Translate / Traduza

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Reflexão - Quando será Que Deus ouve a oração?

“Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis.” Provérbios 28:9

       Apesar de ser vista como uma pessoa séria tenho meus momentos de leveza. E eles se dão quando as coisas saem a contento, seja elas por minha interferência, pela intervenção de um amigo ou outra pessoa qualquer e, também quando esta se dá por parte das estruturas divinas. Sendo assim, quando alguém me pede uma oração e eu, crendo, faço e logo depois a pessoa vem e agradece, costumo brincar, dizendo: “Se eu soubesse que era esta a oração que Deus ouviria, tinha pedido algumas outras coisas pendentes”.

Isto por saber que muitas pessoas desejam saber qual a oração que Deus ouve. Eu costumo perceber bem em minha experiência de oração – que hoje são menores, dado as correrias da Faculdade, mas ainda assim, oro - é que Deus costuma ouvir as que fazemos para os outros. Sim, eu costumo ser abençoada no processo, pois realmente fico feliz com a vitória do próximo, seja ele conhecido ou não. Só que não é isto que estou falando, enquanto oramos por alguém e pedidno por sua vida, Deus abre as janelas do Céu em nossa direção e nos abençoa.

Mas um dos salmistas foi mais longe. Ele disse algo imensamente forte - ou como diriam alguns amigos meus - impactante. Vejamos: “Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria Salmos 66:18 .

       Só que não é só isto! Paulo, ao escrever ao seu amado co-discípulo afirma algo importante sobre orar: [...] “levantando mãos santas, sem ira e sem discussões” 1 Timóteo 2:8. Neste momento ele estava falando sobre orar em qualquer lugar e muitos preletores usariam este versículo para valorizar o fato de localização, mas observo além:

Ø Mãos santas – Sempre que penso em mãos limpas, lembro-me de uma cançãozinha que se cantava quando eu era criança – sim, eu já fui criança – na Igreja União Pentecostal. Dizia assim: “Senhor quem entrará no Tabernáculo de Oração? (Biss)  Quem tem as Mãos limpas, o coração puro, quem não é vaidoso e sabe amar”. E porque lembro deste louvor? Observaram os passos dele? Mãos limpas. Coração Puro. Sem Vaidade. Com Amor.
Estes são os passos básicos e essenciais de uma oração pura. Lembra do fariseu que bateu no peito sua oração bela e VAIDOSA?
Deus procura corações humildes. E humildade NÃO é pobreza como nos prega a mídia. Mãos santas são mãos limpas, que não ferem o próximo nem o lesiona em seus direitos (Salmos 24).

Ø Sem ira – Sabe o que uma oração irada? – E vou irar um monte de gente ignorante com minha afirmação: Oração irada é aquela que você desconta em Deus as coisas que os outros te fizeram. A oração típica do que diz: Vou TE entregar na Mão de Deus!
Gente! Deus não é iracundo! As pessoas construíram uma imagem de Deus Irado, mas uma pessoa cheia de vingança no coração não poderia amar-nos como Ele nos ama. Lembra de João 3-16? Da primeira parte: “Porque Ele AMOU  o Mundo de uma maneira INEXPLICÁVEL” e este tipo de AMOR não combina com um Deus exterminador.
Livre-se da ira quando for orar.
A ira cega nossos olhos para a Justiça.  

Ø Sem discussões – O que seria pior do que colocar alguém que te ama e que você também ama, no meio de uma confusão que poderia até dar morte? HORRÍVEL!
Sim, horrível, mas muitas vezes as pessoas oram com o coração repleto de mágoas. E ainda ‘chama’ Deus para seu lado. E Deus, que é SANTO, não compactua com o mal.

Quando observo estes passos, vejo que Deus nos ouve quando somos sinceros e humildes em nossas orações. Deus não está querendo provar nada para ninguém para ser ‘obrigado’ a responder qualquer oração e, sendo assim, Ele age no tempo certo. Não adianta querermos apressar as coisas. Orou? Agora espere, descanse Nele (Salmos 37:7).

Mensagem da Missionária Elisabeth Alves (irmã Beth)

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter