O povo de Israel estava sempre voltando ao mesmo ponto: Murmuração.
Moisés mandou 12 espias para ver como era de fato a Terra Prometida e conhecer suas posses, limitações e fronteiras. Dos 12, dez se acovardaram, temendo os moradores que era de alta estatura e fortes. Além de Josué e Calebe, os dois espias que confiaram em Deus e que sabiam que poderiam vencer os inimigos, Moisés e Arão também criam. Para eles não havia empecilhos e nada poderia desanimá-los pois estavam focados em sua fé e propósito. Todos eles estavam cientes que os moradores do lugar eram grandes e fortes, mas Arão, Moisés, Josué e Calebe criam que eles poderiam enfrentar e vencer. Eles criam e Deus confiava neles.
Deus confiou em Moisés para ser Legislador de Israel. Confiou em Arão para ser seu primeiro Sacerdote, confiou em Josué e Calebe como auxiliares ministeriais.
No momento em que houve o retorno dos doze espias, o povo estava aflito e os dez espias covardes começaram a induzir à rebelião, tentando convencer aos outros a voltarem ao Egito. E esta era uma atitude recorrente, o povo vivia desejando voltar ao Egito, cada vez que as coisas apertavam, eles tinham lembranças do que vivera e esqueciam que vivam ali como escravos, sendo obrigados a exercer trabalhos forçados praticamente sem descanso. Agora que o Egito era só uma lembrança, as dores foram esquecidas e o pouco que tinham obtido ali, agora parecia ser um prazer.
E assim é com os murmuradores. Esquecem-se fácil dos perigos da estadia no Egito do pecado e lembram-se apenas das alegrias que ali possuíam, mesmo que elas fossem passageiras.
Na ocasião da rebelião dos Dez Espiões, podemos ver exatamente isto acontecer. Mas mesmo com o murmurar do povo, dois espias e seus líderes creram que os acontecimentos poderiam ser diferentes nesta nova realidade, afinal, Deus estava com eles e os guiaria na caminhada, dando forças e garantindo a vitória.
Para nós é interessante seguirmos o exemplo de Josué e Calebe. Eles foram vitoriosos pois observaram as dificuldades sim, mas já pensaram em caminhos para contornar os empecilhos e solucionar os problemas. Jamais devemos seguir os 10 espias que resolveram atrapalhar o andamento da Obra e colocarmos nossos irmãos contra nossos líderes.
Nossa atitude deve ser a de CRER apesar das dificuldades, pois crer no incrível e acreditar no invsível é a base da verdadeira Fé (Hebreus 11:1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.
Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!