Translate / Traduza

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Lições de Davi

Davi e uma de suas maiores lições: Estar pronto
Baseado em Mensagem do Pastor Sérgio Carlos da Silveira
E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade (Atos 13-22 ).

Davi é um exemplo de como devemos agradar a Deus. Com suas atitudes ele nos ensina o modo certo de agradar ao Senhor e servi-lo com inteireza de coração. Mesmo quando errava este rei, que foi julgado como um homem segundo o coração de Deus, deixava-nos lição de como agir. Davi jamais acusou alguém de seus erros. Ele assumia prontamente a autoria de suas atitudes.
Sábio, percebia onde estava o coração daqueles que o cercava. Quando Joabe aconselha uma mulher para enganá-lo, usando de meios para trazer Absalão de novo ao convívio familiar, ele percebe na conversa da mulher a trama de seu amigo.
Sua energia em enfrentar os males conforme se apresentavam, fizeram dele um dos grandes guerreiros de Israel e sua fé e respeito a Deus levaram a ser o segundo rei dos hebreus.
Para nossas batalhas diárias, um grande exemplo que este grande homem nos deixa, sem dúvida, é a necessidade de estar preparado para toda e qualquer batalha. Davi estava sempre preparado para enfrentar todas as pressões que a vida lhe apresentava e este é sem dúvida o exemplo que devemos seguir, afinal, se nos acovardarmos frente aos leões e ursos, com certeza seremos derrotados pelos gigantes que se fizerem presentes em nosso caminho.
Davi não foi derrotado pelo medo, como foram os soldados de Israel, simplesmente por conhecer sua verdadeira força. Para todos ele era apenas um musico ou pastor de ovelha, mas ele não deixou que a certeza dos outros destruíssem sua fé em si mesmo e sua confiança em Deus. Ele não permitiu que o medo o destruísse pois estava acostumado ir aluta na certeza que o Senhor ia com ele. Seus cânticos e salmos deixam para nós a prova de que ele ocupava o tempo que passava entre as ovelhas para estar também perto de Deus e estes momentos de comunhão serviam-lhe quando a dificuldade aparecia em sua vida.
Quando Davi foi levar alimento para seus irmãos que estava acampados com o Exército de Israel, seguia sem saber como aquele dia iria terminar, mas dentro de seu coração ia a certeza de que fosse como fosse, Deus seria com ele aonde ele estivesse. Ele não sabia como seria o final do seu dia, mas estava preparado para o que viesse.
Davi não se atemorizou ao ver o gigante, simplesmente por considerá-lo pequeno frente ao Deus que ele servia e ao qual o filisteu afrontava. Para ele o nome de Deus era tremendamente maior e mais poderoso que qualquer um daqueles inimigos e foi esta certeza que fez com que aquela funda levasse aquela pedra exatamente no lugar certo e bloqueasse a resistência do herói filisteu.
Acostumado a tomar suas decisões baseado em sua fé em Deus e encarar a vida com certeza de que sairia vitorioso, ele não se permitia ouvir as pessoas que tinham uma ideia negativa sobre sua coragem e sua habilidade. Ele sabia que a sua habilidade não era a de um guerreiro, mas ele enfrentou o gigante como um pastor de ovelhas que cria em Deus.
Muitas pessoas são derrotadas em suas lutas diárias porque acreditam em si somente e esta certeza que tem esta errada, pois acreditam ser mais do que de fato são. Davi não ouviu os outros, mas ele também não se viu superior ao que era. Ele não enfrentou o gigante como um homem ungido a rei, ele enfrentou o gigante como o desconhecido filho de Jessé, que era apenas um pastor de ovelhas e ao falar de suas atividades no campo, ele não acrescentou nada ao que de fato tinha feito. Não floreou o currículo, como diriam alguns, ele se apresentou como o que era: um servo insignificante, mas pronto para lutar até a morte.
Muitas vezes reclamamos das provações diárias, mas não entendemos que os leões e ursos de nosso caminho servem apenas para nos treinar e preparar nossos corpos e mentes para lutar contra problemas maiores.
Que tal de hoje em diante você pensar nas dificuldades de sua vida como um aprendizado para algo maior? Afie suas armas, prepares sua mente, unte seus pensamentos com oração, coloque em seus lábios louvores a Deus e prepare-se para lutas maiores. Pode ser que você seja um dos escolhidos para morrer cheio de dias e em paz como Davi, mas para ter este destino, vai ter que enfrentar o desprezo de seus irmãos, as agruras do deserto, matar leões e ursos, enfrentar Golias, defender Saul que te persegue, se fazer de louco para conseguir sair vivo de dificuldades, sofrer baixa na família e chorar muito. Mas se passar por tudo isto, sem perder a fé, sem perder a direção, alcançará vitória. E a nossa vitória é vencer o mundo, afinal o nosso descanso é no Céu!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter