Translate / Traduza

domingo, 6 de dezembro de 2015

Haverá Paz


         Todos os seres humanos passam por dificuldades. Aceitar que o sofrimento tem serventia é uma necessidade para alcançarmos o equilíbrio e a Paz.
          Por maiores que sejam as dificuldades, entender que elas são úteis ao nosso processo de crescimento, nos faz mais pacientes. Assim, podemos prestar atenção aos ensinamentos que elas nos proporcionam. Obviamente que não estou querendo dizer que perder um filho, sofrer uma traição ou sofrer um acidente mutilador sejam bênçãos em sua vida, MAS também não é uma Maldição. Os problemas são ocorrências que não podemos mudar, se eles chegaram até nos por coincidência, por nossa responsabilidade ou de outrem, já não são passíveis de prevenção. Uma vez que ocorreram, basta a  nós o enfrentamento. E uma vez que entendemos que não se pode mudar o que já aconteceu, descobrir a melhor forma de enfrentar os resultados desses problemas é sim uma escolha nossa. Se nos desesperarmos, eles não se desfarão, assim como não serão exterminados se os olharmos com serenidade. Já disse que não estou tentando iludir ninguém.  O que estou dizendo é que entender que não pode mudar o que já aconteceu é a melhor forma de encarar o caminho que está a nossa frente e buscar uma saída menos dolorosa.
          Luiz de Carvalho, que recentemente nos deixou e foi cantar nos Céus, cantava um hino que nos auxilia nessa meditação, pois nos apresenta algo maravilhoso: O Vale só é feio na noite escura e a escuridão de nossa vida se dá justamente porque estamos olhando para dentro, para as feridas que os problemas nos causa, mas quando nos permitirmos amanhecer, vemos o Vale florescer. Sabe quais são as flores deste Vale que você atravessa? Os amigos que permanecem ao seu lado, os familiares que aparecem quando você menos espera, as pequenas alegrias do observar as crianças que enfrentam tudo sorrindo, mesmo que entre lágrimas. Então, quando se sentir cansado, chame o Senhor e que a  Voz d'Ele seja presente em sua vida, resplandeça em sua alma, através do cântico dos pássaros, do sorriso da crianças, das palavras carinhosas de quem ama você.
         E creia: Haverá Paz no Vale para você.



Haverá Paz no Vale, Luiz de Carvalho

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter