Translate / Traduza

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lições de Pedro

Pedro, o apóstolo
Falar de Pedro, o apóstolo do Senhor Jesus, é falar de um homem com defeitos e qualidades comuns aos homens em geral. Pedro era um pescador e um dia foi chamado pelo Senhor para segui-lo e aceitou.
Esta foi uma atitude corajosa, pois até então Jesus era um pregador desconhecido.
Pedro, que segundo a História nasceu em Betsaida, conheceu Jesus quando morava em Cafarnaum, mas este encontro se deu em seu lugar de trabalho. Provavelmente Jesus tenha solicitado um dos barcos de Pedro, para evangelizar as pessoas que já o seguiam.
Pedro tornou-se um dos mais citados apóstolos por ser corajoso no falar e ter confiança em sua franqueza, o que o tornava um líder natural entre os discípulos do Senhor.
Em nossos dias, em nossas Igrejas Pedro não se destacaria, pois tinha contra ele mesmo alguns pontos negativos que julgamos atrapalhar as pessoas. Pedro tinha emoções conflitantes e por este motivo, passava de momentos de muita fé, para momentos de dúvida. Por certo poucas pessoas dariam crédito a uma pessoa como Pedro. O bom mesmo é que ele viveu na época de Jesus, que conhecia os homens de forma diferente da nossa, afinal como Deus, Ele v6e o coração dos homens e não a aparência.
Esta talvez seja a primeira lição que recebemos quando analisamos seu perfil. Pedro mesmo assim, mantinha-se atento, não deixava de questionar quando via a necessidade e esta é uma das atitudes que nós não temos hoje, como cristão. Por esta nossa falta hoje muitas pessoas sem nenhum compromisso com Deus tem envergonhado o Evangelho com decisões errôneas e semeando doutrinas absurdas, que acaba por atrapalhar nossa Missão, que é Evangelizar.
Pedro também teve momentos de vitórias que nos faz ver que quando estamos atentos em nossas vidas espirituais. Ele andou sobre as águas (Mateus 14-29) e o fez pois teve coragem de contestar, de colocar em prova o que ele estava vendo que era antinatural. Por este motivo acredito que quando vemos certos costumes que diferem da Palavra de Deus, devemos sim contestar e mostrar onde está o erro destas situações. Somos protestantes e nosso protesto deve ser em defesa da Verdade, da Decência e da Ordem, pois o Senhor Deus não aceita desordem (Eclesiastes 5- 1 e 2).
Pedro era um dos 3 apóstolos mais próximos do Senhor Jesus e por isto mesmo testemunhou maravilhas que os outros não tiveram a oportunidade de vivenciar. Ele estava no monte da Transfiguração de Cristo (Mateus 17.1). Pescou um peixe que tinha uma moeda na boca (Mateus 17.27). Testemunhou a ressurreição da Filha de Jairo (Lucas 8.51). Testemunhou a agonia de Cristo no Getsêmani (Mateus 26.37).
Depois que nosso Senhor voltou ao Céu, Pedro, após ter tido uma experiencia especial com o Espírito Santo, ele pregou no dia de Pentecostes e trouxe muitas vidas para Cristo (Atos 2). por sua autoridade, Ananias e Safira morreram. Curou um coxo na porta do Templo (Atos 3). Curou um paralítico (Atos 9-34), além de ressuscitar Dorcas.
    Pedro é um apóstolo que nos deixa exemplos de vida para que possamos escolher entre o que é certo e errado, optarmos por agirmos de forma a agradar a Deus ou agradar a nós mesmos. Toda vez que Pedro fez sua própria vontade, foi envergonhado. Mas seus bons exemplos servem para levarmos por toda a nossa vida.
    Se duvidarmos, sabemos que não vamos afundar, pois o Senhor nos socorre e restaura a nossa confiança. Se por orgulho reclamarmos com o Senhor, como Pedro fez (Mateus 16-22), nosso Deus é longânimo e misericordioso e nos perdoará. Mesmo que negarmos ao Senhor (Marcos 14-66 em diante), Ele sempre nos dá uma nova oportunidade para provar nosso amor.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter