Translate / Traduza

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Davi - um coração arrependido

Davi - Um coração arrependido

Elisabeth Lorena Alves
Davi é um personagem que nos dá diversas lições através de sua vida e atitude.
Ele interessou-se por uma mulher, mesmo tendo já muitas outras e por esta ele fez coisas absurdas. Traiu um soldado, traiu seu compromisso com Deus adulterando com esta mulher, foi o mentor da morte do marido dela e com isto, desagradou profundamente ao Senhor.
Um dia Natã, o sacerdote, foi ter com Davi e conversando com ele, contou-lhe um caso sobre um homem que roubou uma ovelha e pediu-lhe que desse a este uma sentença. Davi deu ao homem uma sentença séria, afinal estava acostumado a julgar as situações do seu povo. Mas ele foi surpreendido ao saber que o homem em questão era ele. Davi mostrou imediatamente arrependimento e se colocou a disposição da condena,ão que viesse de Deus através do sacerdote. E que palavras difíceis ele ouviu!
Só que Davi aceitou pois ele tinha um coração maleável, capaz de arrepender-se e jamais atribuía seus erros aos outros. Por isto Deus não rejeitou a Davi: O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Salmo 51-17).
O Salmo 51 é uma comprovação do arrependimento de Davi e sua real reabilitação. Davi tinha noção que precisava limpar seu coração e pediu ajuda a Deus: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável (10), além do mais, ele fez questão de ter refeito seus laços com o Senhor, o que se traduz em seu desejo de que Deus renove em sua vida um espírito reto. Mas com certeza, seu maior medo era ser rejeitado pelo Senhor. Assim sendo ora pedindo que o Senhor não o rejeite e que não permita que o Espírito Santo o deixe: Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito (11). Esta sua oração deixa claro que ele deseja ter de novo o prazer de servir ao Senhor: Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário (12), mas este desejo não era algo egoísta, ele pretendia através da restauração dos laços com o Senhor e da certeza de receber o perdão, mostrar a outros transgressores que havia esperança de remissão para eles: Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti (13). Mas mesmo desejando alcançar outros, Davi não diminuía a intensidade de seus pecados, não usava de eufemismo – palavras bonitas – para explicar quais eram seus defeitos, esclarece na verdade que suas transgressões são crimes de sangue: Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça (14). Davi não diminuía sua responsabilidade, era um homem responsável por seus atos diante de Deus e sabia que Deus preferia esta sinceridade e o arrependimento verdadeiro a uma imensidade de sacrifícios: O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (17).
Que nós possamos aprender com Davi a sermos verdadeiros diante de Deus e dos homens com nossas atitudes, assumindo quando erramos e quando deixamos de agir da forma que o senhor espera que agimos.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter