Translate / Traduza

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Atalaia e a águia

A Águia e o Atalaia

Fale, quer ouça, quer deixe de ouvir

Elisabeth Lorena Alves
A Águia
Conta-se que uma águia distraída pôs um ovo no ninho de uma galinha. O ovo misturou-se com os da galinha. No tempo do choco, a galinha chocou os ovos e juntamente com os pintainhos nasceu o filhote da águia. Eles cresceram juntos e o filhote da águia, embora diferente, fazia tudo que um frango fazia, ciscava, comia minhocas, etc.
Certo dia o filhote da águia viu uma águia voando bem alto e pensou! “Eu queria ser igual aquela águia e voar bem alto.
Esta ilustração fala sobre pessoas cristãs, que aceitam viver neste mundo, igualam-se com os corruptos, vivem de sonhos comuns aos que não conhecem o amor de Deus. Mas há esperança para eles, um dia sentirão necessidade de voltarem ao primeiro amor.
Infelizmente vivemos observando as pessoas caírem no erro e amando estarem nesta situação, pois é comum ensiná-las a viver o sobrenatural de Deus na terra, as buscas pelos bens terrenos, as constantes guerras por mais e mais bens, apegando-se aos ditames que lhes agradam, conforme dito pelo apóstolo Paulo: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2 Timóteo 4:2-4).
A maioria dos cristãos hoje estão vivendo enganados pelas artimanhas humanas que pregam que Deus não nos fez para sermos pobres e anulam o ensinamento de Jesus que diz: Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua Justiça e as demais coisas lhe serão acrescentadas (Mateus 6-33) . Corrompidos pelos ensinamentos errôneos de alguns, muitos buscam para si riquezas e bens, escolhendo por deus o dinheiro e deixando de lado o Autor da vida, sendo que o Mestre mesmo nos ensinou que não podemos servir a dois senhores: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mateus 6:24).
 O Atalaia
Aos que acreditam que devemos erguer a voz e gritarmos ao mundo que há erro nestas atitudes, vale lembrar as palavras ditas a Ezequiel: Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes (2-7) pelo Senhor, quando o chamou para falar aos homens. Estas palavras nos servem hoje e podemos seguir falando a verdade, pois sempre ouvirão, mesmo que não a pratiquem, mesmo que não se arrependam. É nosso dever falar, erguer nossa voz pelos que estão sendo enganados por estes que se perderam de Cristo, seduzidos pelas ofertas deste mundo capitalista.
Fomos chamados para falar a verdade e é nossa responsabilidade, assim como era do profeta Ezequiel: Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão (Ezequiel 33-8). Sim, se fugirmos desta responsabilidade seremos cobrados e o sangue do que se perder por falta de nosso aviso, será cobrado de nossas mãos.
Só que há esperança para os crentes atuais, haverá sempre alguém que ouvirá a nossa voz e se arrependerá de suas atitudes, abandonará a impiedade e voltará a prática da Justiça. Para estes há promessa de vida Eterna: e, quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá (33-19).
O que jamais será lembrado é daquele que abandonar a prática da Justiça e ingressar na maldade, se não houver arrependimento, não haverá perdão: Quando o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniquidade, morrerá nela (33-18). E por isto devemos sempre falar, pois enquanto há vida, há chance de arrependimento, conversão e de perdão.
Hoje prega-se que quem tem promessa não morre, mas é um erro grande, pois ainda falando ao Profeta Ezequiel, o Senhor deixa claro sobre aqueles que tem promessa de vida, mas erram contando com o favor de Deus, para estes, há sim morte e perdição: Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniquidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada; mas na sua iniquidade, que praticou, nessa morrerá (33-13). Infelizmente existem muitos rebelando-se de forma proposital, fugindo das promessas de Deus, para cumprir suas próprias vontades, confiando que sua vida esta protegida por uma promessa.
Deus nos promete vitória, é certo, ele conta com o nosso empenho em fazer a Sua vontade, mas se abrimos mão, desviando-nos de Seu propósito, a Sua Obra será feita, pois Ele levantará outros para fazerem o que é para ser feito. É muita petulância nossa acreditarmos que Deus pode esperar a nossa Vontade. Infelizmente muitos acreditam que o Senhor está agindo de forma errada, mas na verdade o erro é deles: Todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é reto (33-17) e estando no erro, se falarmos e se arrependerem, serão salvos, mas se negarem a ouvir, perecerão.
Não devemos enfraquecer a nossa luta, devemos nos lembrar que entre todos eles há algo que conhecemos bem: a luta do espírito e da carne. E nesta luta pode um dia vencer o espírito e a pessoa reconhecerá então sua verdadeira identidade, como a águia criada entre as galinhas: Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis (Gálatas 5-17). Uma vez tendo reconhecido sua verdadeira natureza, lutarão contra as suas próprias vontades, crucificando-as: E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gálatas 5-24) e vencendo-as. Então nosso trabalho será recompensado no Senhor!
Não devemos jamais esquecer que devemos tratar co amor os que tropeçam: Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado (Gálatas 6-1). Sim, ao cuidarmos de nossos irmãos, com amor, cuidamos de nós mesmo, para que não sejamos tentados. É importante nos lembrarmo que estes amados estiveram entre nós, na mesma fé e foram ludibriados pelas artimanhas de satanás e seus adeptos por se apresentarem de forma racional, por parecerem coisas sãs.
Em tudo, nosso lema seja sempre o de cumprir a Lei de Cristo, ajudando nossos irmãos com suas cargas (Gálatas 6-2) e nesta luta, não deixamos jamais a nossa fé, a nossa força esmorecer: E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido (Gálatas 6-9).
Em todo o tempo devemos ajudar a nossos irmãos em amor.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter