Translate / Traduza

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Abgail - Uma mulher valorosa -      Exemplo de Sabedoria




I Samuel 25 - Provérbios 14-1

Cenário

Saul ainda vivia e perseguia Davi. As coisas não estavam fáceis, mas Davi persistia em proteger sua vida.Para isto contava com a ajuda do prícipe Jônatas e de seus fiéis companheiros.
Tudo ía bem, mas na fuga não se pode plantar ou colher, nem mesmo manter um rebanho para consumo.
Assim estava vivendo o futro rei de Israel. De um lado pereseguido pelo Rei em exercício, do outro lutando em favor do povo. Defendendo uns, sendo traído por outros, era asim que estava a vida de Davi.
Neste interim, Davi enviou alguns de seus homens à casa de Nabal, cobrando-lhe um favor.
O homem, que desde o nome era tolo, que sendo solicitado para ajudar  a Davi, mostra seu desvio de caráter.
Nabal não se lembrou que o homem que ele agora desprezava era um herói de Israel, que a muito tinha ajudado seus homens no campo. Ao declarar que Davi era um servo rebelde, ele estatav diminuindo tudo o que aquele homem representava.
O que não passou pela cabeça daquele homem, é que o mesmo Davi, poderia subir até ele e destrui-lo.
Ali, no entanto havia alguém especial. Uma mulher. A formosa Abigail, esposa de Nabal.
Ao ser informada por seus servos da forma como o marido tratara Davi, e o modo que este e seus homens cuidara deles e mantera a segurança no campo, ela saiu de pronto.
Diz a Bíblia que ela seguiu com pressa até Davi e lá chegando prostou-se em sua presença. Ali ela livrou cada um dos homens que estavam ao serviço de seu louco marido. Ela declarou a Davi que quando ele subisse ao trono teria as mãos manchadas daquele sangue, mas que se Deus fizesse justiça, ele seria vingado,mas não seria o responsável.
Depois de falar com Davi, ela entregou tudo o que trouxe para ele e seus homens e subiu de volta para  sua casa. Ali chegando ela percebeu a situação de embriaguez do marido e calou-se. Só no amanhecer ela contou-lhe tudo e ele, ao tomar consciência de seus atos abomináveis amorteceu-se como adoentado.
Muitos pregadores gostam de usar esta mensagem para dizer que existem grandes mulheres casadas com homens insignificantes,mas na verdade, o que se deve estudar melhor é as características desta sábia mulher. Abigail deixa-nos um exemplo digno de sobriedade. Ela não se importou com a situação, com a falta de inteligência do marido, com nada disto. Para ela o melhor era manter a paz, entre sua casa e a casa de Davi.

Tudo isto você pode perceber ao obervar a Leitura Bíblica citada.No entanto vale observar algumas características específicas desta mulher.

  • Determinada - Ao perceber o problema ela não foi chorar, reclamar ou pesar prós e contras. Ela percebeu que a morte sondava a sua casa e resolveu que o melhor meio de resolver o problema era enfrenta-lo, mesmo que para isto passasse por sobre as ordens do marido. Ela pensou no todo, no universo em que vivia e não só no homem com quem se casara. Para ela aquels outras pessoas, que se mostravam grats pelo bem feito por Davi antes, deveriam permanecer vivas, apesar da tolice do marido.
  • Humildade - Ela soube o modo exato de se dirigir a Davi. Chegando à sua presença curvou-se e falou com precisão, reconhecendo o valor de cada palavra que dirigia a ele.
  • Perspicácia - Soube falar a Davi do modo que ele cria. Ela soube aí aproveitar todas as informações que Israel tinha sobre a fé e esperança de Davi. Ele cria em Deus e que Deus é Justiça, tanto que ao lutar contra Golias o foi em nome do Deus de Israel. E ele tinha esperança de ser rei em Israel (v. 30).
  • Observadora - Ao voltar para casa, ela percebeu a forma que estava o marido e não falou pouco ou muito, calou-se apenas. Ela sabia que as palavras só iriam piorar a situação. Deixou para depois o que era necessário ser dito.
  • Sutil - Com sutileza, ao amanhecer, ela contou ao marido tudo o que acontecera e quais os riscos eles correram. Dizemos eles, mas ela sabia que se acaso Davi subisse à sua cas com o coração irado, iria exterminar a vida de todos os homens. As mulheres seriam lesadas com a morte de seus filhos, mas elas não sofreriam mais que estas percas. Afinal era sabido em Israel que Davi era um homem temente a Deus.
  • Clara - Sua clareza no falar tanto com Davi, quanto com o marido conseguiu atingir seus objetivos. Davi ela dobrou como autoridade, Nabal ela dobrou como serva, mas em ambas situações manteve sua postura de humildade. Aí vemos que humildade não é servidão.
  • Inteligência - Sua sutileza, clareza, perspicácia e sabedoria dão provas da inteligência desta mulher.
Meditando

Devemos aprender com esta mulher a hora certa de falar. Tem mulheres que nos momentos errados entram em confusões maiores com seus conjuges, com amigos e familiares por não saber se calar. Nos momentos de crise, quando elas poderiam ficar calmas, elas ao contrário, ficam históricas. Sim históricas, você não entendeu errado. Muitas mulheres não ficam histéricas apenas, ficam históricas e trazem a existência todos os problemas passados, que juraram jamis tirar de debaixo do tapete.

Qual deve ser a oração da esposa então?

"Senhor, me ensine a ser sábia, me ajude a permanecer calada, a falar só o necessário.Quando depender de mim, que eu saiba, Senhor,manter a paz e a tranquilidade de meu lar. Se estiver em minhas mãos ser mais sábia que meu marido, que eu tenha sutileza e humildade para se-lo assim, já que de outra forma destruirei meu lar."

Só que não é só orar. Para uma oração fazer efeito em nós temos que AGIR. E qual é  ação aqui? Calar-se. Só falar quando a panela esfriar.
Casamento não é arroz, que para soltar melhor você tem que aproveitar aenquanto esta quente.
Até um príncipe se torna tolo no momento da ira, mas ele é teu príncipe,
Casamento é investimento diário.
Ore por tua vida como profissional, como mulher, como mãe  esposa, mas principalmente, faça algo novo.
Cale-se no momento certo.
Fale no momento certo.
Tenha vitória sempre!

Elisabeth Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter