Translate / Traduza

domingo, 28 de agosto de 2011

Votos com Consequência e a Oração de Ana

A oração de Ana


 INTRODUÇÃO

Se observarmos com cuidado, a oração de Ana serve para Neemias, Daniel ou até dos 4 jovens depois de sairem da fornalha de fogo ardente. Sempre no caminho de um vencedros tem Golias, Penina ou caldeus, mas o que faz a diferença entre ser vencedor e ser vencido é o pococionamneto e, claro term um bom exército na retaguarda. Não interessa quantos soldados tenham ao seu aldo, se físico ou espiritual, o que vai fazer você passar pela luta cantando, é sua certeza da vitória.


O Efeito da oração de Ana

Consequência do Voto de Ana

  • Entregar Samuel para sempre.

Quando Ana orou e ofereceu seu filho, que sonhava, a Deus, ela estava prometendo algo difícil. Imagine. Ela não tinha filhos. Mas ela sonhava te-los. E agora, ela está pedindo o que não tem para dar. Se você observar bem, é prometer o impossível, mas era sua fé no momento. Sua dor, seu desespero chegou ao ponto de ela aceitar ser mãe de qualquer forma, ter um filho e entrega-lo assim que desmamasse era no mínimo um abusurdo. Era como se sua oração fosse quebrada em sua própria essência, porque ela teria um filho, mas as vivências com ele seria quase nula. Só que elq prometeu.

E quando o menino nasceu, fez dois anos, ela pegou o menino e subiu ao templo e cumpriu o prometido.

 Ana não pensou que não veria ele crescer, não pensou como ele seria tratado longe de seus olhos, se seria amado como ela amaria, e em todas as coisas que uma mulher pensa quando o assunto é a segurança de seu filho. Ela cria mais na frente. Para ela, o mesmo Dues que traria um filho, daria a ele, no templo, o conforto necessário.

  • Ter seus netos longe
Quando você promete algo material a Deus, você sabe que isto um dia acaba. Quando você doa um tapete, uma cortina, um dia ele acaba, é efeito do tempo.

Entregar um filho não.Você não ve-lo crescer, não ver suas pequenas travessuras, que é o que torna doce a maternidade, não ver suas primeiras espinhas, seus temores adolescentes, você não vai estar lá quando ele tiver suas primeiras decepções, você não vai ver ele crescer, não vai acopanhar a vinda dos netos. Sim vai longe esta entrega, pois é uma entrega para toda vida. Por muitas gerações.

Para fazer um voto assim Ana teve que ser audaciosa, pois para cumpri-lo, ela teria que brigar consigo mesma. Mas prometeu.

  • Consequência de voto precipitado

Preocupados com seus próprios problemas - Quando nos votamos, nos apegamos a certeza de que que ninguém pode nos ajudar, só Deus e, então, prometemos tudo o que temos ou ainda nem temos, na hora da dor – veja Ana não tinha mais forças pois suluçava uma oração.

Na hora da dor, no auge de nosso desespero, nossa promessa parece viável. Mas e quando a resposta vier? E quando o profeta do Senhor nos garantir que a resposta virá? Consegue ter a paz que ela teve?
Sim, pois ao ouvir do Sacerdote Eli que ela receberia, ela teve paz (I Samuel 1 16 e 17).

  • Promete no desespero e depois não cumpre.

Com a certeza da resposta Ana mudou seu foco, passou a dar atenção ao esposo, foi alimentar-se e, talves, saiu até meio saltitante pleo caminho de sua casa.

Só que o menino nasceu.

E ela cumpriu.

Trazendo para nós, muitas vezes vemos pessoas que cumpriram algo ao Senhor, na hora da dor, do desespero, aí a resposta vem, a benção é gerada por sua fé e Deus lhe entrega, ai vem o ARREPENDIMENTO, o coração que rasgou-se em oração agora petrifica, duro não aceita entregar o prometido. A desculpa maior é de que Deus sabe de todas as coisas, que conhece o nosso coração, que vai entender que o voto foi um exagero e nada de cumprir o prometido.

Devemos tomar cuidado com nossos votos. A Bíblia diz: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. (5) Melhor é que não votes do que votares e nao pagares (Eclesiastes 5 – 4 e 5).

Assim, ou cumprimos nossos votos, ou passemos a prática de não votarmos jamais.

Caso tenha se lembrado de um voto que tenha esquecido ou deixado de cumprir, cumpra. Se por algum motivo cumprir se tornou inviável dado motivos diferentes a sua vontade, faça hoje uma oração e apresente ao Senhor, pois sua Palavra diz:Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Irmã Beth
São Paulo - 28/08/2011 - 08:10 HR

Pode Gostar de:

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter