Translate / Traduza

terça-feira, 10 de maio de 2011

Ananias e Safira - A quem pensas que engana?


Ananias e Safira - Quando a mentira destrói.

Local acontecimento:Jerusalém
Envolvidos  Ananias Hebraico - Variação de João. Hananiah, o amado de Deus. Neemias 3.23.
Safira Hebraico - Formosa
Pedro - Hebraico - Pedra, Seixo, Pequena Pedra
Nos primeiros dias da Igreja na Terra aconteceu este fato, que está registrado em Atos (5.1) Um dos seguidores, por nome Ananias,  vendeu uma propriedade, e,diz ainda a Bíblia, guardou parte do valor adquirido,  levando uma parte, que depositou aos pés dos apóstolos como sendo o valor total. O apóstolo Pedro, guiado pelo Espírito Santo, que tudo conhece, disse ao homem: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Vejamos bem, o apóstolo afirma que o homem permitiu ter aceito a interferência de Satanás.
Neste ponto devemos aprender que não devemos permitir que o diabo influencie nossas decições. Este foi o principal erro deste casal. Afinal a própria Bíblia diz que não devemos ceder as tentações.
 O apóstolo Pedro deixa claro que se Ananias guardasse para si não teria mal algum. O problema agora era ele formara um desígnio maligno no seu coração. Esta decição fez com que ele tivesse que mentir. E esta mentira era pior que todas, pois ele mentiu a Deus.
Depois de ter seus olhos abertos, Ananias, morreu instantaneamente.Alguns jovens que assistiam ali, levaram-no e o sepultaram.
Três horas depois chegou sua mulher, não sabendo o que havia acontecido, foi ter com o apóstolo. Este  disse-lhe : Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? Ao que ela confirmou.
E foi repreendida por  Pedro que lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
E ela também morreu.

O problema não estar em dar ou não dar a oferta, está em mentir. Esta mensagem não deveria ser usada para pedir oferta, ela deve ser usada para chamar os crentes à responsabilidade. Muitas vezes mentimos à Deus e aos homens, por benefício próprio. Não assumimos nossas responsabilidades com Deus e com os homens simplesmente porque não é o melhor para nós.

Tanto fazia dar tudo,nada ou parte, a oferta é mesmo uma questão de fé, o que importa nesta história é que este casal se uniu para mentir ao apóstolo, sem notar que estavam na verdade fazendo uma parceria  destrutiva para eles mesmo, para sua fé, para a comunhão com Deus.Eles quebraram a aliança e foram mentir à Deus!

Este episódio nos ensina:
  • Que não devemos dar lugar ao diabo.
  • Que não devemos enganar ninguém, nossa Palavra tem que ser sempre a verdade.
  • Reconhecer do que estamos  abrindo mão quando resolvemos fazer algo que consideramos proveitoso para nós.
  • Evitar parcerias e sociedade que nos encaminhe para o mal.
  • Que somos responsáveis por nossas decições.
Ananaias poderia circular em nossa lembrança como um homem que deu o seu melhor, deu a melhor parte, ou poderia não dar nada e continuar vivo.
Já sua esposa,Safira, teve 3 horas para meditar em tudo o que tinha combinado com o esposo e frente ao apóstolo, quando foi perguntada, ter sido sábia e dito a verdade.Pouparia assim a sua vida.
Devemos meditar em tudo o que vamos fazer e jamais agirmos de forma que a nossa fé e comunhão com Deus sejam lesadas.
Amém
(Terça-feira - 03/05/2011)

Um comentário:

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter