Translate / Traduza

sábado, 2 de julho de 2011

Jairo e a Mulher do Fluxo de Sangue

Jairo e a mulher do fluxo de sangue
E algumas considerações sobre esperar...
Pastor Sérgio Carlos da Silveira

Introdução

Marcos 5-22


Em um mesmo dia, duas pessoas encontraram com Jesus.
A diferença destas situações, originaram milagres e ensinamentos diferentes e inspiram diversos pregadores pelo mundo.


Os personagens desta passagem bíblica contrastam entre si por sua situação e por sua necessidade. De um lado, Jairo, era um homem rico, um dos principáis da Sinagoga, do outro, uma mulher pobre, que por sua pobreza não teve seu nome questionado, era mais uma sem nome.

Quando tenho pressa 

Talita cumi.
Um pede pela filha de 12 anos.A outra pede pelo sofrimento de 12 anos. Jairo tinha pressa, afinal sua filha estava doente, à beira da morte. 
Em seu caminho apareceu uma mulher insignificante, que atrasou o Senhor.
Jairo não podia esperar, mas esperou.

Benefício da Espera

"...Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se cansam"

A mulher, em seu sofrimento, pensava consigo mesma - Já fiz tudo, agora é só esperar.
Situação bastante peculiar nas pessoas que ainda tem fé, mas o desespero das primeiras dores passou e agora eles podem  pensar em novas formas de saída. 
A mulher ouviu falar de Jesus e seguiu seu caminho ao encontro dele.
A mulher não tinha pressa, sua dor se alongara por anos, perderá tudo o que possuia em busca de sua cura. Mesmo sem pressa, ela recebeu a benção logo.

Quando temos que esperar

Enquanto o Senhor Jesus atendia a mulher, veio a notícia da morte da filha de Jairo. Assim, acabou-se a pressa.Então todos tiveram que esperar.

No caso de seu amigo Lázaro, enquanto doente, ele tinha pressa. Depois de morto, a pressa se foi, mas ele teve que esperar ainda 4 dias.
A viúva de Naim seguia já para o entrerro de seu filho. já passara o tempo de sua esperança. 24 horas de desespero e agora eram os minutos finais de sua dor. Seu filho seria enterrado. Ela não esperava mais nada, ma Jesus chegou no momento certo e agiu.

Em todos os casos, cada um a seu tempo, teve que esperar. A mulher do fluxo de sangue, a viúva de Naim, Lázaro e o próprio Jairo

Quebrando barreiras

A mulher desta situação, ainda era vista de forma pior, porque pela Lei mosaíca, uma mulher hemorrágica era considerada impura. Não podia se relacionar com as outras pessoas enquanto durasse a hemorraga (Levítico 15-25). E aquela mulher estava hemorrágica já há 12 anos.

Filha, a tua fé te salvou!
Para ir até Jesus, aquela mulher teve que lutar contra seus próprios sentimentos. Afinal durante todos estes anos ela foi rechaçada pela Sociedade em que viva justamente por sua impureza. Mas aquela mulher enfrentou todas estes sentimentos, derrubou tods as barreiras que ela criou para se proteger, antes de ir ter com Jesus. Para ir até Jesus ela se humilhou.
Se nós nos humilharmos, a Graça de Deus se manifesta até nos impuros.

Basta uma Palavra do Senhor

Aquela mulher que perdeu tanto em busca da cura, encontrou em Jesus a simplicidade.
Para que sejamos curados pelo Senhor, Bsta apenas uma Palavra.

E lembre-se:
Quando Deus demora, é porque Ele está tecendo um projeto maior.
Confie!



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter