Translate / Traduza

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Apenas Ame - E foi o que Jesus ensinou.

Problemas à vista.
 Cuidado!
Pense nestes indicativos que são responsáveis por muitos divórcios no mundo se dá por:

  • Falta de paciência com o companheiro.
  • Falta de investimento na relação.
  • Falta de diálogo.
  • Indiferença às necessidades do outro.
  • Grosseria e Falta de respeito.
  • Falta de elogios.
  • Falta de Moderação.

Uma relação além do sim,
muito mais que
Enfim à sós.
E todas estas situações se dão principalmente porque as pessoas não se preparam para a construção do lar.
Sim, construção. 
O amor é uma construção diária. 
O amor é feito de doação  constante e o maior símbolo de amor é Jesus. Ele se permitiu morrer por amor de pessoas que nada mereciam.

Quando escolhemos alguém para dividir nossas vidas, para compartilhar, devemos nos lembrar que não é só casar e acabou a história.
A péssima idéia começa na frase tão esperada: Enfim sós.

Enfim sós? 
Não mais, agora os dois serão um, mas a batalha é para dois. Ambos serão responsáveis um pelo outro.
Agora vão conversar, falar sobre tudo, respeitar o espaço do outro, olhar ambos para o mesmo lugar, ceder aqui, ganhar ali.

Saber olhar para o
mesmo ponto,
sempre!
O Esposo
Segundo a Bíblia, o esposo deve cuidar da esposa como Jesus cuida da sua noiva, a Igreja. E o que Jesus fez por sua noiva? Morreu por ela. Na verdade morreu para ter ela. (Efésios 5-25)
Em Efésios há algumas indicações de como o esposo deve cuidar da esposa:
  • Cuidar da esposa como do próprio corpo - (5-28) Isto implica em cuidar bem, em não ferir, em manter viva a esperança da esposa, em ser sincero, isto porque uma pessoa normal não pratica a automutilação, não mente para si mesmo e não destrói seus próprios sonhos.
  • Tratar dela com doçura - (Colossenses 3-19) Se não é para tratar com amargura, então é com doçura, com amor. 
  • Viver em comum com ela - (I Pedro 3-7) Viver em comum significa viver em acordo, mas se chagar a um acordo é necessário o que? Diálogo.Sem diálogo não há argumentação e onde não a instiuição de argumentos, o acordo não exikste.
  • Ter consideração pela esposa - (I Pedro 3-7) E o que é consideração, se não respeito,importância? Sim, considerar nada mais é que levar em conta, ou seja, de novo, estar de acordo. Observar o que o outro quer ou precisa. Levar em conta o que  esposa pensa. Afinal, se ela é im portante,deve ter a deferência necessária à esta posição.
  • Tratar com dignidade - (I Pedro 3-7) Isto é tratar a esposa como algo importante, como jóia que precisa de cuidados permanentes, com segurança, para que nada lhe atinja. Proteje-la das astúcias do mundo, das ma´s linguas. E como o homem livra sua esposa das ´más linguas? Cuidando para que seu comportamento não gere situações que a faça infeliz.
  • Trata-la com amor - O homem não precisa ser um Salomão para usar palavras doces, uma posia, um verso, sempre é possível agrada-la com algo. Se não com as palavras, com algo que mostre a ela que pensou nela durante o dia. Elogie- a. A mulher precisa dsito. Assim como o homem.

A Esposa
Investindo nos mínimos detalhes.
Segundo a Bíblia a esposa edifica sua casa (Provérbios 14-1). E edificar segundo o dicionário? Edificar: verbo transitivo direto, levantar um edifício, construir (Houaiss).E o que é necessário para esta edificaçâo? algumas qualidades especiais que encontramos principalmente em Provérbios 30 de 10 a 31:
  • Corajosa e Fiel (10) - Sua coragem em assumir os riscos é que te farão mais forte neste exercício diário de edificação do lar.
  • Alimentadora (14) - Tanto do espírito quanto da alma, do coração do esposo e do lar em si, você é responsável por executar o máximo neste sentido. Faça algo mais e os resultados aparecerão.
  • Construtora (16) - Sua força de vontade vai leva-la longe. E pode ser que como Seera, sua atitude chegua a ted r força para construir não só seu lar, mas até cidades. (I crônicas 7-24)
  • Destemida - Como JAel, você terá que d estruir alguns fortes que tentarão destruir teu trabalho. (Juizes 4-21)
  • O amor se renova em cada nova
    tentativa. MAs a virtude está
     em tentar sempre com a
     esma pessoa.
  • Fiel apesar das provas - Noemi (Rute 1-6 e 7) sofreu muitas perdas em sua vida, mas seu testemunho de fé em Deus fez com que ela ganhasse para Deus  vida de Rute. E atrav´pes da vida de rute ela teve sua descendência refeita.
Estes são apenas alguns adjetivos necessárioas pra a construção de um lar, mas entrariam aí ainda exemplos de outras mulheres como Dorcas,  a Bem aventurada, Raabe, a protetora, Abgail, a sábia, Bateseba, a boa governante, Loide e eEunice, fiel educadora, Sara, louvada pelo seu exemplo de submissão, a própria Rute, mulher testemunho.
Se conseguir adquirir parte destes adjetivos, está esposa será também louvada.

 Esta Ilustração mostra claramente o que de fato é o amor. 

 Conta-se que em determinada época, um esposo foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe que já não amava sua esposa e que, por conhecer a dureza de idéias do ancião, informou-lhe com cuidado que pensava em separar-se.
O sábio escutou-o, ficou alguns instantes calados e depois, olhou-o nos olhos e disse-lhes apenas uma palavra:
- Ame-a. 
E logo se calou.
- Mas, já não sinto nada por ela! - Insistiu o esposo insatisfeito.
- Ame-a, disse-lhe novamente o sábio.
E diante do desconcerto do senhor, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:
"Amar é uma decisão, não um sentimento; amar é dedicação e entrega.Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.O amor é um exercício de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide.Esteja preparado porque haverão pragas, secas ou excessos de chuvas mas nem por isso abandone o seu jardim.Ame seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê afeto e ternura, admire e compreenda-o.Isso é tudo. Ame!




Elisabeth Lorena Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter