Translate / Traduza

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Marcos 11 – 12 – Frutos, Todo tempo é tempo

                             Marcos 11 – 12 – Todo tempo é tempo
de dar frutos
A Figueira sem fruto
O Senhor Jesus usava de Parábolas e Metáforas para ensinar seus discípulos e a nós, que viemos conhecer a Palavra agtravés do testemunho deixado por eles. Assim, esta Palavra sobre a Figueira sem Frutos tem o objetivo de nos ensinar sobre algo mais profundo.
Esta passagem bíblica relata que ao seguir seu caminho, nosso Senhor Jesus teve fome, parou em frente à figueira e procurou nela frutos, não encontrou, porque não era tempo de figos.

Bem não é tempo?
Se esta informação não fosse importante o Espírito Santo não teria inspirada a ser registrada. No entanto não era tempo de figos. E o Senhor sabia disto. Mas o Senhor Jesus procurou figos naquela árvore e não encontrou. Porque erá que foi procurar ali o que sabia não ter? Ora o Senhor é o Senhor, e Ele sabe o que está falando, o que está fazendo.
Dons, Frutos e Árvores
A Palavra diz que é pelos frutos que se conhece a árvore, mas o que são os frutos? O que frutos tem a ver com dons?
Nada. Dons são dádivas de Deus, não são frutos. Frutos vem da convivência com Deus, afinal não somos árvores temporãs.
Tem jabuticabeira gigante, bonita, cheia de folhas e flores, mas jamais dá frutos, para que serve, árvores no pomar, tratadas e bem nutridas são para dar frutos.
Crente também. Crente tem que produzir frutos o tempo todo, a todo instante. Não existe esta de dar frutos só de vez em quando, ou não ser ainda tempo. Afinal não adianta estar junto ao ribeiro, ser frondosa, ser grande e não dar fruto.
É impossível ser fiel a Deus sem ter frutos.
O que importa são os frutos. Sinais não testificam vida com Deus, sinais não lava ninguém ao Céu: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? (…) Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade (Mateus 7 -22 e 23).
São os frutos que mostram ao mundo sua comunhão com Deus e são frutos a todo o tempo.
Infelizmente estamos vendo crentes preocupados em produzir ou ver sinais, mas não estão nem interessados em produzir frutos.

Produzir frutos

Quando a questão é fruto, não servem folhas, flores, precisa dar frutos, se não der será queimado.
Tem árvore que precisa secar para dar frutos, estamos em São Paulo, quando da entrada da Primavera como estão os Ipês Amarelos? Florados, quase sem folhas. Mas ao fim do inverno eles pareciam mortos. Quando chega a Primavera os Ipês Amarelos se cobrem de suas flores, que são sementes.
Conheço um Ipê que em toda a Primavera está verde, sua copa esta coberta apenas de folhas, envergado até. A dona herdou do pai e tem receio de poda-lo, não permite que seus galhos sejam cortados. E diz: “Há 5 anos tu cuida deste Ipê e nunca flora” e, quando confrontada com a necessidade de corta-lo, por medo que se destrua, ela proibe. O belo Ipê será sempre e apenas isto, apenas uma bela folhagem, nade de flores, nada de semente, sem continuidade.

Nossos frutos são sementes
Os frutos geram sementes. Já as folhas não geram sementes. As vezes estamos preocupados em olhar para as grandes, mas são as pequenas e insignificantes que costumam ter frutos. Quando olhar ao pomar, preste atenção nas árvores menores!

O Pomar

Havia um homem que tinha um pomar, regava, adubava e cuidava com extremo cuidado, mas as árvores não davam frutos. Quando muito soltavam algum temporão, mas era tudo.
O homem insistia em seus esforços diários para transformar seu pomar e não encontrava nele o efeito esperado. Certo dia, olhando além de suas terras, viu o pomar vizinho, todo frutificado. As árvores todas cheias de frutos.
O homem começou vigiar o dono do pomar, esperando vê-lo, para saber porque sua plantação produzia tanto enquanto o seu pomar era apenas bonito.
Olhando, um dia, ele percebeu que o dono do pomar estava entre as árvores. Ao aproximar-se para fazer-lhe as perguntas desejadas, percebeu que o homem batia insistentemente nas árvores e que as descascava formando feridas nos troncos destas.
O homem abismado perguntou ao outro o que era aquela atitude assustadora, já que as árvores eram tão boas em produzir.
O outro lhe disse que ele estava enganando as plantas com aquele processo,pois ao serem feridas – pelo descasca e serem surradas – acreditando que estavam para morrer, as árvores forçam o solo e vão ao encontro do lençol freático, o que faz com que encontre água suficiente para que cresçam e produzam mais.
Como o senhor sabe – disse o dono – nosso solo é muito seco e o único modo delas reagir melhor é aprofundando as suas raizes.

Você deve lembrar-se sempre que Ipê que não é descascado, podado e judiado, não produz. 
Hoje ser cristão de fato é apenas um “status”. Um estado passageiro. Parece santo. Parece ter comunhão. No inverno vai até muito bem, porque profetizavam e profetizaram sobre sua vida. Mas cairam,desistiram de sua fé. Não tinha fruto. Fruto do Espírito.

Fruto do Espírito Santo?

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei 
(Gálatas 5 – 21 – 23).

Todo Crente é Desesperado!

Paz é um dos principais e mais necessários ao cristão. Não a paz da bonança. Mas a paz do carnê vencido, a paz do ente querido morto, a paz mesmo despedido, não deu tempo de quitar tal dívida, mas estou em Paz.

Na quarta-feira, durante o Estudo Bíblico, sobre Paz, ouvi um Testemunho, que aconteceu aqui na Vila Roseira mesmo.
Depois do Culto de Escola Dominical, a irmã Luzia estava atendendo e orando por algumas pessoas, quando as crianças fugiram da Igreja, correndo e atravessaram a rua, um carro, em alta velocidade cruzou a Estrada de Poá Guaianases e tomou d epronto sua filha mais nova.
O carro parou mais a frente e ninguém via a menina.
Chamaram a irmã Luzia, que disse que já ia atender a filha, mas ia terminar a oração.
Todos os presentes ficaram escandalizados, memso sendo crentes, desperaram-se, mais ela permaneceu calma fazendo seu aconselhamento.
Terminou, pegou suas coisas e guardou e lentamente saiu da igreja, indo até onde o homem aflito, cercado pelo povo, da Igreja e da rua, que já se aglomerava para ver o acontecido.
Ela disse ao homem, com uma voz firme, porém calma, que tirasse o carro de cima de sua filha.
O homem assustado obedeceu de pronto, ela pegou a mão da menina e ergueu inteira, apenas empoeirada do chão e foi em paz para casa.
A multidão perplexa, sem entender nada e ela foi embora segurando a menina e seguiu com as demais crianças.
Esta é a mesma paz da sunamita. Recebeu seu filho do esposo adoentado e cuidou dele até que o menino morreu.
Então ela depositou o menino na cama do profeta. Mandou preparar as jumentas, e seguiu seu caminho. Encontrou o marido e disse que estava tudo bem. E a todos que encontrou foi dizendo o mesmo, estava tudo bem. Somente aos pés do profeta foi que ela abriu seu coração.
Naquela época, os profetas eram os mediadores entre Deus e seu povo. Ela rasgou o coração nos pés da pessoa certa, para quem podia ajuda-la.
Crente Temporão - Não é tempo ainda?


Você é capaz de agradecer mesmo no meio das provas?
Nada no mundo pode tirar tua paz. Afinal esta registrado na Palavra: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, (…)
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. (…) E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5:3-5).
Pelo que podemos ver nesta passagem, são os frutos que te faz vencer. Pois eles são adquiridos nas lutas de nosso caminho.

Não é tempo ainda?
Crente temporão é aquele crê no momento do “Recebe!”, então passam os dias, vem outra prova ele já esta descrente. Onde está sua raiz?
A raiz precisa estar dentro do Rio. Tem que deixar de correr atrás de sinal, quem corre para qualquer lado é porque nào esta firme, qualquer vento tira da terra.
E viver atrás de sinal?
Bem, não conheço igreja que faça mais sinais que o Espiritismo. Os espíritas, orientados pelos espíritos, fazem todo tipo de cirurgia física, que não sào contestadas nem pela Medicina, dado os resultados. Veja o espírito do Dr Fritz.
Isto é para mostrar a nós que não podemos viver atrás de sinais, é para firmarmos na Palavra, vivermos pela Palavra.

Não se deixe enganar!
O dia tem 24 horas e se o diabo trabalha 25 horas, você deve vigiar 26.

Não é cabelão, paletosão com ou sem abertura, o tamanho da Bíblia que provam que temos comunhão com Deus. O que prova sua comunhão com Deus é sua produção de frutos.
A Figueira desta passagem, somos nós. É você! Quando alguém precisa de alimento, quando passa por você com fome, o que você tem para oferecer?
Que possamos nos lembrar que esta Figueira sendo nós, e sendo podados pela Palavra e nela alicerçados, nenhum vento nos arranca e seremos cada vez mais firmados, pois nenhum acontecimento miraculoso e passageiro nos afastará da nossa Fé no Senhor.
O próprio Senhor nos admoesta a nào seguirmos sinais miraculosos quando disse: Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; (24) porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos (Mateus 24 – 23 e 24).

Pastor Sérgio Carlos da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter