Translate / Traduza

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Pai enquanto sacerdote

O Pai enquanto sacerdote

Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e toda a tua casa. (Atos 16.31)

Somos sacerdotes e como tal devemos manter a Palavra ardendo acesa (Apocalipse 5) E o sacerdócio no lar é uma necessidade atual.
A Sociedade esta permitindo que órgãos públicos dominem o pensamento familiar com leis que limitam a autoridade dos pais.
Enquanto isto os pais cristãos se acanham e esquecem de sua responsabilidade no lar. É necessário que o pai governe bem sua casa, crie os filhos em disciplina e no respeito, um pai que age assim é um espelho adequado para refletir a imagem de Deus (I Timóteo 3 -2 em diante).
Pais que criam seus filhos nestas bases tem por resultado filhos crentes e família unida (Tito 1-5 e 6). Criar filhos para serem pessoas melhores vai além de dar alguns conselhos esparsos, vai além, é investir tempo com os filhos, para introduzir valores morais, cristãos e familiares, afinal toda família tem sua própria ética e é passada aos filhos pelo exemplo e através de conselhos. Como pai um cristão deve sempre envolver sua família. Jós fazia isto, quando acreditava que seus filhos pudessem estar em pecado ele sacrificava ao Senhor para que eles fossem perdoados. Josué é outro pai que sabia envolver sua família em seus projetos, tanto que quando percebeu que o povo estava afastando de Deus, ele afirmou categoricamente que sua família e ele serviriam ao Senhor.
Muitas pessoas se tornam muito individualista, faz parte da sociedade atual ser egoísta e pensar apenas em si. Mas educar filhos requer tempo, justamente por isto, devemos ser pais responsáveis, e jamais deixar para os filhos as decisões sobre sua vida, sejam estas éticas ou espirituais. Tanto Jó quanto Josué sabiam disto e criaram seus filhos com regras e por isto alcançaram sucesso.
Alguns pais erroneamente confunde sobre responsabilidade pessoal da salvação, já que a Bíblia afirma que cada um dará conta de si mesmo a Deus – mas isto na verdade quer dizer apenas sobre prestar conta a Deus – quando o assunto é dar base é responsabilidade dos pais. Na verdade Deus tem um plano para a família, ele chamou Abraão e Sara, salvou Noé e sua família, isto prova exatamente o planejar de Deus para as famílias.
Para que seu lar seja abençoado não espere que sua esposa ore pelo seu lar, faça a sua parte. É por isto mesmo que o homem é o cabeça do lar e do homem será cobrado esta responsabilidade.
No casamento cada um tem sua responsabilidade e cada um tem que fazer sua parte para que tudo de certo, seja no casamento em sim, como em questões que o envolve. E claro, na educação dos filhos.
Mesmo quando a esposa não é convertida, o marido tem que ter postura de chefe da casa, mas nunca esquecer de agir com sabedoria e amor.
Muitos pais acham que basta suprir as necessidades materiais e emocionais de seus filhos mais vais além, ultrapassa estas necessidades, temos que suprir também as espirituais e irmos mais além, acrescentado os parâmetros morais que lhe manterão como uma pessoa de ações éticas, além de um bom cristão.


Os filhos não são nossos, são apenas nossa responsabilidade, estão aos nossos cuidados, não fazem parte da decoração da casa são providos de racionalidade, espírito e não podemos apenas alimentar seus corpos, nossa responsabilidade vai mais além.
Ensinar além dos valores humanos, é ordem divina, que vem junto daquela que afirma que não devemos provocar-lhes a ira (Efésios 6.4).

Ministrar sobre os filhos é responsabilidade dos pais e não da Igreja ou da Sociedade. E Deus espera que cumpramos nossa parte, leia: (…) e as farás saber aos teus filhos e aos filhos de teus filhos (Deuteronômio 4.9). E vai mais além porque filhos criados sobre a Lei do Senhor permanecem, assim como permanecem bons aqueles que são criados sobre normais morais rígidas e sadias: Ensina a criança no caminho em que deve andar, a ainda quando for velho, não se desviará dele (Provérbios 22.6) e ensinar os filhos na Lei do Senhor é a melhor educação que uma família pode dar aos filhos.



Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter