Translate / Traduza

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Brasas Vivas Na Cabeça Deles - Pr. Olavo Feijó

Brasas Vivas Na Cabeça Deles  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:20 - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

Escrevendo aos Romanos, Paulo ensina que fazer o bem àqueles que nos fazem mal está de acordo com o ensino da Bíblia: “Mas façam como dizem as Escrituras: Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha” (Romanos 12:20).

O texto das Escrituras citado por Paulo é Provérbios 25:21-22. Se quisermos, poderemos até sugerir que o autor de Provérbios está usando uma pitada de ironia: não há nada que deixe alguém mais sem jeito do que o desapontamento. O malvado acha natural um gesto de vingança. Quando, entretanto, sua vítima reage com bondade, o “remorso e a vergonha’ o desorientam. Por isso, traduções mais antigas afirmam: responder o mal com o bem é como “amontoar brasas vivas na cabeça do inimigo”.

Responder o mal com o bem não é comum na natureza humana. Por isso, no verso 14 nos orienta: “Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês”. De acordo com a Bíblia, não existem o “bem” e o “mal” como entidades autônomas, com vida própria. O que existe é Deus, a única fonte do bem. Consequentemente, “fazer o bem” é, pura e simplesmente, depender de Deus. Quem cultiva comunhão com Deus, pela fé em Cristo, recebe a bênção de vencer o mal com o bem. Com brasas ou sem brasas. 



Outros Altares o Mesmo Deus.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter