Translate / Traduza

domingo, 31 de agosto de 2014

Releituras - e se falássemos de Casamento?

[...]
Conselhos Sábios para o Casamento


Tratar a esposa com carinho, sabedor de que ela merece ser tratada como alguém especial, como particular tesouro, deve ser uma necessidade do homem, enquanto esposo. Veja este conselho do apóstolo Pedro: Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações (1 Pedro 3:7)
O esposo deve tratar a esposa com amor e respeito. Como alguém que merece seus cuidados: Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo (Efésios 5:25-28) .
O esposo deve entender isto: Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo, assim sendo, respeita melhor a esposa, tratando-a com o carinho devido. Na verdade cabe aqui outro verso bíblico: A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei (Romanos13-8), sim, entre nós só pode existir uma dívida: Amor. E é algo bom de ter por dívida, afinal o amor nunca acaba e em reciprocidade trás a paz de espírito tão necessária aos nossos dias.

Conselhos para a Mulher

Bem, fica para as esposas um conselho maravilhoso, que muitos destorcem e mudam seu verdadeiro significado, mas a mulher que tem e si a comunhão com o Espírito Santo entende e coloca em prática sem discutir: Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos (Efésios 5:22-24).
Na verdade submeter-se abrange muito mais, pois se estamos em um mesmo propósito, temos prazer em trabalhar para que determinado projeto seja elaborado a contento, para o bem comum. Neste caso, para que nossa relação seja feliz e adequada para dar continuidade da família, ambos vamos abrir mão de algo para que tudo dê certo. E se este esposo que espera que sua mulher seja sua parceira a trata bem, então ela não vai encontrar dificuldade em fazer tudo para agradá-lo também.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter