Translate / Traduza

domingo, 1 de julho de 2012

Fuja do que os outros pensam de você!

O que interessa? O que os outros pensam de ti ou o que Deus vê quando olha para tua vida?


Fuja do que os outros pensam sobre você!
(Anonimo)

"Satisfaça-se com o que lhe agrada, e deixe os outros falarem de você como lhes agrada."
Pitágoras

Muitas
pessoas sofre por preocuparem-se com o que as outras pessoas pensam sobre elas. Muitas outras vivem suas vidas em função de agradar a alguém e sofrem por esforçarem-se tanto e não encontrar o reconhecimento da pessoa em questão.
Na verdade a insatisfação consigo mesmo é um mal que assola a Sociedade atual e tem entrado até dentro de nossas igrejas. Haja visto a Igreja, enquanto Comunidade ser constituída de pessoas e por ser assim, acaba sofrendo influência dos sentimentos destas. Sofrer por insatisfação é algo muito comum em nossos dias e deixar de sofrer por não ser aceito nem sempre é algo fácila de se alcançar, haja visto que este mal deve ser combatido desde seu início.
Muitos acreditam que Jesus não se importa com os sentimentos daqueles que classificamos como pessoas sensíveis demais e na Igreja estas pessoas recebem dois tratamentos extremos, mas que não tem intenção de curá-los, são apenas formas de melhor convivência: Tratar-lhes com desprezo ou tratar-lhes com desvelo exagerado como "a pisar ovos".
Jesus tratava as pessoas com respeito. Uma das pessoas que tinha problema de aceitação social sem dúvida era Zaqueu. Um rico cobrador de imposto, profissão que por si só trazia-lhe as desvantagens de não ser aceito pela maioria das pessoas. Além disto, era um homem de pequena estatura. Quando Jesus salvou a Zaqueu, salvou-o antes de si mesmo, de sua própria exagerada auto-crítica. Quando Jesus – o maior Mestre de então – parou sob aquele sicômoro e pediu que Zaqueu descesse afirmando-lhe que pousaria em sua casa, tornou aquele homem importante. Ali aquele homem tornou-se alguém a seus próprios olhos. Ele foi curado da alma, antes mesmo de entender qual era o plano do Senhor para a sua vida.
Ele desceu um homem em processo de cura, e, ao aceitar ao Senhor e dar mostra de arrependimento, Zaque já estava curado.
Esta história deve servir aos muitos que desprezam os mais fracos. Deixam de amá-los e de cuidá-los com o devido respeito. Jesus amava as pessoas e só depois as salvava, e esta deve ser a nossa forma de Evangelizar.

Como Curar Pessoas?
Quando encontramos um irmão ou uma pessoa que faz questão de aceitação, devemos antes entender que elas precisam aceitar-se a si mesmo, antes de continuar a viver suas vidas e projetar seus próximos passos. Isto porque ela esta acostumada a firmar planos de modo que consiga agradar a alguém. Só quando estiver curada esta pessoa irá firmar seus passos de modo que ela seja feliz, independente de outros.
Não estamos falando de incentivar as pessoas a tornarem-se egocentricas, mas estimularmos para que passem a ter real respeito por si, antes de tentar agradar esta ou aquela.
O escritor do Livro de Gálatas discorre sobre Salvação e desvio humano no capítulo 1, mas há ali versículos que serve a nosso propósito, quando diz: Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo (Gálatas 1: 9-10). Sim, servem quando nois afirmam que se servimos a Deus devemos fugir dos anseios de agradar aos homens. E porquê? Ora, simplesmente por saber que aquele que busca agradar a Deus, não pode também agradar aos homens. Na verdade, devemos nos preocupar apenas em agradar ao Senhor, responável por nosso Trabalho, Aquele que nos chamou para participar de Seu Exército. Se perdemos tempo tentando agradar as outras pessoas, deixaremos de lado o que realmente importa: Nosso exercício de Fé!

Não agradamos a todos
Jesus nos deixou este ensinamento de forma clara quando foi questionado por alguns sobre seu Poder e sua personalidade maravilhosa – no sentido de fazer milagres. Alguns diziam entre si: Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Sim,Jesu fazendo milagres, transformando vidas e sendo louvado por muitos, mas ao chegar a sua cidade não teve reconhecimento nenhum, nem mesmo os que precisavam de cura e liberdade, aceitaram-no. Pois ali pouco Ele realizou. Sim, e isto não foi por não ser aceito pelos grandes, pelos religiosos de sua Terra, foi por poucos virem ao Seu encontro. A isto Jesus respondeu: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa (Marcos 6: 3-4).le viveu para curar os que tinham fé e o procurava. Se Ele parasse para sofrer a rejeição cada vez que desagradava alguém, o projeto de Deus para a Salvação dos homens ficaria atrasado, ou pior, Jesus desistiria. Já pensou se Ele pensasse: Eles não se importam comigo vivo, fazendo milagres, logo eu termine o que vim fazer, eles esquecerão de vez. Mas Jesus tinha outro pensamento. Ele veio para salvar e nada e nem ninguém iria atrapalhar seus planos. Para Jesus interessava apenas que um prestasse atenção a Ele: Deus. Jesus ofereceu-se para morrer por nós e esta oferta de dor e sofrimento foi feita de forma consciente a Deus e só a Ele seu único Filho estava disposto a prestar contas.
Devemos tornar válido este ensinamento, pois existem muitos de nossos amados sofrendo por não serem aceitos em diversos meios e ensiná-los a viver de forma a agradar somente a Deus, sem sombra de dúvida é algo de extrema necessidade e urgência. Enquanto não entendermos que antes de Evangelizar com palavras, devemos Salvar com exemplos, estaremos trabalhando de forma vagarosa ao reino. Quando agimos de modo que nosso exemplo seja luz, a nossa palavra se reflete nele. Sim, nosso melhor espelho é o exemplo e, antes que esqueçamos, a Luz se espalha mais rápido que a voz. Voz sofre com a interferência do ruído, já a Luz não pode ser ofuscada pelas trevas.

Mal que atinge a pessoa carente da opinião dos outros
Algumas pessoas quando não alcançam a aceitação desejada podem tornarem-se amargas e vingativas até. Transformando suas vidas a ponto de desejarem até o mal para aqueles que as feriram e isto é algo terrível para elas, mas prejudicial ainda que o desejo permanente de aceitação. Na verdade tornam-se prisioneiras de sua própria decepção. A estas o melhor conselho a dar é sem dúvida este: Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal (Salmos 37:7-8). Este versículo faz parte de uma mensagem sobre os perversos e não devemos nunca incentivar a perversidade, afinal, a vingança nada mais é que uma forma de perversão. Devemos em todo o tempo ajudar aqueles que sofrem através da Palavra de Deus. Afinal é a Bíblia a nossa bússola. Guiar os outros e a nós mesmos através da Santa Palavra sem sombra de dúvida é a melhor forma de nos encaminharmos ao Céu, que deve sempre ser o nosso destino.
Não devemos nos apegar a vingança ou a ira, pois são péssimas conselheiras e nos fazem medir os outros de forma a desagradar ao Senhor. É nossa obrigação fugirmos de yoda a maldade que nos cercam tentando roubar a nossa paz.
A Palavra de Deus nos exorta a não usarmos dois pessos e duas medidas, como se diz por aí: Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer. Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá (Provérbios 11 – 1 e 2). Sim, quando deixamos a ira entrar em nossos corações, ela nunca entra sozinha, trás consigo a soberba, a injustiça e juntos, geram a revolta. E a revolta por certo aniquila a paz!
Pense com amor no próximo que sofre por aceitação e dê-lhe atenção saradora. Quando falamos de amor a alguém, alcançamos sua alma e a salvamos dela mesma, de seus temores. Depois, falar de Jesus vai ser muito mais fácil, afinal, um coração limpo é como a terra recém-arada que esta pronta para a semeadura. Uma vez semeando em terra limpa, o germinar enfim chega e a semente não é perdida, pois cai em bom solo.
Quer salvar? Tente curar os feridos. Afinal, o trabalho do bom cristão é: Levantar os caídos, animar os abatidos, libertar os cativos e mostra-lhes o Caminho para o Céu!


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter