Translate / Traduza

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Quem não ama não conhece a Deus





Quem não ama, não conhece a Deus!
Elisabeth Lorena Alves
Deus é amor - Devemos amar a Deus e aos nossos irmãos
I João 4
João deixa-nos algumas advertências sobre o compromisso de amarmos uns aos outros, mas ele vai além e fundo ao pedir: Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus (7). e ao pedir que amemos uns aos outros, esclarece-nos, como se necessário fosse salientar, que o Amor é de Deus. Vai mais além ao declarar que todo o que ama é nascido de Deus e o conhece. Continuando seu ensino ele diz: Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor (8) e esta afirmação mexe com os cristãos de hoje, que por viverem em busca de seus próprios interesses, abandonam pelo caminho os mais necessitados, os carentes de amor e de afeto, por considerá-los fracos.
Não entendemos direito o que seja amar ao próximo e isto nos afasta de Deus. Mas entender este mandamento é simples pois é o que ele nos ensina no próximo versículo: Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos (9). Amar ao próximo é entregar-se sem reservas, sem pensar em seu próprio benefício, para que o próximo viva por meio de nós.
Muitas pessoas veem isto como blasfêmia, mas se observarmos a vida de Paulo, por exemplo, vemos que ele amava assim, afinal permitiu-se viver por amor daqueles que não ouviram e nem viram a salvação, sabendo que estava colocando em risco sua vida e perdendo-a no final por amor a Deus.
Servir ao próximo como Paulo serviu, seguindo o exemplo de Jesus, que ele, Paulo, pediu que nos imitássemos (I Coríntios 11-1) e imitar a Paulo ou a Cristo não é algo difícil. Depende apenas de nossa verdadeira intimidade com Deus. Quem ama a Deus e ao próximo não posa de santo, não faz acepção de pessoa, não escolhe com quem andar, antes procura viver o amor sempre, atendendo a todos os que precisam de amor, abraçando aqueles que os outros desprezam e vivendo conforme o Senhor ensinou.
Amar a Deus é importante, mas o mais valioso é saber que somos amados primeiro por Este que é o próprio amor: Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados (10).
e para coroar esta mensagem, fica-nos a advertência final deste apóstolo, que nos servirá em toda a nossa caminhada de Fé: Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros (11). Sabemos, como bem disse o apóstolo João que Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado (12), e como é aperfeiçoado este amor em nós? Através de nossa atitude de amor para os que nos cercam, sejam eles irmãos ou não, pois independe de laços, o que nos une é saber que todos somos próximos, pois todos fazemos parte de um só propósito, o Plano de Deus para a salvação dos homens e este Projeto Santo quer exatamente isto, que todos nós nos achegamos em amor uns aos outros e vivamos em união. Sim, o amor nos irmana. E nos irmana pois se de fato temos o Espírito de Deus, permanecemos Nele e Ele em nós (13). O apóstolo nos afirma que seremos cobrados por este amor no dia do Juízo: Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo (17). Sim, em tudo é possível amar como Jesus amou! Muitos se acovardam, temendo fazer o bem aos outros, criando defesas e procurando seu próprio conforto, mas no amor não há medo (18): No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. De tudo fica uma grande lição sobre a importância de amar a Deus e ao próximo: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu (20). Uma grande prova de amor a Deus sem dúvida, é amar ao próximo, afinal, é um de seus mandamentos (21): E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.
Que possamos aprender a viver este amor!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter