As pessoas não conseguem perceber a plenitude do que significa o pedido de Deus para Moisés: Tire as sandálias. Elas prendem-se à observação seguinte como única forma de reflexão. Mas vamos devagar.
- Tirar as sandálias é abdicar do conforto. - E Moisés estavam andando em um lugar cheio de pedras, fezes de animais, animais rasteiros, grama e outros empecilhos para um caminhar confortável.
Ao desistir de estar calçado com suas sandálias, ele deixou o conforto físico. - Tirar as sandálias é também mudar o foco para a caminhada. - Ao deixar as sandálias para trás para dirigir-se até a sarça, Moisés teve que parar de andar apressado, mudando sua atitude e fixando em um foco por vez.
Primeiro - Ele teve que prestar atenção no caminho, uma vez que ele corria outros riscos.
Segundo - Precisava olhar para a frente, onde a sarça ardia e onde ele já sabia que receberia algo novo. - Tirar as sandálias significa abandonar suas expectativas e aceitar o controle de quem conhece o caminho. - Moisés estava vivendo uma vida sossegada no campo. Cuidando do rebanho de seu sogro, não precisava preocupar-se com outras coisas. Sua preocupação era seu núcleo familiar. Ao tirar as sandálias deu também o controle na mão do Senhor, que era quem pedia esta atitude. E sabemos o que aconteceu dali para frente na vida de Moisés. Viveu em função de seu povo, da vida espiritual e política deles. Ele que cuidava de animais, que desobedecendo eram chamados ao caminho de volta com o cajado, agora tinha em seu poder um povo com costumes variados e filhos de diversas casas vivendo juntos e nem sempre em harmonia.
- Em penúltimo lugar, acredito que a observação sobre Santidade daquele local, era para lembrar a Moisés quem de fato estava falando com ele e ao tirar suas sandálias, sua atitude se tornou respeitosa à presença do Senhor, mas não fez de Moisés um fantoche, pois ele conversou com Deus. É certo que ele recebeu uma ordem, mas recebeu uma ordem, mas ela, além das responsabilidades, veio também com a certeza que seus companheiros de ministérios, ao menos eles, lhes seriam por apoio. Obviamente que mais tarde vemos um desacordo entre Arão, Moisés e Miriam, mas nada que não pudesse ser resolvido.
Moisés entendeu o que deveria fazer e fez. Cumpriu seu ministério sem esperar bênçãos pessoais. E nisto há um extremo Ensinamento. Obedecer a Deus nem sempre significa ser coroado de bênçãos aqui na Terra. Muitos dos heróis bíblicos abriram mão de suas vidas pessoais, para viver plenamente uma vida ministerial e Moisés é apenas mais um destes. O que nos leva ao último ponto do que significa tirar as sandálias.
- Tirar as sandálias significa abrir mão de seu caminho para seguir o caminho de outro E ter um ministério pleno é antes de tudo, não ter direito à vida própria, é viver em função do que se crê e não pensar mais em si como uma pessoa e sim como um servo de outros. Sim, de outros, uma vez que quem Serve ao Senhor Deus, ao abrir mão de sua vida e seu querer, serve mais ao próximo.
Pense nisto e viva bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.
Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!