Translate / Traduza

domingo, 7 de outubro de 2012

I Tessalonicenses - Edificando uns aos outros

Conhecendo sua Bíblia – I Tessalonicenses
Elisabeth Lorena Alves

Os livros bíblicos fazem parte de nossa vida cristã, mas muitos de nós não sabemos quais são suas origens, por quem foi escrito, a quem e quando. E esta é uma necessidade nossa, afinal, devemos conhecer de fato a Palavra do Senhor. Hoje pensei em I Tessalonicenses para nosso estudo.
Tendo por autor o apóstolo Paulo – referência feita no versículo 1 do primeiro capítulo. Estava com ela Timóteo e Silvano, seus ajudadores e companheiros fiéis, foi escrita no ano de 51 depois de Cristo, na cidade de Corinto.
Tendo por tema principal A segunda vinda de Cristo, é uma carta cheia de informações e tem como intenção maior nos firmar a fé e esperança no Grande Dia do Senhor.
No capítulo 17 de Atos ficamos conhecendo esta Igreja, pois ela foi fundada durante a Segunda Viagem Missionária do apóstolo Paulo, em Tessalônica. Viviam ali diversas pessoas, de origem e situação financeira diferenciadas, pois entre estes convertidos estavam gregos, mulheres ricas e judeus recém conversos ao Senhor. Vale lembrar que a Igreja do senhor ali começou debaixo de grande perseguição e um dos irmãos que hospedaram Paulo, foi preso junto com outros, seu nome era Jáson, que foram soltos mediante pagamento de fiança.
Timóteo esteve em visita a Tessalônica e assim trouxe notícias ao apóstolo Paulo, fundador da Igreja ali. As notícias preocuparam o apóstolo pois os irmãos estavam entristecidos com a morte de seus parentes e amigos, alguns queriam abandonar o Evangelho temendo as perseguições e intencionavam voltar ao paganismo, vivendo de forma monótona o Evangelho e outros apesar de se dizerem cristãos, viviam de forma desregrada.
Dá-nos entender que muitos rejeitavam agora o apóstolo Paulo, mas outros exigiam sua presença, assim ele escreve defendendo sua postura como cristão e apóstolo e elogiando a fé dos que permaneciam fiéis. No capítulo 2 o apóstolo relembra a eles como foi seu ministério enquanto esteve na cidade, fala de seu caráter e informa os motivos que o impossibilita estar com eles, mas declara todo o seu amor e preocupação para com eles, deixando claro que os tem em especial afeto. Avisa que por duas vezes tentou ir ter com eles, mas foi impedido, mas deixa claro que estes irmãos lhes são tesouros que ele entregará na prestação de conta quando acontecer a vinda de Cristo (2-19).
Na verdade esta carta é um pouco autobiográfica pois relata de forma detalhada a vida ministerial de Paulo em Tessalônica. Aqui fica claro que o apóstolo tinha prazer em fazer seu trabalho e ainda sabia delegar responsabilidades aos demais. No capítulo 3 ele deixa claro que envia o jovem Timóteo para estar com eles e dar-lhes orientações específicas a cerca das doutrinas cristãs, do que se relaciona com a vida no Evangelho e a vida futura.
Em sua carta os lembra de manterem-se amando uns aos outros e buscando a santificação (12 e 13): 12 e o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco; 13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
O capítulo 4 ele reserva para esclarecer os preceitos de santidade e amor e mais uma vez declara que eles estão agindo de forma correta para com os irmãos. Ainda neste capítulo ele deixa claro como acontecerá a Segunda Vinda do Senhor: 16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (.) 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
No capítulo 5, ele nos dá muitos ensinamentos que servem para os nossos dias. Nos lembra que o Dia do Senhor será uma surpresa e que muitos não esperarão, mas para mim, o versículo que devemos colocar em prática é especial: (5-11) Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.
Para nosso melhor aproveitamento, para seguirmos conforme a Palavra nos orienta, devemos ajudar-nos mutuamente, edificando-nos uns aos outros, seguindo o exemplo da Igreja em Tessalônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter