Eli - Um grande sacerdote
Pastor Sérgio C. Silveira
Você já pensou sobre Eli, como Sacerdote? Diz a Palavra que ele foi escolhido pelo Senhor.
Se analisarmos com frieza e inteligência o perfil deste homem, podemos notar que ele foi um grande sacerdote, totalmente comprometido com seu ministério.
Costumeiramente acabamos nos lembrando que ele errou como pai e que seus filhos não seguiram-lhe o exemplo como homens de Deus, mas Eli era comprometido com a causa de Israel. Ao contrário do que se diz, o sacerdote Eli era um homem temente a Deus e responsável por suas atividades sacerdotais. Das quais não abria mão e manter a segurança da Arca além de ensinar os discípulos era sua função.
Às vezes, confundimos os papéis de Eli, na verdade, como pai, ele foi descuidado.
Hofni e Finéias, seus filhos e sacerdotes em Israel, eram adultos e responsáveis por seus atos, tanto no ministério, como na vida espiritual.
- Preocupado com o Próximo - Quando Ana, orou ao Senhor pedindo para ter um filho, ela teve um encontro com Eli, o sacerdote, que conversou com ela. Acostumado a lidar com pessoas o sacerdote dirige-se à mulher imaginando-a embriagada. O que poderia ser, dado o horário logo depois do almoço, (I Samuel 1-9), ao tomar conhecimento do sofrimento daquela mulher, mesmo não sabendo qual era de fato sua oração, determinou sobre ela que o Senhor faria segundo o seu coração (1-17).
- Pronto a servir sempre - Este mesmo homem aceita criar junto a si o jovem Samuel (I Samuel 2-11).
- Conhece bem a Deus e sabe reconhecer sua Voz - Eli também reconhece que na verdade é o Senhor quem quer falar com Samuel, quando Deus chama o menino pelo seu nome (3-9), então ele explica como de fato deve responder.
- Grande Abençoador e Profeta - No capítulo 2-20 ele profetiza sobre a vida de Ana e Elcana que eles tenham outros filhos e estes filhos nasceram, 3 meninos e 2 meninas.
- Conhecedor da Vontade de Deus e que ela deve se cumprir - Quando o Senhor falou com ele, através de Samuel, ele mais uma vez reconhece que de fato é Deus quem fala e aceita a repreensão (3-18).
Agora que já vimos o perfil espiritual de Eli, podemos ir além, quando a Arca é tomada, por causa de mais uma das atitudes erradas de seus filhos, que decidiram usá-la para animar os soldados hebreus e assustar o Exército filisteu, mas que, como estratégia de guerra, se mostrou a pior de todas, já que ela foi levada pelos seus inimigos.
Durante a ausência da arca, Eli permanece sentado à beira do caminho, à espera da notícia da Arca (4-13), com o seu coração apertado, segundo esta registrado.
Quando então o mensageiro vem, se observarmos com cuidado, ele avisa que os filhos de Eli estão mortos, mas esta não é a preocupação do sacerdote.
Ao perguntar o que aconteceu, ao saber que a Arca foi levada, ele cai da cadeira e morre. É válido observar que mesmo a sua nora, ao dar a luz a seu neto, ao colocar o nome da criança, esta também reconhece que a Glória de Israel, que era o símbolo da Presença do Senhor, foi tomada.
Devemos, como cristãos aprender diferenciar a nossa comunhão com Deus, que nunca deve ser questionada, afinal, quem conhece seu coração é o Senhor. Se erro como pai, não quer dizer que erro como cristão ou como pastor.
Em nenhuma situação se deve questionar o que há entre Deus e uma pessoa.
Claro que podemos, como já dissemos aqui, em outras Palavras ou estudos, observar os espíritos, para saber a origem, observar os frutos quando somos levados a acreditar em uma Palavra ou Profecia, mas jamais, dizer que alguém serve ou não ao Senhor.
Claro que podemos, como já dissemos aqui, em outras Palavras ou estudos, observar os espíritos, para saber a origem, observar os frutos quando somos levados a acreditar em uma Palavra ou Profecia, mas jamais, dizer que alguém serve ou não ao Senhor.
O verdadeiro servo do Senhor, tal como o sacerdote Eli, pode sim errar como pai e colocar o bem estar de sua família em primeiro lugar, mas devemos procurar entender que em nossas fraquezas podemos sim mudar nossa posição e mudarmos o nosso rumo. Assim, podemos sim aproveitar os exemplos deste homem para mudar nossa vida, mas principalmente para sermos como ele foi: Escolhido, Servo Fiel, Bom Líder Espiritual, Comprometido com nosso Ministérios, Profeta verdadeiro, Grande abençoador e Homem preocupado com a Casa do Senhor.
É por estas situações que precisamos estudar a Bíblia, lê-la para entendê-la bem. Muitas vezes estamos repetindo o que os outros dizem, mais a Bíblia mesmo diz: Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mateus 22-29).
Pense nisto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.
Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!