Translate / Traduza

sábado, 3 de setembro de 2011

Jefté - Onde estão os melhores (Considerações sobre sacrifício humano)


Onde estão os melhores?


Jefté – Quem são os melhores?      Juízes 11

Perfil de Jefté
Rejeitado entre rejeitados
Filha Bastardo – tinha por mãe uma prostituta
Inteligente, sabia o momento certo de negociar
Principe por natureza – sabia comandarne negociar
Era precipitado, fez a Deus um voto desnecessário

Introdução
Em suma, ao estudarmos este personagem e sua origem, podemos ver que os melhores não estão onde esperamos.Neste caso o melhor estava em Tobe, na cidade dos excluídos.Vamos compreende-lo melhor?

Rejeitados
A Cidade de Tobe, onde Jefté foi morar depois de ser desprezados por seus irmãos e familiares, após a morte de sua mãe, estava cheia de pessoas rejeitadas, os abandonados pela Sociedade, que viviam a margem desta.
Estes são os chamados nóia de hoje, homens tragados pela droga, favelados, prostitutas, homossexuais, são os excluídos, porque acreditamos que eles não fazem parte da herança – de Deus. Para nós por sermos os cristãos somos os mehores. Os separados.

Jefté foi rejeitado e nem seu pai interferiu
Deus tem um plano para os excluídos. Os olhos de Deus são para os rejeitados, foi por eles que Jesus veio. É nosso ontém que nos faz olhar com amor o hoje do excluídos. Nem Deus dá conserto? Errado, é este que Deus quer.
Quando Jefté foi desprezado e expulso do seio da sua família, seu pai, a autoridade maior no núcleo familiar, permitiu.Mas na hora de ser honrado, ele foi procurado pelos anciões de Gileade, que lhe proporam um acordo para que para ali voltasse com pompas de herói. Ali foi determinado seu futuro, se ganhasse a guerra contra os inimigos da casa de Giliade, ele lhes seria por principe. Saiu envergonahdo, mas voltou honrado.

Adjetivando o próximo
Nós temos o terrível defeito de adjetivar as pessoas. Parece que ninguém merece crédito porque errou ou vem de uma família de caráter comprometido. Esquecemos de onde viemos. Não éramos diferentes. Eramos prostitutos, rejeitados, desprezíveis, mas fomos alcançados. 
Entre os caídos havia um que mantinha puro seu coração, sim, pois Jefté foi morar em Tobe, mas não deixou Tobe morar nele. Você pode viver entre os porcos, você pode cheirar a porcos, o que você não pode é comer a lavagem que ele come, ou chafurdar na lama em que eles se lançam. Deus precisa dos parecem caídos, mas não são, Jefté estava entre os caídos, mas não era caído.

Deus nos libertou e estamos tão diferentes que não vemos a necessidade dos enfermos. Por isto que muitas vezes nem vemos que existem muitos Jeftés hoje perdidos na Tobe de hoje, mas que não se permite se igualar ao demais, mesmo que ainda ande com ele. Só que graças a Deus, tem alguém orando.

Deus quer o que o diabo rejeita.
Muitos dos rejeitados hoje, estão clamando por socorro, por ajuda, usam diversos meios,as vezes até a zombaria, outros observando, outros ainda apenas esperando uma atitude sua. São os meios que eles acharam de cobrar nossa ajuda, uma palavra para os seus corações desajustados por estarem no lugar errado. Pior que ser cobrado pelo rejeitado e ele acabar por rei ou principe sobre você.
Sou testemunho da Glória de Deus.
As vezes as pessoas vem e não permanecem, mas o que está afastando eles de Deus não é o diabo, é sua falta de amor.

Como tem o diabo para levar a culpa, a gente nem fala de Jesus. Vai dizendo logo que é obra do diabo, que os corações estão duros e nada de cumprir o Ide, não nos atrevemos a amar o próximo, porque já tem quem seja culpado.

Eu e minha casa...As vezes aquele que você rejeita é o que Deus quer, é onde Deus vai trabalhar. Mas nós estamos com que a sofrer da Síndrome dos Eleitos, eu e minha casa servindo, deixa os outros, afinal eu faço parte da Nação Eleita.
Temos que assumir as nossas culpas pelo fracasso de nosso irmão que sofre o desprezo, que se sente perdido e não sabe mais como voltar ao caminho, embora às vezes, tenha vontade demudarde vida.
Por minha culpa, por nossa culpa muitos estão se perdeno, pois nos achamos os melhores. Não somos os melhores. Vai pensado que você vai para o céu? Do jeito que está? Sem falar de Jesus, sem dar testemunho, sem ensinar ou viver a verdade. Remédio é para doente e você só oferece pra quem te interessa. Enquanto isto muitos choram à noite, precisando de uma palavra de apoio, de amor. É fácil imaginar algo sério, ai se travesseiro falasse


O que te leva para o céu – o que é do mundo vai ficar no mundo.

Naquele dia o que somos será revelado aos outros
Na presença do Senhor , o valente se torna ovelha. Muitos vão ver sua obra perecer como palha, simplesmente por fazer apenas para os outros admirarem.
Jesus chorou pelos fracos, compadeceu-se dos orpimidos, atendeu os de poucas oportunidades, por que seu coraçãoera de amor, através de seu exemplo aprendemos que os puros amam de verdade, agem com misericórdia. Afinal a misericórdia ficou para os miseráveis e nós éramos miseráveis antes de sermos alcançados pela Graça. Só os duros rejeitam os miseráveis.
O que você não quer, o que você rejeita, o mundo quer – Jefté quando rejeitado pelos que se julgavam eleitos, se juntou aos maus feitores, mas ele não era mal. Era com ele que estava o poder de vencer os inimigos de Gileade.

Se eu não eu não me incomodo com o sofrimento humano, é sinal que me afastei de Deus. Tenho que ter o olhar de Deus. E o olhar de Deus é de misericórdia, de amor, de bondade. Ele olha para nós como smos, mas nos v6e como seremos quando transformado. Você não pode se permitir esquecer os que ficaram pelo caminho. Nós fomos chamados para sermos remédio. Afinal, você só é da Família de Jesus, se faz a Vontade do Pai dele.

Ajudar a si mesmo ou apenas aos seus , é estar fora dos parâmetrosde Deus. Nós nos trancamos no nosso mundo religioso e deixamos de fora os rejeitados. Só ajudamos quem nos interessa e ainda dizemso que s;o merece ajuda quem quer ajuda, mas não saímos a procura de quem precisa dela.

Fé, Ação e Vontade – Homem Valoroso
Ele não se esqueceu de onde foi. Ele conhecia a História de seu povo, era um homem preparado para o diálogo, mas também para a guerra. O maior problema de Jefté , era sua precipitação. Com a promessa do Senhor, de providenciar a vitória, ele vai e faz um voto precipitado. Promete que ofereceria ao Senhor, para o serviço no templo, em forma de holocausto, ou seja não podendo mais abandonar seus poosto e renunciar ao mundo. Ao fazer sua promessa jamais passou por sua cabeça que a primeira pessoa a sair dali, de sua casa, fosse sua filha. 


Quanto a filha de Jefté não foi morta – Deus proibia holocausto humano. Ela perdeu a vida humana e ele perdeu sua semente, pois ela era única e foi exatamente por isto que ela chorou sua virgindade, pois quando ela seguisse para viver na presença de Deus, a história terrena de seu pai terminaria. O que Jefté não tinha aprendido era é que Deus chama para dar e não para tirar. Ele não barganha. Ele fez uma promessa consciente, tinha noção que de dentro de sua casa poderia sair alguém amado, mas ele não sabia o quanto. Sabia que esta abrindo mão de alguém importante, mas jamais imaginou que fosse sua filha. Ele jamais sacrificaria de fato sua filha, pois já dera mostra de conhecer a História e a lei de seu povo, sendo assim ele estava cinsagrando a servir no Templo - Exodo 38 – 8, o que era comum em Israel. E Jefté esta na Galeria da Fé em Hebreus, e onde não figuraria se fosse um assassino, idolatra 

Quanto ao sacrifío sugerido por muitos pregadores de que a jovem foi oferecida em holocausto é contrária a Lei do Senhor que abomina sacrifícios, eis alguns exemplos de proibição deste sacrifício: Levítico 18:21; Levítico 20:2-5; Deuteronomio 12:31; Deuterônomio18:10

Friso mais uma vez, a fiha de Jefté não foi sacrificada em holocausto. Ela foi servir no templo.
Em resumo, fica a pergunta: Onde estão os melhores?


Base Palavra Pastor Sergio
Por Elisabeth Lorena Alves



Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/75591/1/Jefte---Deus-chama-um-rejeitado/pagina1.html#ixzz1WrT3HB9L

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter