Translate / Traduza

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Davi e Golias - Desmistificando o gigante

 
Golias (em hebraico, גָּלְיָת) significado de seu nome: passagem, mudança, exílio, transmigração.

1 Samuel 17

Rejeite Palavras que Castrem seu Ideal

Diz a Bíblia que " Saul, porém, e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale de Elá, e ordenaram a batalha contra os filisteus", afinal o rei do povo de Deus, homem experiente em guerras agora,  era homem de armas.
Saul e o povo de Deus estava con fiante. Estando com o vale entre eles, ambos exercítos, estavam em montes diferentes, mas frente a frente(3).

De início, Saul estava confiante e o povo também ,um líder animada aumenta o nível de confiança de seus liderados.

Tudo isto até o versículo 4 que diz: " Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo". A armadura do homem era assutadora, o homem era assustador.

Quando o gigante é uma palavra apenas

E ali começou a afrontar a  Israel. Agora o povo de Deus se atemoriza. Ter um confronto entre os campeões dos exercítos, dizem, era um costume da época. O que vencesse trazia consigo a vitória para seu povo e isto parece menos sangrento, embora eu não acredite que homens bárbaros se importe tanto com o fato de derramar ou não o sangue humano. Estão hoje, para provar minha teoria, as torcidas organizadas - que ordem absurda - que se enfrentam pelas avenidas do mundo, em embates que acabam com mortes, mutilações absurdas.
E foi isto que foi sugerido pelo exército da Filistia. Eles estavam contando com a força do gigante que lhes representaria neste embate.
Em Israel não tinha um soldado com as mesmas proporções físicas de Golias, do gigante filisteu. O que mais atemorizava o povo israelita era as palavras de afronta que eram lançadas contra eles.
Em geral, isto acontece em todo tempo e lugar, as pessoas se permitem ser derrotadass pelas palavras alheias. Não observam o seu próprio potencial.Não sabem utilizar estratégias.
O povo de Israel atemorizado frente ao filisteu, que por 40 dias jogava sobre eles todos impropérios, a situação emocional dos soldados de Saul era de terror e atemorizados não conseguiam planejar uma estratégia que possibilitasse a vitória.
Agora, a proposta do exercíto inimigo não era a melhor coisa a fazer, ninguém pensava em solução, só em se esconder do assustador filisteu.
Estavam tornando maior o inimigo, permitindo que ele abalasse a confiança de todos e ainda zombasse do Deus Altíssimo.
Constatemente o filisteu repetia a proposta: " Se o seu campeão puder pelejar comigo e matar-me, seremos vossos servos; porem, se eu prevalecer contra ele e o matar, então sereis nossos servos, e servirão a nos".E constantemente pedia por um homem, para pelejar. A situação só piorava, porque na verdade isto é fato. Se não resolvemos logo a questão ela se agiganta. Mas ali ela já começou gigante. Pior, repito aqui, não era o desanimo do povo, mas sim o do próprio rei - verso 11 - diz que ele desalentou seu coração, ou seja, perdeu toda a esperança.Esqueceu de todos os livramentos que Deus dera a seu povo, desde que eles eram uma pequena família de camponeses que foram habitar no Egito, fugindo da fome, sendo então alimentado pelo homem de confiça do rei daquela terra pagã.
Foi assim que Davi encontrou o povo.Desanimado, desesperançado, sem estratégia, sem forças
e cansados mentalmente de tanto ouvir os berros do gigante.
Quando Davi viu aquilo, não pode acreditar, vendo o grande exército do Senhor ser afrontado por um incircusciso. Davi ficou muito revoltado com aquilo. Aquele homem estava zombando do seu Deus. Estava fazendo do grande exército de Deus, motivo de chacota. Aquilo irritou profundamente Davi, que não era soldado, estava fora dos padrões físicos do povo de Israel, era um menino, foi assim que foi visto pelo próprio inimigo mais adiante.
Davi não ouviu a voz de seus irmãos que tentaram demove-lo da sua decisão, deixou as roupas de guerra do rei Saul de lado e de peito aberto, como um pastor apenas, pegou 5 pedras e com sua funda, lançou-se em direção ao inimigo.

Derrubando o pode da palavra com a  inesperada

Golias ficou irritado com a estratégia de Israel, um garoto para enfrenta-lo? Onde já se viu? Mas o menino não estava confiando em sua própria força, confia no Deus que já dera provas de estar do lado do povo de Israel.
Davi não permitiu que a razão destruísse sua fé. Simplesmente creu. Pegou a sua funda, colocou nela uma de suas 5 pedras e lançou no homem que  se permitia afrontar ao Senhor Jeová. Provavelmente você já ouviu falar o que vou dizer agora, mas Davi não chama em nenhum momento Golias pelo nome ou se atenta para o tamanho dele. Simplesmente o declara incircuciso. Isto queria dizer apenas que ele não estava preocupado com nada a não ser a sua fé. O povo de Israel respeitava esta tradição de circuncidar os meninos dias depois do nascimento, em uma prova de que respeitavam e esperavam na promessa de Abraão.
Assim que a pedra atingiu o alvo, o povo de Israel começou a festejar e os filisteus sairam em disparada. Não podemos deixar que as palavras alheias nos afste principalmente de Deus. Nossos objetivos só podem ser alcançados se fizermos a nossa parte, se não aceitarmos que o desanimo e a falta de fé dos outros atrapalhem a realização destes.
As palavras do filisteu e o medo do rei Saul, limitaram a visão do general do exército de Israel e de seus soldados aquele vale.
Você precisa aprender a ver o que há além do vale. Não aceite que palavras crastem seus sonhos. Agarre-se a seus sonhos como a uma tábua de salvação no mar e tenha certeza que nada nem ninguém pode destruir seus sonhos, se você não deixar.
Pode ser apenas que à sua mão só apareçam 5 pedras, mas lembre-se que Davi só usou uma.
 Pense nisto e coloque me prática na sua vida.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter