Translate / Traduza

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A primeira lição do Bom Samaritano

A primeira lição do Bom Samaritano

Sábado, 23 de Janeiro de 2015, Santa Ceia em todas a
IPCO-Brasil
Ter compaixão.
Sentir compaixão por alguém é colocar-se em seu lugar. Na verdade quando analisamos a Palavra em sua origem acabamos por entender o que ela de fato significa.  COMPAIXÃO  deriva do Latim COMPASSIO, querendo dizer: 'ter piedade, capacidade de sentir o que o outro sente. Ela deriva de COMPATI, 'sentir piedade', onde a partícula COM- significa 'junto' e PATI, 'sofrer, aguentar'. Bem, voltemos ao Bom Samaritano...
Vinha ele pelo caminho, talvez  preocupado com seus afazeres, calculando quanto tempo levaria para terminar sua viagem, quando no caminho encontrou um homem ferido. Diz a Bíblia que ele teve piedade do homem que fora agredido e roubado por salteadores que viviam pelo caminho. O Samaritano não se recusou a ajudar, nem pensou em sua própria segurança, antes, abriu seus pertences, pegou vinho e óleo e cuidou, ali mesmo das feridas do homem, fazendo-lhe os primeiros curativos. Esta atitude humilde, de abaixar-se frente à um ferido e cuidar dele prova que o coração daquele habitante de Samaria estava cheio de amor, de cuidado pelo que sofria. E isto foi o que salvou aquele desconhecido que morria solitário, mesmo que por ali passara outros, mas que não se apiedaram dele.

Jesus termina a História perguntando quem foi o próximo do ferido e não precisamos de esforço para ver que foi aquele homem, que tomou o desconhecido como responsabilidade sua, providenciando não só o tratamento imediato. Sim, ele fez mais que limpar as feridas, providenciou acomodação e mais cuidados, mediante pagamento, ou seja, fazendo mais do que dar o que tinha em mãos,  antes usando de seus bens para trazer conforto ao homem que ele achara quase morto e que agora salvara.
Que possamos aprender ao menos esta lição como Bom samaritano...

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter