Translate / Traduza

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Josué, a Camponesa e a Águia

Seja Forte e Corajoso!
Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com ...Josué 1:9
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.Provérbios 4:23
Sabe o que significa ser FORTE? Significa saber que em seu caminho você vai encontrar dificuldades, barreiras quase intransponíveis e outras impossíveis mesmo de serem derrubadas. Mas com tudo isso você terá animo para continuar sua luta. Então ser FORTE é uma necessidade e forças a gente encontra dentro de nós, construímos ela ao acreditarmos em nossos ideias e encontrarmos razão para continuar lutando.
Ser FORTE só é necessário para quem vai à luta. Assim, se Deus disse a Josué que ele precisava ser forte, significou para o nosso herói que ele teria que desbravar caminhos outrora jamais visto e passar por situações em que necessitaria de seus ombros e braços para continuar empurrando as barreiras, sem se deixar abater.
Ser FORTE é antes de tudo lutar contra si mesmo e jogar por terra seus próprios medos, para encarar situações que sabemos de antemão não serem fáceis.
Esta foi a Primeira lição de Josué.
Ser CORAJOSO. Além de ser forte, Josué foi exortado a ser Corajoso. E Para que ele precisava de Coragem? Ora, uma vez que  seria provado em situações jamais conhecidas por ele, estaria também frente a algo que o desanimaria: O Desconhecido. Em geral as pessoas temem o desconhecido. Por isso o medo da morte, o receio de mudar de emprego, o desespero de alguns de se relacionar com os outros, o pavor de mudar de cidade. Todos estes temores têm em sua origem um único fator: O Desconhecido. Uma vez vencido o medo do desconhecido, desbravar florestas, quebrar pedras, andar de avião, casar ou ter filhos se torna uma aventura.
Só que CORAGEM, do Latim Coraticum, é algo especial de se pensar. Coragem está relacionada com ao CORAÇÃO, E, segundo o sábio, é do coração que vêm as fontes da vida, assim, coragem está relacionada com o viver pleno, ao não se deixar abater quando a situação se apresenta difícil. Ser corajoso é agir com o coração, saber que sua atitude vai ajudar alguém vai transformar vidas e de quebra, vai te fazer   feliz.
Esta é a segunda lição de Josué.
A História de Josué é rica e plena de significado, mas estas duas lições que ele recebeu de Deus serve para nós que estamos nesta Terra, cientes de nossas responsabilidades e frente a dificuldade que nunca tínhamos visto. Olhar para as palavras do Senhor dirigidas a Josué e trazermos para nosso dia a dia, nos fará mais fortes e nos ensinará a agirmos com o coração.
Talvez a Ilustração da Camponesa e a Águia seja importante para esta nossa Meditação.

Uma mãe estava passeando com seu filho em um belo lugar, ao depositá-lo à sua frente, eis que diante de si surgiu uma enorme Águia que arrebatou sua criancinha levando-a para uma rocha não muito distante, mas enorme, que nem o mais forte dos guerreiros se arriscavam a subir.
A mãe desesperada pediu ao sábio que a ajudasse e ele mandou ela procurar o aldeão. Encontrado o aldeão, este subiu pela rocha íngreme, mas voltou sem a criança. Temia por sua vida, pois o caminho era demasiadamente acidentado e corria-se o perigo de cair no abismo.
Aconselhada agora a procurar o herói, este partiu determinado, mas foi pouco além de onde fora o forte aldeão. O desespero era real e agora todos os que se juntaram para ver o resgate, descobriram-se perdidos e começaram a falar entre si, em um alvoroço só.
De repente as crianças começaram a torcer e os adultos pararam de discutir entre si e olharam para  a enorme rocha. Já bem adiantada ia uma camponesa, com seu lenço vermelho amarrado nos cabelos e suas saias amarradas na altura dos joelhos.
O povo começou uma fervorosa torcida, ao perceber que ela já ultrapassara a muito o caminho do aldeão e se aproximava agora do local onde desistira o Guerreiro. Mas ela o transpôs e sumiu entre as pedras, ora o povo via seu lenço, ora nada viam, mas continuavam olhando, aterrorizados a coragem daquela jovem.
Horas depois a viram surgir, tendo amarrado a criança às costas, deslizava pelas pedras agilmente como subira.
Quando chegou ao chão, beijava a criança em lágrimas. Suas mãos machucadas  e suas outras feridas, foram tratadas pelo curandeiro, que dizia:
- Onde a Força falha, brota  a Coragem.
E todos aplaudiram aquela mãe que arriscou tudo por amor de seu filho.


Que Deus fale melhor aos nossos corações.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter