu, ainda que não via,
E, assim, a fé não foi em vão.
E feliz quem segue, fielmente,
Nos caminhos santos do Senhor,
Na tribulação é paciente,
Esperando no seu Salvador.
2
Os heróis da Bíblia Sagrada,
Não fruíram logo seus troféus;
Mas levaram sempre a cruz pesada,
Para obter poder dos céus,
E depois, saíram pelo mundo,
Como mensageiros do Senhor,
Com coragem e amor profundo,
Proclamando Cristo, o Salvador.
3
Quem quiser de Deus ter a coroa,
Passará por mais tribulação;
Às alturas santas ninguém voa,
Sem as asas da humilhação;
O Senhor tem dado aos Seus queridos,
Parte do Seu glorioso ser;
Quem no coração for mais ferido,
Mais daquela glória há de ter.
4
Quando aqui as flores já fenecem,
As do céu começam a brilhar;
Quando as esperanças desvanecem,
O aflito crente vai orar;
Os mais belos hinos e poesias,
Foram escritos em tribulação,
E do céu, as lindas melodias,
Se ouviram, na escuridão.
5
Sim, confia tu, inteiramente;
Na imensa graça do Senhor;
Seja de ti longe o desalento
E confia no Seu santo amor.
Aleluia seja a divisa,
Do herói e todo o vencedor;
E do céu mais forte vem a brisa,
Que te leva ao seio do Senhor.



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter